Saiba que é São Cipriano, história de vida, orações e tudo sobre o livro de São Cipriano
Saiba que é São Cipriano, história de vida, orações e tudo sobre o livro de São Cipriano

São Cipriano: Saiba quem é, orações e a história de seu livro

São Cipriano, bispo de Cartago nasceu em 190 AD em Cartago, Tunísia, e morreu como um mártir em 14 de setembro de 258 AD. Ele é conhecido por lutar contra o Cisma de Novaciano junto com São Cornélio, o Papa.

O dia de festa dele é celebrado junto com São Cornélio, Papa, em 16 de setembro a cada ano na Igreja Católica.

São Cipriano de Cartago é o segundo em importância apenas para o grande Santo Agostinho como figura e pai da Igreja Africana. São Cipriano é padroeiro da África do Norte, e berberes.

História de São Cipriano

São Cipriano veio de uma família rica, mas pagã em Cartago. Seu nome inicial era Thaschus Cyprianus. Quando um padre chamado Caecilius o influenciou a se converter ao cristianismo, ele adotou seu nome, Caecilius, e nomeou Thaschus Caecilius Cyprianus.

Antes que ele se convertesse ao cristianismo, foi um advogado, um orador e um professor de retórica em Cartago. Ele foi batizado em 245 AD e doou alguns de seus bens materiais para os pobres.

Foi ordenado padre um ano depois, em 246 AD. São Cipriano diz que ele se sentiu perdido na vaidade quando era ainda um pagão, mas depois do batismo, ele sentiu-se puro, sereno e imaculado.

Quando Donato, o Bispo de Cartago morreu, Cipriano foi escolhido por unanimidade como bispo pelos fiéis em 248 AD, mas isso não agradou os membros mais antigos do clero em Cartago.

No início de 250 AD, o imperador romano Décio, que tinha subido ao poder em 249 AD, começou a perseguir cristãos.

Ele ordenou que todos os cristãos deviam denunciar o cristianismo e fazer sacrifícios aos deuses pagãos, caso contrário, enfrentariam a morte.

Bispo Cipriano optou por se esconder ao invés de ser morto. Quando ele mais tarde foi perguntado do motivo de se esconder como um covarde, ele disse que foi porque seu momento para morte não tinha chegado, havia trabalho que ele ainda tinha que fazer para Deus.

As perseguições cristãs sob o imperador Décio continuaram em todo o Império Romano, especialmente em Cartago.

Muitos cristãos foram martirizados e aqueles que denunciaram Cristo e sacrificaram aos deuses pagãos foram poupados da morte e de apreensão de bens. E foram referidos como Lapsi.

O Bispo Cipriano e a maior parte do clero postularam que os apóstatas que desejavam voltar para Igreja deviam passar por penitência pública antes que a Igreja os readmitisse.

Porém, havia alguns clérigos, especialmente aqueles que se opuseram a sua eleição como bispo, que sugeriram que nenhuma penitência pública pelo lapsi era necessária, antes de readmissão na Igreja.

Mais adiante, em Roma, houve outra escola de pensamento, avançada pelo antipapa Novaciano, que dizia que nenhum lapsi devia ser readmitido para Igreja mesmo após penitência.

Após o Bispo Cipriano estar ausente por 14 meses de Cartago, aqueles poucos padres rebeldes readmitiram muitos apóstatas de volta para Igreja sem a permissão expressa do Bispo.

De Volta para Cartago

Quando ele voltou para Cartago, ele assumiu a posição intermediária entre readmissão sem penitência e postura de Novaciano de não-readmissão.

Ele, com apoio do Papa Cornélio, declarou que o lapsi seria readmitido para Igreja apenas após se arrepender.

Posteriormente, o clero rebelde na Igreja que recusou a declaração do Bispo Cipriano e Papa Cornélio, elegeu Novaciano como Bispo de Roma, primeiro antipapa, e Máximo como bispo rival de Cartago. Porém, eles foram excomungados da Igreja.

Mas as boas ações do Bispo Cipriano durante a praga começaram a descongelar a relação tensa entre ele e seus fiéis. Em 256 AD, uma nova onda de perseguições cristãs começou no Império Romano agora sob imperadorValeriano.

Bispo Cipriano, tendo sabido o que espera por ele e seus fiéis, os preparou espiritualmente e psicologicamente para as perseguições próximas.

Quando seu tempo chegou a enfrentar oficial romano responsável, ele recusou a sacrificar aos deuses pagãos e manteve sua fé em Jesus Cristo.

Consequentemente, ele foi banido de Cartago para Curubis, na Tunísia, onde ele continuou a confortar seu congregante através de cartas inspiradoras.

Um ano após, ele foi chamado de volta para Cartago para julgamento e mantido como prisioneiro em sua própria casa.

Morte de São Cipriano

Com o passar do tempo, punição mais severa foi introduzida aos cristãos que recusavam sacrificar aos deuses pagãos. A sentença de morte foi o caminho a percorrer, e assim São Cipriano foi levado a julgamento.

Quando o veredicto foi lido, ele foi condenado à morte e assim ele foi morto com uma espada em público e morreu como mártir em 14 de setembro de 258 AD.

Os fiéis levaram o corpo de São Cipriano e enterraram em particular. 500 anos depois, os oficiais de Carlos Magno, transferiram suas relíquias para França.

Escritas de São Cipriano

As obras de Cipriano foram editadas em volumes 3 e 4 de Patrologia Latina. Ele não foi um teólogo especulativo, as escritas dele sendo sempre relacionadas ao seu ministério pastoral.

O primeiro grande trabalho foi um monólogo falado para um amigo chamado Ad Donatum, detalhando sua conversão, a corrupção do governo de Roma e os espetáculos de gladiadores, e apontando a oração como “o único refúgio do cristão”.

Outra obra escrita cedo foi Testimonia ad Quirinum. Durante o exílio dele de Cartago, Cipriano escreveu seu mais famoso tratado, De Ecclesiae Catholicae Unitate (Sobre a Unidade da Igreja Católica), e ao retornar para sua sé, ele publicou De Lapsis (Sobre os Caídos).

Outra obra importante é seu Tratado Sobre a Oração do Senhor. Sem dúvida apenas parte de sua produção escrita sobreviveu, e isso deve se aplicar especialmente a sua correspondência, da qual restam cerca de 60 cartas, além de algumas das cartas que ele recebeu.

Cipriano de Cartago é muitas vezes confundido com Cipriano de Antioquia, supostamente um mágico antes de sua conversão. Vários grimórios, como Libellus Magicus, são erroneamente então atribuídos para Cipriano de Cartago.

Oração de São Cipriano por um Pedido

Querido Senhor, nós agradecemos a Ti por nos dar São Cipriano como um exemplo de santidade. Ajude-nos a imitar o amor por Ti que ele mostrou do momento que se converteu para cristianismo.
São Cipriano, tu foste criado por pais pagãos. Mas apesar da falta de educação cristã, tu escolheste se converter para cristianismo e ser batizado quando tinha 35 anos. Tu então escolheste servir Deus para o resto da tua vida.
Por favor, leve meus pedidos diante de Deus a quem tu serviste! Logo após tua conversão, tu foste ordenado um diácono. Tu se tornaste um Padre e Bispo, e tu devotaste tua vida para servir a Igreja de Deus.
Reze por mim, que eu possa ser tão devoto servo de Deus como tu foste. Reze que eu possa estar ansioso para devotar minha vida inteiramente a Deus. Por favor, também reze por (mencionar as intenções aqui). São Cipriano, rogai por nós! Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Oração de São Cipriano pela Caridade

Querido Senhor, obrigado por nos dar São Cipriano como exemplo de santidade. Ajude-nos a imitar a virtude que ele mostrou em escolher doar alguma de sua riqueza aos pobres após ele ter se convertido ao cristianismo.
São Cipriano, tu escolheste deixar o paganismo e se converter para fé cristã quando tinha 35 anos de idade. Então, tu começaste a colocar a riqueza para uso de cuidado dos pobres por amor a Deus.
Tua caridade altruísta para os pobres mais tarde deu a ti muitos aliados e amigos, enquanto teus inimigos começaram a se opor a ti. Tua virtude inabalável e amor para Deus continuaram pela tua vida toda. São Cipriano, rogai por nós! Amém.

Oração de São Cipriano pela Obediência

Querido Senhor, nós agradecemos a Ti por nos dar São Cipriano como exemplo de santidade. Ajude-nos a imitar a devoção a Ti que ele mostrou em escolher seguir Teu chamado para servir Tua Igreja.
São Cipriano, tu foste ordenado diácono logo após tua conversão ao cristianismo. Logo foi Padre e Bispo de Cartago, escolhendo devotar tua vida inteiramente a servir a Deus e Igreja Dele.
Reze por mim, para que eu possa sempre estar ansioso a servir Deus e Igreja Dele de qualquer forma que Ele me chamar. Reze que eu possa sempre responder generosamente ao chamado de Deus na minha vida. São Cipriano, rogai por nós! Amém.

Você pode curtir isso:

Oração pela Fé

Querido Senhor, obrigado por nos dar São Cipriano como exemplo de santidade. Ajude-nos a imitar o amor por Ti que ele mostrou ao pastorear fielmente seu rebanho em uma época difícil.
São Cipriano, tu foste Bispo de Cartago durante um momento de grande dificuldade na Igreja. Teu rebanho estava enfrentando perseguição do governo e conflito interno, mas tu fizeste tudo que pôde para leva-los à santidade.
Reze por mim, que eu possa ser tão devoto servo de Deus, como tu foste. Reze que eu nunca vacile em minha Fé, não importa quais dificuldades eu possa enfrentar. São Cipriano, rogai por nós! Amém.

Oração pela Virtude e Santidade

Querido Senhor, nós agradecemos a Ti por nos dar São Cipriano como exemplo de santidade. Ajude-nos a imitar a virtude que ele mostrou em liderar a Igreja por situação difícil de readmitir apóstatas arrependidos.
São Cipriano, tu lideraste a Igreja em Cartago pelas provações da perseguição. Embora grande conflito interno começasse a surgir na Igreja durante esta época, tu continuaste a pastorear fielmente teu povo.
Reze por mim, que eu possa sempre ser misericordioso e justo para os pecadores arrependidos. Reze para que possa sempre ver os outros pelas lentes da virtude e santidade. São Cipriano, rogai por nós! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Saiba quem foi São Patrício, história, como ele virou santo da igreja católica e do que Ele é padroeiro e protetor

São Patrício: Uma história impactante de fé, oração e milagres

Conheça a sensacional história de São Patrício, saiba quem foi, seus milagres, do que Ele é protetor / padroeiro e como morreu. Veja Aqui!

One comment

  1. Pelos poderes de São Cipriano, que (nome da pessoa) PERCA imediatamente o emprego. São Cipriano, faça que este pedido se realize de imediato.

    Que (nome da pessoa) perca o emprego e não consiga arrumar outro em lugar nenhum daqui na cidade, sem demora.

    Pelos poderes de São Cipriano, que (nome da pessoa) perca agora o emprego fixo e fique nas suas mãos amarradas, para nunca mais ela arrumar um emprego, e que vá embora daqui da cidade.

    Publicarei esta oração em seu nome, São Cipriano. Faça com que ela, (nome da pessoa), perca o emprego. Ás treze entidades e ás três almas que acompanham São Cipriano, que me atendam o mais rápido possível.

    Que (nome da pessoa) perca esse emprego ainda essa semana e nunca mais fique no meu caminho e, a partir de agora, em nome de São Cipriano, das treze entidades e das três almas que vigiam São Cipriano.

    Que a partir de Agora, quando eu publicar essa oração, aconteça assim e assim será feito. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico