São Nicolau é o santo padroeiro das crianças e seu dia de festa é 6 de dezembro. Seu espírito generoso e amor pela juventude abriram o caminho para a tradição popular do Papai Noel presenteador celebrado pelo mundo inteiro.
Nascido em família rica e jovem órfão, Ele deu sua herança aos pobres, então dedicou sua vida para servir a Deus como padre, e depois como bispo. A história mais conhecida de São Nicolau é aquela onde ele secretamente jogou sacos de ouro em uma chaminé para ajudar as filhas de uma família pobre a se casar, em vez de serem vendidas como escravas.
Ele era admirado pelas pessoas da sua cidade, e seu lugar de sepultamento é ainda um local popular de peregrinação hoje. Ele é muitas vezes retratado como bispo na arte, geralmente cercado por crianças.
Vida de São Nicolau
A maioria das pessoas associa São Nicolau com Natal, Papai Noel e presentes. Mas, por quê? Como este Santo particular está conectado com o personagem lendário? São Nicolau nasceu no século 3 em Patara, que na época, era parte da Grécia, mas é agora Turquia. Ele foi criado em família cristã muito devota e rica.
Enquanto ainda jovem, os pais dele morreram em uma epidemia, deixando Nicolau como órfão. Nicolau deu sua grande herança aos pobres e necessitados. Quando ele tinha idade suficiente, foi ordenado padre, e depois se tornou bispo de Myra.
O povo de Myra o admirava por sua generosidade e amor das crianças. E também estava particularmente preocupado pela segurança dos marinheiros, desde que Myra era uma cidade portuária, e muitos dos aldeões iam ao mar para ganhar a vida.
Milagres de São Nicolau
Há muitas histórias sobre São Nicolau que mostram a característica dele de abnegação, assim como devoção dele para proteção de crianças. Uma história assim é de um pai pobre que não tinha dinheiro para oferecer como dote para casamento das filhas.
Naquela época, a mulher tinha que oferecer um dote ao noivo para ser considerada para casamento.
Quando o dinheiro do dote não estava disponível, a mulher seria considerada imprópria para casamento, e muitas vezes seria vendida como escrava. Este homem tinha 3 filhas e não tinha dinheiro para qualquer dos dotes delas. Horrorizado com a ideia de ter suas filhas vendidas na escravidão, o homem rezou por ajuda.
Ele ouviu falar da situação do homem, e em 3 ocasiões separadas, secretamente lançou uma bolsa de ouro pela chaminé do homem. As bolsas de ouro caíram nas meias e sapatos dos familiares que tinham os colocado próximo da lareira para aquecer.
O homem foi capaz de oferecer o dote que suas filhas precisavam para casar, salvando-as de terminar como escravas. Por causa desta história, crianças começaram a colocar suas meias e sapatos próximos de lareira na esperança que São Nicolau deixaria um presente para elas.
Outra história de São Nicolau é que ele uma vez viajando pelo mar para Terra Santa para ver onde Jesus tinha vivido e morrido. Enquanto na navegação, uma forte tempestade fez que as águas ficassem perigosas, e os marinheiros ficaram assustados.
São Nicolau rezou para que os mares se acalmassem, e rapidamente após, ele o fez. É devido a esta história que São Nicolau é considerado padroeiro dos marinheiros e aqueles viajando pelo mar. São Nicolau participou do Concílio de Nicéia em 325, no qual ele lutou contra a heresia que um homem chamado Ário estava espalhando.
Esta heresia dizia que Jesus o Filho não era igual a Deus o Pai. Muitos bispos ouviram Ário e estavam quase concordando com a posição dele, até que São Nicolau apresentou a verdade para eles, no ponto que bispos concordaram com Nicolau.
O Credo Niceno, que é recitado na missa católica, foi escrito em resposta para o que foi determinado como verdade neste concílio. São Nicolau morreu em 6 de dezembro, 343, em Myra. O corpo dele foi sepultado na catedral.
Devido à turbulência na terra, no ano 1067 suas relíquias foram transferidas para Bari, Itália, onde muitos deles permanecem hoje.
O corpo dele exala um óleo até hoje, chamado de maná de São Nicolau, que é considerado a ter propriedades curativas. O local do sepultamento dele em Bari é um ponto popular para peregrinações.
Você pode curtir isso:
- Que foi São Padre Pio
- Quem foi Padre Léo e qual sua importância para igreja e juventude
- Biografia completa do Pe Fábio de Melo
- Milagres de São Vicente de Paulo
- Quem foi Santa Clara de Assis
- Quem é o Padre Paulo Ricardo
- História de vida de Santo Agostinho
- Importância de Nossa Senhora de Fátima para os católicos
- Biografia completa do Padre Chrystian Shankar
- Padre Reginaldo Manzotti é exorcista
- História de milagres de São Judas Tadeu
- Padre Julio Lancellotti e a Pastoral do Povo de Rua
Dia de Festa
O dia de festa de São Nicolau é 6 de dezembro. O costume mais comum vem da história de entrega de sacos de ouro de São Nicolau através da chaminé, e muitas crianças vão deixar suas meias ou sapatos esperando receber um presente do Santo.
Em algumas linguagens, o nome São Nicolau parece similar com Papai Noel. Isto é uma parte de onde a tradição de Papai Noel entregando presentes para crianças originou.
São Nicolau na Arte e as Medalhas
São Nicolau é muitas vezes retratado na arte usando a roupa de um bispo, incluindo a mitra e cajado. Ele geralmente tem uma barba e por vezes é retratado com ouro em memória da história dele ajudando o homem com as 3 filhas.
Quando retratado em medalha religiosa, São Nicolau é quase sempre mostrado vestido como bispo com mitra e cajado.
Além disso, os pingentes de São Nicolau frequentemente o mostram com crianças ou 3 bolas ou laranjas. Este Santo é padroeiro de crianças, marinheiros, banqueiros, órfãos, pobres, mulheres não casadas, escravos, e estudantes.
Oração de São Nicolau
Deus de alegria, nós agradecemos a Ti pelo Teu servo, o bom Bispo Nicolau. Ao amar os pobres, ele nos mostrou Tua bondade; cuidando de Teus filhos, ele revelou Teu amor. Deixe-nos pensativos sem necessidade de recompensa para que nós também possamos ser bons seguidores de Jesus.
Oração para Crianças
Deus, nós rezamos para que pela intercessão de São Nicolau, Tu vai guiar e proteger nossas crianças. Mantenha-as seguras de todo mal e ajude-as a crescer para se tornar discípulos amorosos de Jesus aos Teus olhos.
Dê a elas forças para sempre amadurecer em uma fé mais profunda em Ti, e para manter viva a alegria na Tua criação. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!