Como formar um grupo jovem católico completo
Veja como formar, gerir e desenvolver um grupo de jovens católicos completo

Formar um grupo jovem católico completo passo a passo

Recebemos diversos e-mails de leitores com dúvidas de como iniciar e formar um grupo jovem católico.

Nessa postagem vou tentar passaras etapas de como formar um grupo jovem e mantê-lo vivo em sua paróquia, sendo realmente ativo dentro e fora da comunidade e fazendo a diferença na vida dos seus participantes.

Bem, chega de papo e vamos lá! \o/

• Formar um Grupo Jovem: O chamado

O chamado deve ser realizado de modo orgânico e convergente, tendo como meta motivar os jovens para um amadurecimento integral.

Envolver os jovens que já estão na vida de grupo nestas atividades é uma garantia que a fé vá mais além do grupo de jovens, porque concretiza o que costumamos afirmar com insistência, quando falamos de “jovens evangelizando outros jovens”.

Além disso, mostrar a importância de realizar pequenas atividades dentro da paróquia para que sejam, em breve, formadores de opinião.

Vale ressaltar, aquele que pretende ser um coordenador de grupo jovem deve sim se preparar para tal, participando das missas, grupos de leitura da bíblia, se aprofundar nos estudos da Teologia, etc.

• Formar um Grupo Jovem: Nucleação

Formar um grupo jovem por meio do convite pessoal, pelo testemunho de outros jovens já engajados, após encontros de jovens, nos festivais e eventos artísticos, depois da conclusão do Crisma, nos eventos litúrgicos mais fortes (como a Páscoa), entre tantas oportunidades.

Nessa etapa, as relações pessoais são mais importantes do que a doutrina.

Trata-se de uma fase em que o jovem ainda não despertou para a ideia de ser fermento em seu meio.

Por isso, é preciso deixar bem claro: o grupo ainda não existe só porque o pessoal está indo aos encontros.

Serão necessários alguns meses de reuniões ou encontros para o grupo ser grupo de verdade! Esse tempo de “gestação” poder durar três meses ou mais.

Os jovens vão se conhecendo, se integrando e descobrindo nas reuniões o que é ser grupo, sua importância, os valores de um trabalho em equipe, como organizá-lo, como atuar nele, qual será seu programa e objetivo.

Você pode curtir isso:

Banner do Ebook Como Formar, Desenvolvedor e Gerir um Grupo Jovem Católico na sua paróquia

• Formar um Grupo Jovem Católico: Iniciação

Nesse período é fundamental que se tenha em mente que a evangelização do jovem é feita mediante um processo educativo não formal.

Formar um grupo jovem não tem relação com aula de religião e doutrina.

Transmitir a mensagem por meio da arte, da brincadeira, da música, das dinâmicas para grupo, da cultura, da expressão corporal, é recuperar o sentido lúdico da evangelização juvenil.

Ainda não é hora de grandes atividades ou projetos.

É momento de formação.

O jovem descobre o grupo, sua comunidade, vê o problema social, percebe que não está sozinho nessa caminhada e que essa empreitada possui uma organização.

É a fase dos conflitos, na qual as limitações começam a aparecer.

A questão não é a limitação, mas como ela é encarada. Superando-se essas dificuldades, o grupo torna-se mais unido.

Avaliações da caminhada ajudam a vencer estas barreiras.

• Formar um Grupo Jovem Cristão: O encontro

O Encontro de Grupo de Jovens (também conhecido como “Reunião do Grupo”) é o momento importante da vida do grupo.

É no processo de encontro que o grupo nasce, cresce e amadurece.

É o lugar do encontro das pessoas para partilha da vida, para comungar a mística cristã, para assumir como sujeitos de aprendizagem no processo a ser vivido na dinâmica interna do grupo e atitudes e posturas frente à realidade, motivado pela mística cristã.

Deixo aqui alguns pilares que ajudam a criar a dinâmica da formação sistemática para um rito semanal ou quinzenal da reunião. Os ritos são importantes para manter o grupo:

1- Formar um Grupo Jovem, Acolhida

– Dê atenção especial para a chegada das pessoas, os cumprimentos a cada um, ajudam a criar um clima de confiança e intimidade.

A preparação do local com antecedência, de modo a comunicar o tema através de símbolos, frases ou figuras, é algo que ajuda o grupo a se concentrar. O acolhimento na igreja católica é fundamental.

Aprenda violão católico para tocar nas reuniões de grupo jovem, retiros e até na missa.

2- Formar um Grupo Jovem, Relembrando o encontro anterior

– É o lugar da memória do grupo. Lembrar os pontos mais importantes que foram tratados, lembrar as decisões tomadas e cobrar as atividades que foram distribuídas entre os membros do grupo.

Banner do Ebook Como Formar, Desenvolvedor e Gerir um Grupo Jovem Católico na sua paróquia

3- Formar um Grupo Jovem, Olhando a nossa realidade

– Considerar que a reunião parte da vida concreta dos jovens, situar no ambiente onde vive. A tarefa deste momento é provocar um tema, um conteúdo a partir de um exercício em que todos os participantes possam ser envolvidos.

4- Confronto com a vida de Jesus/Palavra de Deus

– É hora de escutarmos e encaramos nossas vidas e julgamentos a luz da Palavra. Em muitas vezes, quando trabalhamos um tema polêmico, fazer o jovem se perguntar: “Como o Mestre agira diante de tal situação?”, e através da Leitura Bíblica, encontrar a resposta adequada.

É um momento de estudo e depois de confronto das atitudes de Jesus diante de um fato semelhante ao vivido pelo jovem.

5- Oração entre os membros

– Celebrar o que foi descoberto, experimentado torna-se oração. É o momento de contemplação do Amor de Deus para com a humanidade. Este momento não pode ser um ato mecânico de rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria.

6- Rever a reunião

– Perceber se o objetivo foi alcançado, retomar como grupo as ações assumidas e não assumidas na vida das pessoas.

Dicas Importantes:

Toda reunião deve ter começo, meio e fim. Não podem faltar em um encontro:

Oração Inicial
Dinâmica
Discussão do Tema
Leitura Bíblica
Confronto entre a palavra de Deus e a realidade
Oração Final

Banner do Ebook Como Formar, Desenvolvedor e Gerir um Grupo Jovem Católico na sua paróquia

Fontes importantes:

Revistas.
Jornais.
Livros.
Internet.
Vídeos / Músicas, etc.

Espero que esse artigo possa realmente  ajudar na formação de seu Grupo de Jovens.

vamos agir? 🙂

Um grande abraço e que Deus nos abençoe.

Foto de Rachel Moore na Unsplash

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

O G20 e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

O G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

Veja uma análise completa sobre o G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na igreja católica. Veja Aqui!

48 Comentários

  1. Aqui onde moramos já tentamos formar grupo de jovens….que fracassaram….parece que falta algo…..como e o que devemos fazer para dar o pontapé inicial na formação do grupo….Como convidá-lo se ha pouca participação nas missas….
    Sei q teriamos que fazer algo pois nossa juventude deve ser resgatada….

    • evailson

      aqui onde moro em goias tbm ha um grupo de jovens que esta indo de mau a pior. eu q oq falta e responsabilidade. e mais divulgacao

    • Rodrigo

      Eu axo que o melhor jeito é vc fazer um grupo diferente bem dinamico envolvendo eles todos e não as mesnas pessoas…..fazer eles interagir junto com o mesmo pensamento…..e o que eu axo mais legal que eu axo na minha opinião é como diser fazer campeonato de Futebol,voley ……Espero que de certo qualquer coisa me add no msn [email protected] que Deus Abencoe cada vez Mais

    • Jacqueline

      Na minha cidade também era assim dificil começar, mas após a vinda de um novo Padre e com a JMJ fizemos a tarde da Juventude, que foi um encontro de espiritualidade e animação e daí firmar um dia e um horario para o grupo de jovens resultado: sucesso, nosso grupo tem quase dois anos e nunca tivemos menos do que 30 integrantes, é claro que após o inicio é preciso formação, retiros, acampamentos para que o grupo se torne proximos e amigos, já que em nosso grupo temos integrantes dos 15 aos 29 e conseguimos trabalhar todos os temas propostos. Espero ter ajudado, qualquer duvida entre em contato 🙂
      [email protected]

    • José Antonio

      há uma pregação do frei Gilson, onde ele mostra que o ponto principal de um grupo de jovens é a oração e a meditação da Palavra de Deus, já que por mais que um jovem vá ao grupo para se divertir, ele está na verdade tentando preencher o vazio do seu coração, e por isso está à procura da água Viva pra saciar sua sede. É claro que também existe uma importância muito grande da socialização e do convívio e formação de vínculos de amizade: a acolhida faz a diferença. Porém o que faz mesmo a mudança é a oração e como diz o artigo, uma oração que não seja mecânica, mas que brote do interior do coração do jovem. Espero ter ajudado 😀

  2. Amanda Garanhani

    Este artigo está me ajudando muito não só a conseguir criar meu grupo, como desenvolvê-lo melhor, me dando ideias que a principio eu não tinha… Muito obrigada.

  3. camila

    na minha cidade estamos perdendo nossos jovens catolicos para outras igrejas por falta de um grupo de jovens… precisamos de um treinamento da igreja catolica para q possamos fortalecer os jovens na fé há pessoas de boa vontade pra ajudar mas fata capacitação, lembrando q estamos trabalhando com adolescentes…

  4. Rayssa Sampaio

    Aqui em Correntina Bahia já tem varios grupos jovens em cada comunidade tem um grupo…Agora vamos montar o nossa o daqui do setor dourado espero que dê certo!

    • Aline da Silva Correia

      Oiii Rayssa, poderia compartilhar sua experiência no grupo de jovens comigo, também estou na Bahia, sul da Bahia.

      Ou alguma outra pessoa que ler esse comentário e poder nos ajudar, estamos iniciando tbm em comunidades mais carentes.

      Segue meu contato (66) 9.9694-7582

  5. Lucas Campos

    aqui na minha comunidade, o grupo de jovens está numa caminhada de um mês, surgiu no dia do nosso padroeiro que é são francisco de assis.

  6. Jucimara

    Amei as dicas,sempre tive vontade de realizar um grupo de jovens aqui na minha comunidade,que caminhe ,viva na Fé de Cristo.Eu participava de um grupo como nome Cleofas,apresentávamos peças,danças ,só que sempre tinha estresse ,mais graças a DEUS ,saia bem.mAIS daí o grupo veio diminuindo e hoje não nos encontramos mais devido alguns problemas,outros porqUe foram embora,outroS PARAreligiões diferentes ,tenho muita saudade desse grupo,tenho muita FÉ em Deus que possa voltar ,em CREIO E TENHO ESPERANÇAS.

  7. Jucelia

    na minha comunidade tb estamos trabalhando na formação de um grupo de jovens, a 3 meses estamos realizando um trabalho, temos várias ideias para implantar no grupo, o problema é a participação dos jovens, a dificuldade que tenho é faze-los participar das atividades do grupo pois a participação deles nas celebrações e missas são poucas… é preciso que a igreja priorize mais essa pastoral, pois depende dela os futuros coordenadores de pastorais e movimentos da própria… me ajudou muito a matéria desse site.. obrigada

  8. Aqui na minha comunidade foi formado um grupo de jovens a pouco mais de um ano, no inicio do grupo eu era meio que desviado, frequentava uma vez ou outra e o grupo era um pouco fraco, depois que fui tocado por jesus, comecei a frequentar o grupo constantemente, hoje sou um dos coordenadores e busco sempre melhorar cada vez mais o meu grupo divulgando para que ele possa crescer sempre, e estudando para melhorar nossas reunioes, hoje somos em quatro coordenadores e a media de frequentadores é de 20 a 30 pessoas, meu objetivo é crescer cada vez mais ultrapassando o numero de 100 pessoas, pois nosso grupo se situa numa matriz e temos muitos jovens, mas poucos ja foram ao grupo ou tem vontade de participar de algum grupo. sou de guarapari espirito santo e estamos abertos a experiencias novas com grupos de outros estados, aqui está meu email ( [email protected]) para que eu possa receber opnioes de como engrandecer meu grupo aqui na comunidade e tambem para que alguem de outro grupo que quiser interagir ou ate mesmo nos visitar, estamos a disposiçao.

  9. Aqui na minha comunidade iniciamos um grupo de Jovens que fará 4 meses em fevereiro, graças a Deus tudo esta indo bem. é bem dificil mesmo iniciar e depois vem muitas dificuldades, mas o importante é não desistir, um grupo eh formado com muita oração! não se importem tanto com o número de integrantes, o importante é que os jovens estejam comprometidos e se sentindo acolhidos, pois com o tempo Deus providencia os “operários” necessários! Deem valor aos jovens que caminham com vocês e não desprezem ninguém!

  10. max junior

    eu sou o junior moro no pará numa cidade chamada mocajuba temos outros grupos de jovens. o que busco na verdade e temas para trabalhar no grupo em eu sou o animador .
    já passamos por momentos piores graças a DEUS estamos fluindo ,amigos ser jovem não e facil + temos que continua a missão que cristo nos deixa .

  11. aqui onde eu moro rj tem um grupo chamado eac (encontro de adolescentes com cristo) tem muitos jovens cerca de um pouco mais de 400 pessoas envolvidas nisso tudo de maioria jovens lá o grupo é feito por jovens estamos no 18o eac rumo ao 19o eu fiz o 17o e ajudei trabalhando no 18o e olha foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida rs quem quiser me add pra perguntar melhor a respeito meu face [email protected] vi os comentários acima meios negativos mas gente qndo o eac começou tinha apenas 2 jovens e alguns tios não é fácil trabalhar pra Deus mas um pouco de dedicaçao vamos longe olha só que bençao a cada encontro do eac aumentamos em 80 jovens !!!

  12. antonio marcos pereira

    boa tarde!
    temos varios grupos em nossa cidade na media de 25 jovens cada grupo mas foi importante entrar no site e ver o passo a passo da perceverança de um grupo de jovens;
    Conserteza vamos acatar as recomendações para pasar para os jovens;
    abraçossssss;

  13. preciso de ajuda para formar um grupo de perseverança (adolescentes apos primeira comunhão) por favor preciso de material… onde eu posso achar?????????

  14. claudio

    ola boa noite sou da cidade de eunapolis-bhaia aqui em nossa paroquia já tivemos varios grupos de jovens; mas sempre acaba tenho trinta e sete anos mas adoro a grupo de jovens eu posso forma um grupo de jovens na minha paroquia? apesar da minha idade

  15. Marcelo Henr.

    Eu e meus amigos estamos construindo um grupo de jovens, peço a oração de todos para ir muito bem esse grupo.

  16. Renato

    Amigos, uma boa tarde a todos! falo de Santa luzia/ mg. quero muito iniciar um grupo de jovens na minha igreja. com certeza não é fácil formar um grupo de jovens. onde frequento não tem muitos jovens, mas espero que possamos formar uma equipe unida e abençoada.li os comentários e também os bons conselhos deste site. espero que tudo de certo. Que os grupos possam crescer cada dia mais. Deus abençoe a todos.

  17. Ivonete Sousa

    Ótimas dicas, estou começando formar meu grupo com fé em Deus vai dar certo…

    • Olá Ivonete, estou torcendo para que seu Grupo Jovem dê muito certo.

      Grande abraço e fique com Deus!

  18. Ivonete Sousa

    Valeu as dicas,estou começando meu grupo, creio em Deus que dará tudo certo…

    minha turma eh um pouco difícil, mais nossa missão é mostrar-lhes o caminho.

  19. cauanne nalanda dos santos

    eu quero forma grupo de jovem

  20. José Roberto de Oliveira Marques

    Sou Assessor do Grupo de Jovens da Paróquia de Santo Antonio JUC (Jovens Unidos a Cristo) Borba-Am, e fico grato por ter esse artigo como base para me orientar e ajudar no crescimento deste Grupo. Fica aqui meu abraço a todos que lutam pela nossa juventude, que Deus em sua infinita bondade nos abençoe hoje e sempre.

    • Obrigado pelo Carinho José, precisando de qualquer coisa estou pronto a ajudar.
      Abraços e fique com Deus.

  21. oiii em nossa paroquia há um grupo de jovens chamado Unidos Pela Fé (U.P.F.) e é frequentado por muitos jovens de 15 a 29 anos, são cerca de 50 jovens nas reuniões e estamos com muita dificuldade em manter ele já tem mais de 2 anos nosso padre é super tradicional e não concorda com nada no grupo e estamos passando por muita provações ele nao concorda com o metodo que pregamos fazemos as dinamicas, as animações e a pregação e momentos o que possamos fazer? nos ajude … para que o grupo nao acabe estamos sofrendo muito!

  22. Edivam

    Já participei de um encontro q no qual foi falado sobre essas dicas aí. . Mais agradeco por vc esclarecer melhor. . Quero criar um grupo !!

    • Show de bola Edivam, tenho certeza que irá formar um excelente grupo jovem na sua comunidade, sempre atuante. grande abraço e fique com Deus!

  23. Elis Regina da Silva Lopes

    Eu e meu marido estamos pensando em formar um grupo de jovens em nossa comunidade, estamos vendo como começar, pois na nossa paróquia tem poucos jovens. Preciso saber mais sobre o assunto e dá o ponta pé inicial, com coragem e fé em Deus.

  24. Caroline

    Bom dia .. Esse blog me esta me ajudando em como guiar nosso grupo de jovens aqui da minha cidade, fiquei muito feliz de encontrar assuntos nos quais os jovens realmente querem ouvir .. e direcionamentos sobre esses encontros .. Adorei seu blog, estarei sempre acompanhando suas redes sociais para ficar por dentro. 😉 que Deus abençoe.

  25. hosana

    aqui na minha paroquia não temos grupo de jovens e eu sou aspirante a congregada Mariana e depois que cheguei do encontro nacional estou disposta a formar um Jam mais sou péssima e estou correndo atrás de ajuda e vaarias ideias na net e amei essa pagina

  26. evaní

    Obrigada ta me ajudando muito!

  27. Kaique

    Salve Maria Santissima !
    sinceramente eu não considero que todas essas dicas posam ser aplicadas e seguidas de uma efetiva qualidade em grupos de jovens . é presciso entendermos que não é necessário inventamos coisas extraordinárias . basta ter um objetivo : a maturidade e profundidade na fé , da doutrina , incultir o desejo de um ardor missionário ; do contrário , será apenas uma reunião de amigos. Até porque nossas comunidades já repletas de movimentos que buscam imitar os protestantes , em seu excessos sentimenalistas . aos irmãos na fé, paz e bem !

    • Olá Kaique! você diz ser algo mais simplista certo? Então, carinhosamente eu discordo! Para tudo tem que haver uma organização. No caso de grupos, da acolhida ao espiritual, tendo sempre foco em um objetivo e o caminho para chegar até ele. Obrigado pelo seu comentário.

  28. Jerónimo Simarte

    Eu sou de Moçambique, África.
    Foi me confiado a responsabilidade do grupo de jovens na minha comunidade, já a bastante tempo que não se fazem sentir os jovens e eu pensei que fosse um problema só nosso mas com os comentários postados cá vejo que é um assunto de jovens de quase todo o mundo.
    Estou feliz em poder contar com vocês para poder animar e direcionar os jovens a uma boa caminhada na fé e ao serviço da igreja para a nossa própria salvação e santificação. Salve Maria

  29. aqui na paroquia ja tem um grupo de jovens, porem a paroquia fica um pouco longe e o horário dele é complicado pra muitas pessoas das comunidades, então eu e uma irma estamos pensando em criar um grupo de jovens na nossa comunidade num horario que n atrapalhe o da paroquia e nem nas missas da comunidades, tornando mais acessível a presença dos jovens na igreja, e estou vendo dicas, irei comprar alguns livros, como ja sou coordenador dos acólitos, e ja lido com jovens a algum tempo, tenho formação litúrgica e ja fui coordenador auxiliar da perseverança( catequese de perseverança), creio que fundamentar ideias através do espirito santo por inspiração e também na experiência de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima