Catequese para adultos, saiba o que é, importância e com iniciar na sua paróquia
Catequese para adultos, saiba o que é, importância e com iniciar na sua paróquia

Catequese para adultos, saiba o que é, importância e com iniciar

Rito da Iniciação Cristã de Adultos, RICA, se caracteriza rito direcionado para iniciação do adulto em vida cristã, sobre a catequese para adultos. De fato compreende o tempo e também etapas e celebrações com foco em recepção de Sacramentos do Batismo, ainda a Confirmação e por último a Eucaristia.

Mas, estes não se mostram ponto da chegada, e sim da partida a viver fé e vida cristã. Em execução do RICA há etapas ou itinerário. A serem feitos os passos, oferecidos de maneira pedagógica e que foca em conhecimento e adesão para fé cristã do candidato, e então suas consequências.

RICA com os ritos celebrativos dele, seus conteúdos, e símbolos, possui como meta mostrar e preparar este candidato para fé cristã e adesão dele para comunidade. Se encontra nas etapas organizado, da seguinte maneira:

  • Kerigma, pré-catecumenato – Tempo de conversão.
  • Catequese para adultos e eleição – Tempo de preparação.
  • Purificação e iluminação, mistagogia – Tempo de recepção de Sacramentos.
Catequese para adultos, saiba o que é, importância e com iniciar na sua paróquia
Catequese para adultos, saiba o que é, importância e com iniciar na sua paróquia

Etapa de Conversão e de Preparação

Sobre a etapa de conversão, nessa fase pede o candidato a ser recepcionado, e a instituição do catecumenato é estabelecida. O que é falado, “curso de…”, e começa ao anúncio inicial, kerigma. Encontros iniciais. É aqui que ocorre celebração da acolhida, como ainda apresentação para comunidade dos candidatos.

De fato, nessa celebração, eles anotam nomes em livro de registro do compromisso, recebendo cruz, símbolo de seguimento a Cristo.

Vai depender o tempo desta etapa de contexto e andamento de cada comunidade ou grupo. É este pedido chamado também de pré-catecumenato.

Em relação à etapa de preparação, é o período em que recebe o candidato a sólida catequese de conteúdos associados com fé cristã. Trata-se de preparação longa e intensiva. Aqui os conteúdos normalmente estão ligados com noções de liturgia, Bíblia, Credo, espiritualidade e Sacramentos.

Ocorre pelo final desta fase o rito de eleição, em que o candidato assume em celebração de forma mais concreta a própria adesão para fé e comunidade. Recebe a Palavra de Deus, a Bíblia, que a vida orienta. Esta fase é chamada ainda de catecumenato, eleição ou Catequese.

Etapa de Recepção de Sacramentos

Trata-se da última e terceira etapa de processo, se caracteriza no recebimento de Sacramentos do Batismo, Eucaristia, Confirmação. É admitido o candidato em fé católica e então pertence a isso, porém, a vida cristã dele se mostra mais ampla e vivida segundo eclesial contexto, em que se encontra inserido.

Finalizou o processo do RICA, inicia etapa nova da vida do indivíduo e esta vai depender do que oferece a comunidade eclesial. Com seus ritos, esta etapa é ainda denominada Purificação e Iluminação.

A etapa normalmente é sugerida para vida em tempo pascal com sua própria dinâmica inteira, portanto, quaresma, Páscoa, e mais, e também recebe denominação de Mistagogia.

Já que se fala que adquiriu o candidato a experiência e especial aquisição cuja degustação viveu e sentiu à flor da pele, observando o belo, bom, o lindo da fé e vivência cristã e de mistérios de Jesus.

Na realidade, mistagogia se mostra algo que o indivíduo experimenta a viver na própria vida e que no interior e partindo da reflexão concreta e também concreto engajamento, leva-o a conferir passos como ainda para estreitamento do relacionamento com Cristo e dos laços da comunhão.

O que se fala, pessoal encontro com Jesus. De fato, isto altera a vida, e modo de viver, sentir, enxergar tudo.

Catequese para Adultos – Processo do RICA e a Comunidade

A catequese para adultos é importantíssima para Igreja Católica. Partindo do processo rico de RICA, então como vivenciar isto nas próprias comunidades eclesiais? Trata-se do desafio! Algo que necessita ser realizado imediatamente, ter consciência deste processo.

Na sequência, levar os membros todos, movimentos, grupos, assembleia litúrgica, pastorais, para conhecer, entender, e auxiliar na construção do processo.

Os fiéis ficam sozinhos e também sem ânimo, sem isso. Ou seja, é ousada proposta! E sobre o método dos encontros, os conteúdos? Conteúdo é de acordo com cada realidade eclesial. Existe grande riqueza. Mas, o que a CNBB orienta nos documentos, em especial da catequese, oferece leque ótimo nesse quesito.

Sobre o método, mais uma riqueza que existe nas igrejas, no entanto, atualmente, há 2 métodos, bem indicados pelos bispos, método de iteração fé e vida, e leitura orante bíblica.

Essa leitura, portanto, léctio divina. Já em relação ao método, então, iluminar, ver, celebrar, avaliar, agir, que já se mostra método utilizado por catequese e se resume algo de modo típico de tradição latino-americana.

Esta maneira de proceder pode ter aplicação para Primeira Eucaristia e Crisma? A resposta é sim, pois o Batismo, Crisma, Eucaristia estão dentro do processo de RICA. De fato, é o Rica.

Já os conteúdos oferecidos e método devem respeitar sua própria metodologia segundo cada situação, idade, contexto, realidade, conforme os bispos orientam.

Existem dioceses que utilizam RICA e editoras católicas publicaram já livros apresentando experiências destas dioceses, assim como dos especialistas que são desta área.

Sendo o ideal que cada um siga a construir a sua trajetória, a anotar experiências, sabedoria acumulada, e então, possa oferecer material bem feito que auxilie em seguintes anos de maneira aberta e também flexível.

RICA – Proposta

Na realidade, é uma proposta o RICA. Não se trata de um curso, máquina de gerar cristãos prontos e maduros, e não é mapa da mina, porém, tão apenas proposta de apresentar a fé e vida cristã.

Um modo solene e consciente para acolhimento dos que desejam “por atração” a vida da fé cristã como também aderir a Jesus e Igreja Dele.

Não se resume a solução dos problemas ao cristão meio-católico, cristão não engajado, católico relaxado, cristão afastado, porém, tão somente uma proposta de acolhimento e formação daquelas pessoas que desejam ser cristãs, pedindo a fé da Igreja.

RICA possui tempo, objetivos, duração, próprias metas e aquele que usar dele tem dever de ter clareza disto. Ao passo de ritual, Santa Sé por meio de CNBB, fez publicação do livro a conter os passos todos, celebrações, ritos e mais. A sugestão é ler tal material, que é tão rico.

Catecumenato – O que É?

Pastoral do Catecumenato Adulto, de modo diferente de específicas pastorais da Primeira Eucaristia, Crisma, Batismo, procura oferecer preparação a estes sacramentos aos indivíduos que passaram já a idade média de turmas destas pastorais, também que não possui de fato os 3 sacramentos.

Considera-se para tal efeito o adulto, os indivíduos maiores de 18, no entanto, não se exclui sem analisar as situações que não se enquadrem aqui.

Por meio do programa do catecumenato que obedece proposta linha em RICA, tal pastoral o desafio encara de dias presentes, se resumindo intermediária da Graça de Deus aos adultos todos que querem se aproximar de Sacramentos da Iniciação Cristã, através de autêntica formação e testemunhal para despertar o desejo no coração para servir a Deus na vida particular, comunitária, social, familiar.

Catequese para Adultos – Modelo de Roteiro

Um modelo de roteiro em relação à catequese para adultos. Há necessidade de roteiro? No momento inicial, a ideia pode ser não ficar preso em determinado material. Já no segundo momento, existem reservas sobre a qualidade dos materiais encontrados.

Muitas vezes são materiais associando ideologia política com abordagem fraca para doutrina católica. De modo resumido, não apresentam preocupação na instrução do catecúmeno. Mesmo sendo somente iniciação cristã, a catequese de adultos deve ir além do encontro semanal de diálogo.

O roteiro aqui deseja também indicar “pano de fundo” para que cada um possa dimensionar e ainda adequar às necessidades que aparecerem. No entanto, preocupar-se com informação e formação em relação aos catecúmenos.

Um roteiro à catequese de adultos se encontra na disposição à fase de 1 ano com 43 encontros, aproximadamente, 1 encontro semanal. Tais encontros podem se adequar para os calendários futuros.

Roteiro – Catequese para Adultos

É apresentada a quantidade de dias, e também conteúdo proposto:

  • A Fé – 1 dia.
  • Bíblia, História da Bíblia, Como Ler a Bíblia Capítulos e Versículos – 3 dias.
  • A História da Criação – 1 dia.
  • A História da Salvação, Abraão, José, Moisés, Os 10 Mandamentos – 2 dias.
  • Celebração do Éfeta – 1 dia.
  • Promessas da Vinda do Messias – 1 dia.
  • A Boa Nova (Evangelho) – 1 dia.
  • Jesus É o Salvador – 1 dia.
  • Jesus É Deus (Trindade) – 1 dia.
  • Os Sinais de Jesus – 1 dia.
  • Jesus Funda Sua Igreja – 2 dias.
  • O Pai Nosso – 2 dias.
  • O Creio – 4 dias.
  • O Pecado (Por que Sofremos) – 1 dia.
  • Os Sacramentos – 10 dias.
  • A Santa Missa – 2 dias.
  • Os 10 Mandamentos – 2 dias.
  • A Salvação – O Céu/Inferno/Purgatório – 2 dias.
  • Os Santos/Imagens – 2 dias.

Esse roteiro se mostra um modelo para que possa usar como base ou até seguir se considerar adequado. É possível usar vários materiais para então preparar o encontro de catequese.

Assuntos católicos relacionados

Conclusão – Roteiro para Catequese para Adultos

Considerar que o roteiro proposto começa no primeiro domingo depois da Páscoa. O término tem previsão de 1 ou 2 domingos anteriormente a celebrar a Páscoa.

Não ficam evidenciadas neste roteiro, celebrações de apresentação de catecúmenos, e nem de escrutínio, que acontece normalmente 3 domingos anteriormente à Páscoa.

Na realidade, a catequese de adultos deve ser ambiente de acolhida, para aproximação, no entanto, principalmente apresentação de Jesus Cristo. Formação se caracteriza o processo da instrução ao catecumenato.

E então, é processo da instrução? É necessário lembrar que se fala aqui da iniciação cristã, que vai ao Batismo fluir, na Confirmação, na Eucaristia.

Deve o desenvolvimento da catequese, de qualquer modo, ocorrer até Sacramentos. Certamente no caso da catequese dos adultos não é de fato diferente.

Um fator que deve ser levado em conta pelos catequistas dos adultos assim, não subestimar inteligência de catecúmenos. Pois eles já chegam com uma bagagem.

Foto: http://www.freepik.com/

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Ser chamado de Beata ou Beato deve ser considerado um elogio para os jovens católicos

Ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos, saiba o real significado

Descubra por que ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos - Saiba o significado e sua importância. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico