O que são os Franciscanos, qual história, como é o voto de pobreza, o que é o TAU, trabalho e missão dentro e fora da igreja
O que são os Franciscanos, qual história, como é o voto de pobreza, o que é o TAU, trabalho e missão dentro e fora da igreja

Franciscanos, saiba quem são, história, oração e missão na igreja

O que são os Franciscanos? Dia 4 de outubro é a festa de São Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana. São Francisco de Assis ficou tão comovido com uma homilia sobre Mateus 10:9 em 1209 que ele decidiu tomar isso literalmente e vender tudo que ele tinha, e a partir de então viveu na pobreza.

Esta transformação radical levou Francisco a mendigar, não usar sapatos e apenas uma roupa marrom esfarrapada. Depois que ele começou a pregar o arrependimento, outros se juntaram a ele, incluindo Bernardo de Quintavalle (um cidadão proeminente de Assis). O governo mais antigo de Francisco incluía apenas manuscritos bruscos sobre as referências bíblicas para adesão à pobreza evangélica.

Quem são os Franciscanos da igreja católica
Saiba quem são os Franciscanos da Igreja Católica

Reformas e Ramificações

Papa Leão X trouxe regulamentos rigorosos sobre a ordem franciscana original, a Ordem dos Frades Menores (ou Observantes) durante o papado dele no século 15.

Por causa disso, surgiram muitas ramificações dos franciscanos, em especial na resposta para as demandas dele, mas também devido à causa da Contrarreforma, que rivalizava com jesuítas.

Os franciscanos desta era sofreram martírio e lidaram com problemas sócio-políticos em relação à Revolução Francesa e secularizações alemãs.

Há 3 ordens de franciscanos que incluem subdivisões, assim como afiliações específicas. A Primeira Ordem inclui 3 ramificações. A Segunda Ordem é a Ordem de Santa Clara, ou Clarissas, que é um grupo de religiosas. A Terceira Ordem inclui 2 ramificações.

História das Ordens Franciscanas e Organizações

Em torno de 1525, um grupo de franciscanos desejava viver uma regra mais estrita do que a Ordem dos Frades Menores original que São Francisco de Assis fundou.

Eles acreditavam que era realmente intenção de Francisco para eles, então viver votos mais austeros de pobreza e oração do que foi registrado na época.

Os Capuchinhos receberam seu nome por causa dos seus longos capuzes marrons, que se tornou seu hábito de assinatura.

Os Conventuais são uma ordem mais nova, com base na vida e espiritualidade de São Maximiliano Kolbe e têm a maior concentração de frades na Polônia (mas estão localizados pelo mundo todo).

São Francisco fundou os franciscanos seculares em 1212 para aqueles que não vivem em comunidade religiosa, ainda desejavam seguir o caminho franciscano da vida.

Os franciscanos da Terceira Ordem tomam votos religiosos e vivem em uma comunidade, e são desafiados para viver uma vida integrada através da oração, comunidade, e seu ministério para servir os pobres, jovens negligenciados e desfavorecidos, os impotentes, pessoas necessitadas e idosos.

Outros grupos associados incluem os Mínimos, que são um grupo de eremitas que incluem frades mendicantes, freiras contemplativas, e terciários leigos, fundado por São Francisco de Paula.

Outros terciários incluem a Sociedade da Expiação, Frades Franciscanos da Imaculada, Frades Franciscanos da Renovação, Franciscanos Internacionais, e Frades Franciscanos da Palavra Eterna, famosamente fundado por Madre Angélica.

Como é a ordem dos Franciscanos e qual sua missão junto a comunidade
Como é a ordem dos Franciscanos e qual sua missão junto a comunidade

Santos da Igreja

São os Santos da Igreja em destaque com os franciscanos:

Votos e Carismas dos Franciscanos

Os franciscanos conventuais estão em desacordo com o terciário enclausurado sobre viver em comunidade versus proclamar o Evangelho até os confins da Terra.

Eles fazem os votos tradicionais de pobreza, castidade, e obediência com uma ênfase em servir os pobres e marginalizados em suas comunidades.

Além destes votos tradicionais, que a maioria das ordens franciscanas e afiliados aderem, os Capuchinhos adotaram uma maneira mais eremítica, adotando extrema austeridade, simplicidade, e pobreza, incluindo mendicância e recusa a até tocar o dinheiro, muito menos aceitar.

Naturalmente, o carisma marcante dos franciscanos é a pobreza. Não apenas vivem uma vida de pobreza de várias formas, dos votos tradicionais para adoção mais extrema eremítica de mendigar e recusar controlar dinheiro ou ter qualquer coisa diferente do que sua roupa, mas também trabalham com firmeza pela causa dos pobres e desprivilegiados.

Franciscanos muitas vezes trabalham em hospitais, escolas, comunidades, cozinha de sopa, paróquias, e variedade de outros locais, mas seu coração está sempre com aqueles que sofrem de pobreza situacional ou geracional.

A maioria dos franciscanos, seja com voto ou afiliados, também vive o desejo de São Francisco de pregar o Evangelho a todos, proclamando a misericórdia e amor de Deus.

Isso é por amor a Deus e outros, assim como zelo para fazer conhecido quem Deus é, e a verdade para o povo ser atraído. Muitos também gastam abundância de tempo fazendo atos de penitência, e rezar em solidão como intercessores daqueles a quem Deus os envia ao longo da jornada da vida.

Obras e Vestuário dos Franciscanos

Além de obras de misericórdia muito visíveis para os pobres, franciscanos vivem uma vida de penitência que inclui oração, jejum, e esmola.

A maioria do seu trabalho centra em torno de viver entre os sem lar e pobres, muitas vezes trabalhando em abrigos de pessoas sem casa ou cozinha de sopa.

Alguns fazem evangelização de rua em bairros pobres, e ouros focam em organização de retiros de renovação ou mesmo pregações públicas.

E são muitas vezes sintonizados com a criação e promovem administração dos recursos naturais, assim como vida animal e vegetal.

Franciscanos variam em vestimentas que usam, mas há consistência em certos acessórios. O hábito é geralmente marrom em cor, embora alguns sejam branco ou cinza.

É um manto de comprimento total projetado para imitar aparência e uma cruz.

Principalmente feito de lã crua, é amarrado na cintura por um cordão branco. 3 nós na corda significam os 3 votos de pobreza, castidade e obediência. Capuchinhos também têm um capuz em suas vestes.

Franciscanos são uma das ordens mais populares e amadas entre católicos e não católicos. Por causa de seu chamado para cuidar da criação e fazer trabalhos de misericórdia para os pobres e doentes, pessoas são fascinadas pela história de São Francisco de Assis e sua visão original, assim como os movimentos que têm sido desenvolvidos para promover um estilo de vida de santidade e evangelização.

Ensinamentos de Francisco

É o que São Francisco de Assis fez, e é o que ele faz para os fiéis uma vez que os mesmos são apanhados na vida e ensinamentos dele.

Ele faz cada um florescer, onde quer e quem for. E as pessoas florescem porque enxergam em Francisco o que poderia acontecer se abraçassem a bondade transbordante de Deus revelada em tudo que existe, e permitir que este abraço mude cada um.

O seguinte é adaptado de Surroundedby Love: SevenTeachingsfrom Saint Francis, por Murray Bodo.

  • Primeiro Ensinamento – A Maravilha da Encarnação.
  • Segundo Ensinamento – Pobreza Evangélica.
  • Terceiro Ensinamento – Viver o Evangelho.
  • Quarto Ensinamento – Vá e Repare a Casa de Deus.
  • Quinto Ensinamento – Paz.
  • Sexto Ensinamento – Casa de Deus É Toda a Criação.
  • Sétimo Ensinamento – A Alegria do Humilde Louvor e Serviço de Deus.
  • Ensinamento dos Ensinamentos – Amor.

Diferença Entre Franciscano, Jesuítas e Dominicanos

Jesuítas são uma organização única com sede em Roma. E dividem o mundo por região em assistências, que são então divididas em províncias.

Jesuítas individuais relatam para seus superiores imediatos, que relatam para seus superiores para cima na linha para Superior Geral, que é chefe da organização e se reporta ao Papa.

Franciscanos, por outro lado, não são organização única, mas são muitas organizações que têm suas raízes em São Francisco.

As 3 mais proeminentes ordens franciscanas são Ordem dos Frades Menores, dos Capuchinhos, e dos Observantes, que são também chamados de Frades Franciscanos.

Embora todos os jesuítas sejam homens católicos, os franciscanos têm ordens femininas, e ordens protestantes.

A Ordem Dominicana, ou também conhecida como Ordem dos Pregadores, foi aprovada via Bula Papal em 1216, por Papa Honório III.

Esta ordem pegou seu nome de seu mentor e fundador, um padre espanhol Domingos de Caleruega. Esta Ordem foi principalmente centrada na educação da fé assim como pregação do Evangelho.

Sacramental do Tau de São Francisco usado pelos Franciscanos

Por que os franciscanos muitas vezes usam a cruz de Tau ou usam em suas obras de arte? Qual é o significado da cruz de Tau? Tau é a última letra do alfabeto hebreu e é considerado símbolo com o qual Ezequiel marcou aqueles escolhidos por Deus (Ezequiel 9:4).

Papa Inocêncio III abriu o Quarto Concílio de Latrão em 1215 (que foi muito importante para São Francisco) com uma homilia sobre esta passagem da Escritura.

São Francisco de Assis eventualmente assinou suas cartas não com nome dele, mas com este símbolo. Muitos franciscanos usam essa cruz em um pedaço de couro, e programas de peregrinação franciscana muitas vezes começam por dar a cada participante tal cruz.

Isso representa uma jornada nunca completada deste lado do céu. Tau lembra os católicos do dizer de São Francisco, “Vamos começar de novo”.

Assuntos católicos relacionados

Orações Feitas pelos Franciscanos

Abaixo segue algumas Orações de São Francisco 2023 e outros santos católicos feita pelos Franciscanos:

Oração da Paz

Senhor faça de mim um instrumento da Tua paz. Onde houver ódio, deixe-me semear o amor. Onde houver ferimento, perdão; Onde houver discórdia, união; Onde houver dúvida, a fé; Onde houver erro, verdade; Onde houver desespero, esperança; Onde houver escuridão, luz; Onde houver tristeza, alegria.
Ó, Divino Mestre, fazei que eu não procure tanto ser consolado quanto consolar: ser compreendido, como compreender; Ser amado, como amar: pois é dando que se recebe, é perdoando que somos perdoados, e é morrendo que nascemos para vida eterna. – Atribuído a São Francisco de Assis.

Bênção de São Francisco

Que o Senhor te abençoe. Que o Senhor te guarde. Que Ele mostre o rosto Dele para você e tenha misericórdia. Que Ele volte para você o semblante Dele e lhe dê paz. O Senhor te abençoe.

Bênção de Santa Clara

O que você segura, que você sempre segure. O que fizeres, que faças sempre e nunca abandones. Mas com passo rápido, passo leve, pés firmes, de modo que nem mesmo seus passos levantem poeira, que você possa avançar com segurança, alegria e rapidez, no caminho da felicidade prudente, não acreditando em nada, não concordando com nada, que dissuadir desta ou daquela resolução vos colocaria uma pedra de tropeço no caminho, para que possais oferecer os vossos votos ao Altíssimo na busca daquela perfeição a que o Espírito de Deus vos chamou.

Isso a gente recomenda:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

O G20 e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

O G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

Veja uma análise completa sobre o G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na igreja católica. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner para entrar no grupo dos jovens católicos no whatsapp