Penitência Católica Significado, Onde Se Fala na Bíblia Sagrada, Penitência Católica É um Sacramento, Tipo de Penitência Católica, o que É Pagar uma Penitência, Jejum É Penitência, Penitência para Alcançar uma Graça Funciona Mesmo

Penitência Católica ❤️ Veja o significado e objetivo dela

Medalhas de São Bento Originais

Através do processo de reconciliação, penitência, uma pessoa é reconciliada com a Igreja e continua a viver como discípulo de Jesus Cristo. A reconciliação é oficialmente chamada de Sacramento da Penitência Católica. No passado, era também chamada de Confissão.

Estes títulos são todos aspectos do significado do Sacramento. O Sacramento da Penitência católica é uma celebração do amor e misericórdia de Deus. E celebra o chamado ao arrependimento depois do processo de conversão do coração. Isso inclui confessar os pecados e receber o perdão de Deus através do ministério do sacerdote. Por meio deste processo, a pessoa é reconciliada com a Igreja e segue a vida como discípulo de Cristo.

Já a penitência católica, durante o Ano Jubilar, a Igreja, focou a atenção na pessoa de Cristo, o Senhor e Salvador. O Santo Padre, o Papa João Paulo II, exortou todo o povo de Deus a crescer em conformidade com Cristo, que conduz cada um ao Pai através do dom do Espírito Santo.

Práticas Penitenciais

Uma forma importante de crescer no Senhor é observar as práticas penitenciais, penitência católica, que fortalecem as pessoas para resistir à tentação, permitem expressar a própria tristeza pelos pecados que cometeram, e ajudam a reparar a lágrima causada pelo pecado das pessoas.

Práticas penitenciais levam muitas formas, como se desculpar com uma parte ferida, curar divisões nas famílias, jejuar durante a época da Quaresma, ou graciosamente aceitar as tarefas servis da vida. O propósito da penitência não é diminuir a vida, mas enriquece-la.

Jesus, no Evangelho de Mateus, chama os fiéis a rezarem, jejuar, e dar esmolas: “quando orares, não sejas como os hipócritas”, “quando jejuas, não fiques triste”, “quando deres esmola, não deixe a sua mão esquerda saber o que a direita está fazendo”.

Como Igreja, as pessoas ponderam e oram sobre este chamado a cada Quarta-Feira de Cinzas. De modo mais profundo, os 3 exercícios espirituais identificados por Jesus são direcionados para cultivo dos relacionamentos.

10 Obras de Penitência Católica

Como cristãos, é responsabilidade da vida toda buscar se conformar com Cristo. A Igreja oferece o período da Quaresma como momento para concentrar mais seriamente nas práticas que levam a crescer no discipulado e avançar na vida espiritual. Aqui estão as 10 formas de penitência da tradição cristã.

Desistir do Pecado

Isso é simples, se for errado, não fazer! Disciplina nas coisas pequenas faz dos fiéis fortes para quando enfrentam desafios maiores. Este é o momento para eliminar os hábitos pecaminosos, aparentemente inconsequentes, que se infiltram na própria vida, as mentirinhas, pegar coisas que ninguém perceberá, exagerar, e espalhar fofocas.

Rezar

A oração é a conversação que exige falar e ouvir. Se tende a falar mais do que ouvir, tentar meditação silenciosa ou adoração. Se ficar distraído juntar-se à comunidade para missa diária ou em grupo de oração ou de estudo da Bíblia. Sente as palavras se perderem quando se trata de rezar? Tentar a memorização, um salmo ou um dos cânticos do Evangelho da Liturgia das Horas, faz uma oração da Escritura disponível sempre.

Jejuar é uma forma de penitência católica

O jejum intermitente está em alta. Mas colocar um foco espiritual nesta tendência. Ao invés de jejuar para emagrecer, considerar que jejum é uma tradição antiga destinada a fortalecer a mente, o corpo e a relação com Deus. Por limitar não apenas o que, mas também quando come, coloca confiança em Deus ao invés de comer sempre que desejar ou sempre que o alimento estiver próximo.

Fazer Boas Obras

Pelo bem dos outros, limpar-se, descarregar a máquina de lavar louças no escritório. Pelo bem do ambiente, trazer o copo para tomar café de casa, ao invés de usar descartáveis, não recorrer às sacolas de supermercado, e muito mais.

Banner Terço de São Bento Original

Dar Esmolas é uma forma de penitência católica

Muitas caridades tornam possível fazer a doação através de inscrição regular. Este tipo de comprometimento aumenta o senso de pertencimento e torna possível para organizações planejarem sua programação e serviços.

Abster-se é uma forma de penitência católica

Pelo ano, todos os católicos que têm 14 anos ou mais são obrigados a abster da carne nas sextas-feiras. É permitido substituir outras boas ações para abstinência de carne, mas isso parece ter levado a muitos a esquecerem completamente. Além de abster de um alimento desejável por um ou mais dias durante o período, a Quaresma é um excelente momento para reivindicar as sextas-feiras como memorial da morte salvadora de Cristo na cruz.

Você pode curtir isso:

Cumprir com os Deveres da Vida

Por vezes recusa convites para socializar com a equipe, falta na academia, ou não pode encontrar tempo para fazer um compromisso voluntário contínuo? Poderia ser que já está fazendo os próprios deveres da vida!

Em contraste, se as responsabilidades primárias e relações estão sofrendo porque está muito ocupado com coisas periféricas, pode ser o momento de desacelerar e recalibrar.

Ler Profundamente

Neurocientista Maryanne Wolf esteve pesquisando como o cérebro desenvolve diferentes habilidades quando na leitura impressa do que online. Os leitores online cobrem mais conteúdo, mas folheiam em vez de ler profundamente.

Como isso importa? O leitor online não tem tempo para reter complexidade, entender os sentimentos do outro, perceber a beleza, e criar pensamento de si.

Ler um livro impresso na Quaresma 2023 pode melhorar a concentração, lembrar sobre pensar criticamente, e desenvolver empatia pelos outros, tudo que pode ajudar a se tornar um discípulo melhor.

Controlar o Desejo por Posses

Marketing é sobre psicologia e poder de persuasão. Na época da mídia social, os vendedores são chamados de influencers.

Se utilizar mídia social, silenciar os favoritos influencers e se submeter à influência da oração, ao invés.

Controlar o Desejo por Entretenimento

O entretenimento muitas vezes oferece um descanso agradável, mas os serviços de streaming atuais fazem a distração disponível a qualquer momento, 24 horas por dia. Suspender, limitar, ou agendar o streaming para que o entretenimento não abafe os sentimentos desconfortáveis que o fiel poderia levar para Deus em oração.

Conheça o e-book que ensina você a Formar um Grupo de Jovens Católicos na sua Igreja!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica