Salmo 121 Completo é categorizado como uma das “Canções de Ascensão” cantadas por peregrinos viajando para Jerusalém. Os 2 primeiros versículos formam uma questão poética e resposta: “Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.”. Conforme o salmista sobe as colinas ao se aproximar de Jerusalém, ele afirma que o Senhor que criou os céus e a terra é a fonte única dele de ajuda.
Salmo 121 Para que Serve
A tradição judaica afirma que o povo de Deus cantou estes Cânticos de Ascensão de peregrinos, Salmos 120-134, enquanto eles viajavam para o templo para um dos festivais anuais de adoração. O Salmo 121 anuncia a confiança do adorador em Deus para cuidar de Israel e proteger o povo Dele de todo mal.
Ao mesmo tempo, este salmo é uma declaração geral da confiança em Deus como guardião e protetor da jornada da vida. Conforme o poeta olha para as montanhas, é como se visse Yahweh, Deus o Criador do céu e terra, sentado ali no trono celestial Dele.
A Bíblia muitas vezes se refere às alturas de Jerusalém como o monte santo onde Deus habita, Zacarias 8:3, Salmo 48:1-2, Isaías 27:13. A partir deste lugar alto da presença de Deus, vem a ajuda do Senhor, “Eu chamo o Senhor, e Ele me responde do monte santo Dele”, Salmo 3:4, ver também Salmo 20:2, 134:3.
Da mesma forma, a partir desta morada sagrada do Senhor aparece a segurança eterna, “Conforme os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor cerca o povo Dele agora e para sempre”, Salmo 125:2. A ajuda vem do Senhor através da proteção vigilante Dele, incansável e que não dorme: “Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel”, Salmo 121:3-4.
Que Reflexão o Salmo121 Completo Traz à Juventude da Igreja Católica
O significado do Salmo 121: O Senhor Nosso Guardião é de esperança e confiança em Deus. A mensagem que o rei Davi (o autor) transmite para as pessoas é ter fé e confiança em Deus em todas as coisas, durante o dia, à noite, nas idas e vindas, assim como quando as pessoas são expostas ao mal.
De onde vem a ajuda? Vem “do Senhor que fez o Céu e a terra”. Deus, o criador de tudo é a ajuda de todos. Como o versículo 5 diz, “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.”. Esta é a posição de poder e autoridade.
Que o Poderoso Deus está à direita do católico para ajudar e guarda-lo, isso é incrível para contemplar. Esta escritura mostra como Deus ama cada um e se importa com cada um. É uma boa lição para todos entenderem.
Este Salmo é uma oração maravilhosa para cada um, dizer a ajudar a ter fé maior e confiança no Senhor e entender mais sobre o amor Dele e como se importa pelos fiéis.
Você pode curtir isso:
- 7 razões para ler o Salmo 91 todos os dias
- Explicação do Salmo 23 da Bíblia Sagrada Católica
- Reflexão do Salmo 126 para juventude católica
- Como e onde rezar o Salmo 91 da bíblia sagrada católica
- Quais os sinais que Deus escuta minhas preces
- Como rezar o terço mariano passo a passo
- Batismo da Igreja Católica, qual sua importância
- O que esperar ao participar da missa na igreja católica
- Significado do Batismo no Espírito Santo para Igreja Católica
- Versículos na bíblia que provam que Deus é bom o tempo todo
- Bíblia Católica do Jovem, vale a pena comprar, é boa mesmo
- Como rezar pelas almas que estão no purgatório
Salmo 121 Completo
Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
Relação com Salmo 91
A forma do salmo é não usual, porque não é realmente uma oração. Não se dirige a Deus, isso é também verdadeiro do Salmo 91 Católico da Bíblia, que tem o mesmo tema e a forma similar. Ao invés, no versículo 1, o salmista pergunta algo, que ele mesmo responde no versículo 2.
Mas outra voz fala no resto do salmo, falando sobre o salmista e Deus. Esta voz tranquiliza o salmista, assegurando a ele que a proteção de Deus não vai falhar com ele. E pode ser que as pessoas devam pensar em um cenário em que alguém sobe ao Templo em Jerusalém, fala os 2 primeiros versículos, e então um padre fala o resto do salmo.
Na realidade, os versículos 3-8, podem ser vistos como uma expansão da bênção sacerdotal, que os padres regularmente usavam para abençoar as pessoas. A bênção começa, “O Senhor te abençoe e te guarde…”, Números 6:22. Onde “guarde” = “guardas” na versão do salmo de Alter, outras versões do salmo tem “guarde”.
Este salmo é um de um grupo de salmos que têm o título, “Um Cântico de Subidas”. A maioria dos títulos dos salmos é obscura para as pessoas, mas é geralmente considerado que estes “cânticos de subidas” foram usados por peregrinos que subiam para Jerusalém para as festas do Templo.
Foto de Aaron Burden na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram
- Acesse a loja oficial dos Jovens Católicos
- Adquira nosso livro digital “Como Formar um Grupo Jovem Católico” do zero