Mente Vazia É Oficina do Diabo Significado, Versículo na Bíblia Sagrada, Quem Disse e Qual Origem Dessa Frase, Como Isso Se Encaixa na Vida da Juventude Católica

Mente vazia é oficina do Diabo ❤️ significado cristão

Material para catequese infantil da igreja católica

Mente vazia é oficina do diabo, embora a afirmação não seja encontrada literalmente na Bíblia, “mãos ociosas são oficina do diabo”, tem suas raízes na Escritura.

O apóstolo Paulo nota que aqueles que desperdiçam seu tempo na ociosidade ou de forma não produtiva são facilmente levados no pecado, 2 Tessalonicenses 3:11, “Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia.”.

Mente Vazia É Oficina do Diabo – Como Isso Se Encaixa na Vida da Juventude Católica?

Por não usar seu tempo de modo produtivo, estas pessoas foram tentadas a se intrometer na vida dos outros e atrapalhar o progresso deles. 1 Timóteo 5:13, “Além disso, aprendem a ficar ociosas, andando de casa em casa; e não se tornam apenas ociosas, mas também fofoqueiras e indiscretas, falando coisas que não devem.”.

Estes preguiçosos e intrometidos estavam desperdiçando tempo que poderia ter sido usado para ajudar os outros. Em essência, a falta de atividade deles estava os levando ao pecado. A ociosidade não é o mesmo que repouso.

A Bíblia aconselha as pessoas a descansarem, e fazer pausas do trabalho é bom. Por “ocioso” significa “preguiçoso” ou “fazer nada quando deve fazer algo”.

A ociosidade muitas vezes deriva de não ter um objetivo específico ou propósito em mente. Sem objetivo, a pessoa pode facilmente ficar distraída. O livro de Provérbios avisa que o trabalho desleixado ou descuidado é semelhante com destruição maliciosa, Provérbios 18:9, “Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói.”.

As pessoas vivem em mundo pecaminoso, e uma pessoa que não tem algo particular para fazer vai invariavelmente ser tentada a fazer algo pecaminoso. Se não tem nada a fazer, o diabo estará muito ansioso para encontrar coisas para ocupar o tempo desta pessoa.

Se a Mente vazia é oficina do Diabo, O que a Juventude Deve Refletir e Procurar Fazer?

A ociosidade é a oficina do diabo, mente vazia é oficina do diabo. Se não tem algo para fazer, então certamente o diabo vai dar muito para fazer. São João Bosco temia os dias de férias para seus garotos, porque havia simplesmente muito tempo em suas mãos. O santo chamava a época de férias como “tempo de colheita do diabo”.

São Boaventura descreveu isso assim, “Quando nós estamos ocupados no trabalho, um demônio pode nos tentar; no entanto, quando nós não temos nada para fazer, então um exército de demônios está batendo à porta dos nossos corações”. As batatas de sofá vegetam, mas nunca florescem!

Sem dúvida, um dos melhores exemplos bíblicos do perigo da preguiça, indolência está no exemplo do “Pecado de Davi”. Como poderia um homem santo assim de Deus, poeta, místico, Pastor da casa de Israel, compositor da maioria dos Salmos e “um homem segundo o coração de Deus”, cair no adultério, e pior ainda, conspiração do assassinato de um homem inocente?

Como poderia isso tudo acontecer? Tudo começou com gentil Davi se esquivando de suas responsabilidades como rei e líder militar dos israelitas.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Ele deveria estar liderando seus soldados para vitória. Ao invés, a complacência preguiçosa, o orgulho e preguiça levaram a melhor sobre ele.

Diante de todas estas informações, a juventude católica deve focar em:

  • Oração e Espírito Santo.
  • Meditar sobre morte, julgamento, céu e inferno.
  • Planejar a vida e objetivos.
  • Caridade fraternal.
  • Gratidão para Deus.

Oração e Espírito Santo

Na verdade, a preguiça é uma doença da alma fraca e anêmica, cuja relação com Deus é fraca e medíocre, como brasas que se transformam em um monte de cinzas! O Espírito Santo incendeia os corações dos católicos e extingue a preguiça. Por esta razão, Jesus exclamou, “Vim lançar fogo e não estarei em paz até que esse fogo seja aceso”. Que o Espírito Santo possa queimar os resíduos da preguiça nos corações da juventude.

Você pode curtir isso

Meditar Sobre Pontos Importantes

A meditação inaciana sobre as 4 Últimas Coisas pode servir como uma ferramenta muito eficiente para libertar os corações da areia movediça da preguiça.

Todos os dias deve lembrar da própria mortalidade, um dia vai morrer e não se sabe o dia ou a hora.

Então, o julgamento segue imediatamente. Paulo diz, “O que semeamos é o que colheremos”. Felizmente irão diante do Senhor com as mãos, mentes e corações cheios de obras de caridade para o próximo.

Céu ou inferno! Uma das parábolas mais marcantes de Jesus, Lucas 16, é de Lázaro e o homem rico, Dives. Lázaro, o homem pobre, morre e vai para o céu. Dives, o homem rico, morre e vai para o inferno. Por que, então, o homem rico foi para o inferno? Não era pelo que ele fez; ao invés, ele foi condenado pelo que ele falhou a fazer, um pecado de omissão.

O homem rico miseravelmente falhou a ver Jesus realmente presente no homem pobre Lázaro, que era realmente Jesus disfarçado.

Planejamento da Vida e Objetivos, e a Caridade!

Todos devem ter 2 conjuntos de objetivos, os de longo prazo e os de curto prazo. Um objetivo de longo prazo pode ser ir para escola para se tornar médico ou seminário para ser um padre. Um objetivo de curto prazo é o que tenta atingir em uma base diária ou semanal.

Estes objetivos de curto prazo podem ser de muitas dimensões e modelos, mas alguns exemplos podem ser, missa diária, rezar o santo rosário diariamente, Hora Santa diária, visitar os doentes, limpar a casa, limpar a casa da alma (uma boa confissão), leitura espiritual.

Com objetivos em mente, o diabo da preguiça é colocado longe. A cada amanhã, escrever os objetivos. Pela noite verificar se foram realizados. A virtude mais importante na vida espiritual é da caridade, amar a Deus e o próximo.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica