Serra Morena fica em Andaluzia, na Espanha. Pico da Cabeça é o pico mais alto de tal serra. E um soldado das Cruzadas ali vivia, chamado Juan Alonso de Rivas, homem natural de Granada. Juan ficou mutilado, perdeu um braço quando em guerra contra muçulmanos. Assim, Juan virou pastor de ovelhas. Era devoto da Maria Santíssima e ao trabalhar sempre com as ovelhas, rezava e pedia proteção para ele e familiares dele, de Nossa Senhora. A festa de Nossa Senhora da Cabeça é em 12 de agosto.
Como Ocorreu a Visão de Maria?
Em 1227, em 12 de agosto, Juan estava próximo do Pico da Cabeça, com seu rebanho, e rezava. Subitamente, ele avistou luz enorme e escutou barulho de pequeno sino a tocar próximo de onde se encontrava.
Este sino estava encaixado no galho da árvore e de fato não parava o toque. Ao se aproximar, Juan avistou dentro da gruta no cume do monte, assim a imagem da Virgem Maria.
Juan, neste momento, escutou voz doce vindo do Céu. Esta voz lhe pediu que não tivesse receio, porque ele ficou apavorado com esta visão.
De fato, Nossa Senhora fez um pedido a ele. Para que fosse ao povoado de Andujar, localizado a 18 km da Serra Morena, e então comunicasse sua visão.
Também pediu que ele comunicasse à cidade inteira que Deus fazia pedido de conversão da totalidade das pessoas, e que neste local fosse construída igreja grande.
Milagres de Nossa Senhora da Cabeça
Com receio que moradores deste povoado não levassem a sério o que falava, Juan fez pedido para Nossa Senhora dar-lhe um sinal. E, portanto, ocorreu um milagre significativo. Juan, pela Maria Santíssima, teve refeito o próprio braço, o braço que na guerra foi arrancado.
Cheio de grande alegria, ele foi ao povoado para compartilhar a boa nova do pedido de Nossa Senhora e do milagre. As pessoas ficaram maravilhadas ao perceberem o braço no corpo dele novamente.
Vigário de Andajur e as pessoas todas corriam ao Pico da Serra da Cabeça com intuito de ver a imagem e também venerar Maria Santíssima. Assim, ela passava a ser denominada Nossa Senhora da Cabeça ali.
A imagem foi trazida na procissão ao vilarejo, e a igreja foi construída que Nossa Senhora desejava. Um templo enorme foi construído honrando Nossa Senhora da Cabeça. A região inteira se converteu, passando a peregrinar para Serra Morena sempre.
Muitos milagres iniciaram a ocorrer e a devoção nova se espalhava pela região inteira. Um homem jurando inocência, condenado à morte, fez pedido pelo milagre para Nossa Senhora da Cabeça. De fato, no momento da execução dele, o mensageiro do Rei chegou com perdão do condenado, afirmando que erraram em julgamento dele.
De forma imediata as pessoas iniciaram a gritar como se caracterizando outro milagre de Nossa Senhora da Cabeça. Este homem encomendou uma cabeça de cera e aos pés da imagem a depositou, como maneira de agradecer.
Devoção a Nossa Senhora da Cabeça
Dali passavam a representar imagem da Santa, a segurar uma cabeça nas suas mãos. Os fiéis pediam proteção para aqueles que sofrem de dores de cabeça e aos filhos que não vão bem em escola, com intuito da cura e proteção de Nossa Senhora da Cabeça. Ela é venerada desde o ano de 1910 na Catedral do Rio de Janeiro.
Oração para Nossa Senhora da Cabeça
Aqui estou, prostrado a vossos pés, Ó Mãe do Céu e Senhora nossa. Tocai o meu coração a fim de que deteste sempre o pecado, e ame sempre a vida austera e cristã, que exiges de vossos devotos. Tende piedade das minhas misérias espirituais. E, Ó Mãe terna, não vos esqueceis também das misérias que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. Dai-me saúde e forças para vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo. Não permitais que minha pobre cabeça seja atormentada por males que me perturbem a tranquilidade da vida. Pelos merecimentos de vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e pelo amor a que Ele consagra, alcance-me a graça que agora vos peço (pedir aqui), atendes, Ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica. Se quiserdes, ela será atendida. Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós. Amém.
Como É a Consagração?
Ó Maria Santíssima, Senhora da Santa Cabeça, pelos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, espalhais inúmeros benefícios sobre todos nós. Eis-me aqui, para consagrar-me inteiramente a vós: consagro a minha cabeça, os meus olhos, ouvidos e boca. Consagro os meus pensamentos para só pensar o que é justo e reto.
Consagro o meu entendimento para sempre escolher o bem e evitar o mal. Consagro a minha razão para lucidamente sempre escolher a vontade do Pai. Consagro a minha vida para que em tudo possa viver a santidade.
Ó Senhora da Santa Cabeça, vós que o Cristo crucificado deu-me por Mãe, recebei-me no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, abençoai-me, com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, livrai-me do mal, alcançai-me sempre a salvação eterna. Amém.
Você pode Curtir isso:
- Quem foi Santa Catarina de Sena
- História de Santa Rita de Cássia
- São Drogo, o padroeiro dos feios
- Importância da São José Operário
- São Caetano, padroeiro dos desempregados
- História de São Paulo Apóstolo
- Bento XVI, o médico da Igreja
- Oração de São Sebastião
- Milagres de Nossa Senhora de Lourdes
- História de vida de Santa Bárbara
- Devoção de São Francisco Xavier
- Santo Antônio é só santo casamenteiro
Novena de Nossa Senhora da Cabeça Passo a Passo
Oração Inicial para Novena de Nossa Senhora da Cabeça
“Ó Nossa Senhora da Cabeça, incomparável mãe, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio dos cristãos, consolação dos aflitos e atribulados. Vós que recebestes do céu incomparáveis graças para que fossem derramadas sobre a humanidade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por Vós, em nossas necessidades mais urgentes.”
Dia 1 da novena
“Alcança-me a graça de manter meu pensamento sempre voltado para o divino Pai eterno, o seu filho Jesus Cristo e o Espírito Santo. Não permita que eu me perca no meio de tantas ideologias pagãs ou doutrinas contrárias à santa Igreja e o Evangelho. Nossa Senhora da Cabeça, humildemente nesta novena vos peço (diga a graça que deseja alcançar). Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.”
Dia 2 da novena
“Alcança-me a graça da lucidez; a inteligência para compreender a vontade de Deus; a sabedoria para escolher o bem e evitar o mal, amar a verdade e detestar a mentira. Nossa Senhora da Cabeça, humildemente nesta novena vos peço (diga a graça que deseja alcançar). Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.”
Dia 3 da novena
“Orientai meus pensamentos para o que é reto e justo, e para que jamais eu me desvie do caminho de Deus. Proteja-me das falsidades, das segundas intenções, da corrupção e dos julgamentos injustos. Nossa Senhora da Cabeça, humildemente nesta novena vos peço (diga a graça que deseja alcançar). Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.”
Dia 4 da novena
“Concede-me a saúde dos olhos, para que eu possa sempre enxergar as belezas criadas por Deus. De modo especial concede-me a graça de ter sempre um olhar interior para perceber o sagrado que existe em cada pessoa. Livra-me do olhar da cobiça e da inveja, abre-me os olhos para enxergar as necessidades de meus irmãos, especialmente os mais necessitados e pobres. Nossa Senhora da Cabeça, humildemente nesta novena vos peço (diga a graça que deseja alcançar). Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.”
Dia 5 da novena
“Concede-me a saúde dos ouvidos, para que eu possa sempre ouvir a santa Palavra de Deus. Livra-me dos conselhos maldosos, dos comentários indevidos, dos falsos testemunhos e das tantas banalidades que o mundo oferece. Nossa Senhora da Cabeça, humildemente nesta novena vos peço (diga a graça que deseja alcançar) Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.”
Dia 6 da novena
“Concede-me a saúde da boca, para que eu possa sempre anunciar a santa Palavra de Deus. Livra-me das oportunidades de falar mal da vida alheia, de proferir falsos testemunhos ou ferir a quem quer que seja com minhas palavras. Que o meu sim seja sim e que o meu não seja não. Dai-me sempre a oportunidade para oferecer um bom conselho aos que de mim precisarem. Nossa Senhora da Cabeça, humildemente nesta novena vos peço (diga a graça que deseja alcançar). Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.”
Dia 7 da novena
“Livrai-me das dores de cabeça, enxaquecas, esquecimentos, e doenças mentais, para que eu possa de maneira lúcida e sadia ajudar a todos os que de mim precisarem. Nossa Senhora da Cabeça, humildemente nesta novena vos peço (diga a graça que deseja alcançar). Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.”
Dia 8 da novena
“Livra-me da depressão, da tristeza sem fim, da falta de ânimo ou da vontade de morrer, para que eu possa ser no meio do mundo como uma luz a iluminar os que vivem nas sombras. Dai-me a alegria de viver para que eu possa contagiar a todos os que me circundam. Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço (diga a graça que deseja alcançar). Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.”
Dia 9 da novena
“Não permitais que minha cabeça seja atormentada por tentações e maus pensamentos, para que eu possa ter meu pensamento voltado para céu e para as coisas da terra abençoadas pela Santíssima Trindade. Dai-me a graça de ser como sal, o fermento e a luz no meio da humanidade. Nossa Senhora da Cabeça, humildemente nesta novena vos peço (diga a graça que deseja alcançar). Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.”
Oração final para Novena de Nossa Senhora da Cabeça
“Ó Maria Santíssima, Nossa Senhora da Cabeça, pelos méritos de Nossos Senhor Jesus Cristo, espalhais inúmeros benefícios sobre todos nós. Eis-me aqui, para consagrar-me inteiramente a vós.
Consagro a minha cabeça, os meus olhos, ouvidos e boca. Consagro os meus pensamentos para só pensar o que é justo e reto. Consagro o meu entendimento para sempre escolher o bem e evitar o mal. Consagro a minha razão para lucidamente sempre escolher a vontade do Pai. Consagro a minha vida para que em tudo possa viver a santidade.
Ó Nossa Senhora da Cabeça, vós que o Cristo crucificado deu-me por Mãe, recebei-me no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, abençoai-me, com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, livrai-me do mal, alcançai-me sempre a salvação eterna. Assim seja. Amém!”
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Compre os produtos da loja oficial dos jovens católicos no Brasil, acesse aqui!
- Grupo de Jovens Católicos: Aprenda, passo a passo, como criar, gerir e desenvolver um grupo jovem católico