Onde o Desânimo Espiritual Aparece na Bíblia, Como Vencer o Desânimo Espiritual Segundo a Fé Católica

Desânimo Espiritual ❤️ O que leva a esse desânimo

Como formar um grupo jovem na igreja católica

O que leva uma pessoa ao desânimo espiritual do católico? Segundo Salmo 42:11, “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”. Sentir desânimo espiritual é algo comum, todos sentem isso em algum momento.

As pessoas vivem em um mundo caído onde tentam trazer o Reino de Deus para a Terra através das orações delas. Os sentimentos obscuros podem dominar as pessoas quando estão emocionalmente para baixo, mas precisam perceber que mesmo os maiores dos santos se sentiram desencorajados.

Os famosos pregadores como Charles Spurgeon e evangelistas poderosos como Billy Graham ficaram desencorajados.

Uma história famosa é que o diabo um dia estava leiloando as ferramentas dele. Elas tinham preço muito alto, preguiça, orgulho, ódio, inveja e ciúme. Uma ferramenta não estava à venda. Uma pessoa perguntou, “Por que esta ferramenta não está para venda?”.

Satanás sussurrou, “Eu não posso me livrar dela. É minha ferramenta chefe, o desânimo! Eu posso forçar a abertura de qualquer coração com esta ferramenta, e uma vez que eu estiver dentro, eu posso fazer qualquer coisa que eu quiser!”.

Todos vão encontrar a ferramenta do diabo do desânimo, mas os fiéis não podem viver neste lugar sombrio. Devem aprender a resistir ao diabo e confiar na libertação de Deus.

Situação do João Batista

João Batista enfrentou desânimo enquanto na prisão. Ele era um homem de Deus que estava enfrentando dúvidas na cela escura de prisão. Ele perguntou a Jesus, “E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos, a dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.”, Mateus 11:2-6.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Certamente, João deve ter sabido quem Jesus era, mas havia uma grande guerra contra este precursor e profeta de Deus. Ele teve que guardar seu coração contra ofensa e incapacidade de entender. Mas Jesus o honrou em seu momento mais fraco e disse que não havia alguém maior do que João.

Você pode curtir isso:

Como Superar Desânimo Espiritual na Própria Vida?

Josué 1:9, “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”.

Há vários princípios que se pode aplicar na vida para superar a ferramenta do desânimo espiritual. Aqui estão as 6 maneiras para resistir e superar desânimo:

  • Desistir do direito de entender – As coisas acontecem que não se entende totalmente. Nestes momentos o fiel deve renunciar seu direito de entender, e escolher confiar em Deus de todo coração. A fé deve vir antes do entendimento. Os caminhos Dele são mais elevados, Ele está no controle, e Ele vai cuidar dos fiéis. Isaías 55:9, “Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”.
  • Medir o sucesso pela obediência, não pelo sucesso externo – As pessoas muitas vezes olham para números e conquistas exteriores, mas Deus enxerga as coisas de forma diferente. Ficar focado na obediência para o que Deus disse para cada um fazer, e não comparar a si com outros. Deus vê o valor de cada pessoa e fica alegre com isso.
  • Rezar diariamente a Palavra de Deus sobre a própria vida – É fácil notar que ao ficar desanimado, como diferente se sente após Deus falar com o coração através da Palavra Dele. É como se uma luz se acendesse e dissipasse a escuridão. Quando os católicos leem e rezam a Palavra Dele podem ter um diálogo vivo e ativo com Ele no próprio coração.
  • Escolher ser fiel – Deus é fiel e Ele valoriza a fidelidade. Procurar pelo “bem feito” Dele na própria vida. Buscar ser fiel sobre algumas coisas e com o que está nas mãos agora. A descoberta é melhor administrada pelos fiéis.
  • Aprender o hábito de agradecer – É difícil ser desanimado com um coração grato. Lembrar-se do que Deus fez na vida no passado, e encorajar a si na história com o Senhor. Desânimo espiritual é uma perda de perspectiva. Ele vai completar a boa obra no católico.
  • Resistir ao desânimo em nome de Jesus – Os católicos estão em uma batalha espiritual, e há um espírito de desânimo que se pode resistir em nome de Jesus. A escuridão está cobrindo a Terra, mas há o poder em nome de Jesus para resistir ao diabo.

Desejo de Deus

Deus deseja usar cada fiel como voz Dele e luz neste mundo sombrio. Será então a voz Dele para os próprios amigos e próximo? Vai ser a voz Dele no trabalho e cidade? Ele pode quebrar o espírito de desânimo sobre a vida deste fiel em nome de Jesus e oferecer grande alegria no amor Dele.

Não ter medo ou ficar desanimado espiritualmente. Ele está junto a cada fiel. Acreditar e confiar em Deus mesmo se não entender tudo, caminhar na obediência minuto a minuto, rezar diariamente a Palavra de Deus sobre a vida e ser fiel em coisas pequenas. Agradecer em oração e resistir ao desânimo em nome de Jesus. Colocar esperança em Deus.

Oração para Superar Desânimo Espiritual

Querido Senhor, obrigado por clamar vitória sobre o pecado e morte eterna. Obrigado porque nós podemos ter paz hoje, por causa da segurança que nós temos em Ti e sacrifício Teu. Nós compartilhamos que temos muitos fardos e provações, mas Tu nos disseste para ter ânimo porque Tu venceste este mundo.
Nós colocamos nossos desânimos diante de Ti hoje. Pedimos que levemos cada pensamento cativo a Ti e que nós resistamos aos ataques do diabo e nossa carne. Tu és soberano e nós podemos confiar em Teu plano perfeito. Ajude-nos a não caminhar derrotados, mas caminhar com confiança eesperança e encorajamento que Tu nos amas e vai adiante de nós. Tu és nossa esperança.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica