Astrologia e Horóscopo, qual a posição da Igreja Católica

Horóscopo ❤️ é pecado grave, qual a posição da Igreja Católica

Medalhas de São Bento Originais

A palavra real horóscopo é derivada da combinação latina de 2 palavras em que “Horo” significa hora e “scope” significa visão, assim é uma “visão da hora”.

Uma definição de horóscopo é que trata-se de um traçado de energias celestiais particulares com base em padrões celestes, como se pode ver em revistas e jornais.

Como astrólogos, eles se referem ao horóscopo como o mapa astrológico de uma pessoa ou momento no tempo, que é calculado a partir de posições planetárias em zodíaco sideral ou tropical.

Os cálculos usados são com base em data, local e hora do nascimento. É o motivo de um horóscopo ser tão pessoal, como uma digital.

Quando um astrólogo trabalha com um mapa preciso do tempo, as energias carregadas nele são únicas a essa pessoa.

Estar ciente que as energias do mapa dos planetas e sinais servem como o potencial para expressão pessoal naquela pessoa.

O horóscopo contém planetas, sinais, aspectos, casas e outros pontos que refletem características potenciais e padrões.

É o livre arbítrio das pessoas que vai permitir que trabalhem com estes padrões ou relembrá-los a ser expressado de outras formas.

Muitas pessoas pensam que horóscopo escreve o destino das pessoas em pedra. Não, ele mostra potenciais, como as pessoas usam estes potenciais é prerrogativa pessoal.

Que o horóscopo pode oferecer é discernimento e consciência sobre estes potenciais e seus usos.

O Que É Astrologia?

Desde épocas imemoriais, observar os céus ofereceu inspiração para a humanidade. Astrologia é talvez o sistema arcano mais antigo da sabedoria cósmica que liga toda a vida, criação, universo e o homem.

Astronomia e astrologia estão entrelaçados, pode-se chamá-las de irmãs gêmeas reconhecidas pelos ancestrais antigos.

A astronomia oferece a base e estrutura da qual a astrologia brota. Há um júri pendurado quando se tenta definir astrologia. Muitos dizem que é uma arte da adivinhação.

Outros insistem que é apenas ciência pura. E a controvérsia segue não resolvida sem oferecer uma resposta definitiva.

As pessoas discutem que é ciência e arte. A porção científica de astrologia entra em jogo conforme indivíduos trabalham com métodos astronômicos, matemáticos, e geométricos.

Astrologia é baseada na observação e correlação em maneira científica e divinatória.

Católico não acredita em signos
Signos da Astrologia

Os antigos olhavam o céu, observando os movimentos de planetas e outros objetos celestiais, os gravavam e então eram capazes de fazer predições muito apuradas como para suas aparências futuras. É a ciência em trabalho.

E também começaram a observar quando orbes celestes específicas em certas posições corresponderiam às mudanças em clima ou eventos em suas vidas. Esta adivinhação de presságio era o primeiro uso de astrologia.

Assim, em poucas palavras, astrologia é o sistema mais antigo de uma sabedoria universal para auto conhecimento e consciência, assim como adivinhação usando fenômenos naturais.

Qual a Posição da Igreja Católica Sobre Horóscopo?

O Catecismo da Igreja Católica diz:

“Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas, recorrer ao Satanás ou demônios, evocando mortos ou outras práticas falsamente supostas para desvendar o futuro. Consultar horóscopos, astrologia, leitura das mãos, interpretação dos presságios e lotes, fenômenos da clarividência, e recurso aos médiuns todos ocultam um desejo pelo poder sobre o tempo, história e em última análise, outros seres humanos, assim como um desejo para conciliar os poderes ocultos. E contradizem a honra, respeito, e temor amoroso que as pessoas devem somente a Deus”, CCC 2116.

O mundo pagão foi dominado pela crença na astrologia. Os pagãos acreditavam que as estrelas eram divindades, ou que eram controladas pelas divindades.

Apolo era o deus do sol, sua irmã Diana era a deusa da lua, e os planetas conhecidos receberam nomes também de deuses, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, e Saturno.

Por causa desta crença comum pagã, o Antigo Testamento contém injunções repetidas contra adoração de estrelas.

Na era do Novo Testamento, os astrólogos ensinaram que todas as coisas estavam sob o domínio do destino, que poderia atribuir um destino para um homem e outro destino para outro.

O destino era extremamente poderoso e por vezes era até dito a governar os deuses. No entanto, qual futuro o destino atribuiria a um homem poderia ser determinado pela leitura das estrelas.

Hoje, alguns cristãos são influenciados pelo paganismo reavivado na forma do movimento da Nova Era. Alguns até sugerem que o cristianismo originalmente possuía muitas crenças ocultas, como astrologia.

Mas os primeiros cristãos, como os primeiros judeus, eram veemente opostos à astrologia, até atribuindo isso à origem demoníaca.

Os padres da Igreja estavam dispostos a impor sanções fortes contra astrologia para proteger seus rebanhos. Em 120 d.C., o matemático notável Aquila Ponticus foi excomungado da Igreja em Roma por heresias astrológicas.

Você pode curtir isso:

Astrologia para Igreja Católica

Muitos indagam se católico acredita em astrologia, se católico acredita em horóscopo, assim é importante saber além, se é errado ou não.

Uma forma de adivinhação com base na teoria que os planetas e estrelas influenciam assuntos humanos. Até Copérnico, 1473-1543, grande parte do conhecimento da astrologia era base parcial para astronomia.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Desde Copérnico, astrologia e astronomia separaram. Em astrologia, um horóscopo é um mapa de céus no momento do nascimento, usando o mapa do zodíaco.

A “casa”, ou signo da ascensão no momento do nascimento de uma pessoa, é dito a determinar o temperamento de alguém, tendências para doença, e responsabilidade por certas fortunas ou calamidades.

É normalmente errado acreditar em astrologia ou para dirigir a vida de uma pessoa e conduzir segundo suas predições supostas.

As razões são que astrologia envolve contradições, desde que afirma influência uniforme em pessoas nascidas no mesmo dia e no mesmo lugar, e que mais tarde provam a ser inconfundíveis diferentes.

Afirma prever com precisão o futuro livre, isto é, acontecimentos que dependem deste exercício de livre vontade do homem, enquanto que tal conhecimento é desconhecido para qualquer um exceto Deus.

É contra a doutrina da livre vontade, pois leva a visões fatalistas do destino do homem, e é contra crença na providência divina, que inclui a influência da graça divina e valor da oração intercessora.

Astrologia tem sido mais do que uma vez formalmente condenada pela Igreja, como no Concílio de Trento.

Que expressamente proibiu os fiéis de ler livros de astrologia lidando com “realizações contingentes futuras, com eventos fortuitos e tais ações como dependem de liberdade humana, mas ousado a afirmar certeza sobre sua ocorrência”, Regulae Tridentinae, 9.

Aqueles que acreditam em astrologia se expõem a um enfraquecimento de sua fé cristã.

Verdade em Cristo, Não em Horóscopo, diz Papa Francisco

Em um domingo, Papa Francisco repetiu uma mensagem que ele costuma ter, alertando contra confiar em horóscopos e adivinhações ao invés de Cristo.

Que é a única verdadeira segurança que faz as pessoas enfrentarem tempos de provação e escuridão.

Apontando para como Pedro começa a afundar quando caminha em direção a Jesus sobre a água na leitura do evangelho do dia, assim Francisco notou algo.

Papa Francisco horóscopo
Papa Francisco falou sobre horóscopo, signos e astrologia

Ou seja, que o mesmo pode acontecer com as pessoas quando colocam a confiança em valores falsos.

O papa disse, “quando nós nos apegamos à Palavra do Senhor, mas consultamos horóscopos e adivinhos, nós começamos a afundar”.

O episódio, ele disse, serve como um lembrete, “que a fé no Senhor e em Sua Palavra não abre um caminho onde tudo é calmo e fácil; nos leva longe das tempestades da vida”.

Ao invés, “a fé nos dá a segurança de uma presença que nos empurra para superar as tempestades existenciais, a certeza de uma mão que nos agarra para nos ajudar nas dificuldades, mostrando o caminho mesmo quando escuro”.

“A fé, então, não é uma fuga dos problemas da vida, mas apóia na jornada e dá significado”.

– Jesus Caminha Sobre a Água

O papa Francisco falou aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para seu discurso semanal, focando na leitura do evangelho do dia de Mateus.

Em que Jesus caminha sobre a água no meio de uma tempestade, e acena para Pedro ir até Ele.

Pedro inicialmente começa a caminhar em direção a Jesus, mas começa a afundar de medo quando ele vê as ondas, e chora para Jesus resgatá-lo.

Este episódio, Francisco disse, tem muito do simbolismo para ambos indivíduos, e para a Igreja como um todo.

O barco pode representar a vida de cada pessoa, mas também a vida da Igreja, ele disse, explicando que o vento significa as “dificuldades e provações” que cada um enfrentará.

O choro de Pedro de “Senhor, ordena que eu vá até Você”, e então seu apelo, “Senhor, me salve!”, representam o desejo das pessoas de sentirem-se próximas do Senhor.

E o “medo e angústia que nos acompanham nos momentos mais difíceis das nossas vidas e nossas comunidades, marcados pela fragilidade interna e dificuldade externa”, disse Francisco.

No momento quando ele olhou para o vento e as ondas, e começou a ter medo, Pedro não estava fundado na Palavra de Deus, “que era como uma corda estendida para se agarrar diante das águas hostis e turbulentas”.

O mesmo acontece com as pessoas quando colocam a própria fé em valores mundanos triviais, ao invés de no Senhor, ele disse.

Assim, fica claro que para os católicos, é importante sempre se apegar à Igreja, a Deus, e não ao horóscopo, às incertezas ou falsos profetas.

Papa Francisco disse que a passagem é “uma imagem estupenda” da realidade da Igreja através dos tempos: “um barco que, ao longo da travessia, deve combater ventos e tempestades que ameaçam sobrecarregá-lo”.

Francisco fechou seu discurso pedindo que a Virgem Maria intercedesse em ajudar todos a “permanecer firmes na fé para resistir às tempestades da vida, permanecer no barco da Igreja, evitando a tentação de seguir em barcos divertidos, porém, inseguros de ideologias, modas e lemas”.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp