Discipulado Católico Existe

Discipulado Católico Existe ❤️ objetivos, como é feito, tempo que dura

Banner dos Santos Terços Católicos

O discipulado católico se refere a uma abordagem comprometida com viver uma vida cristã na Igreja Católica. O termo é geralmente aplicado aos católicos que sinceramente tentam viver segundo as instruções oferecidas por Jesus no Novo Testamento.

Os Bispos católicos do Estados Unidos, por exemplo, descreveram os discípulos como aqueles que “fazem uma decisão firme e consciente, realizada em ação, de serem seguidores de Jesus Cristo não importando o custo para si”.

Escolha Consciente e Ações Cristãs

Uma das características do discipulado católico é que exige uma escolha consciente sobre seguir uma vida cristã. Assim, é um comprometimento que envolve mais do que meramente participar da missa e outras observâncias católicas de maneira passiva.

O católico que demonstra discipulado exercita a disciplina em buscar observâncias espirituais, como oração ou jejum, assim como boas obras. De fato, todos os aspectos da vida cristã devem ser executados com senso de propósito.

O discipulado católico é visível para observadores principalmente nas ações cristãs, ou boas obras, realizadas pelo indivíduo. Tais ações demonstram o comprometimento individual para ajudar outras pessoas de várias formas. As práticas católicas tradicionais são “obras corporais de misericórdia”, incluindo alimentar os famintos, abrigar desabrigados, e vestir os nus, e as “obras espirituais de misericórdia”, incluindo converter pecadores, confortar os aflitos e perdoar feridas.

Realizar tais ações é considerado uma maneira de seguir o exemplo de Jesus no Novo Testamento.

Sacrifício e Ser Discípulo

Outra marca do discipulado católico é disposição de fazer sacrifícios pessoais na busca da vida cristã. Isso é refletido nas palavras de Jesus do Evangelho de São Lucas 14:33, “Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.”.

Esta citação, junto com outras similares do Evangelho, claramente indica o nível de comprometimento exigido de um discípulo de Cristo.

O discipulado católico também exige que a pessoa esteja disposta a usar seus talentos e bênçãos em construir o “Reino de Deus”, que é o objetivo de toda atividade cristã na Terra.

Desde que talentos e bênçãos são vistos como vindo de Deus, o discípulo católico é esperado a ser altruísta em usar estes para propósitos apropriados.

Outra marca de discipulado é relutância para recorrer às desculpas para explicar inércia ou desempenho ruim. O discípulo católico verdadeiro é esperado a cumprir todos os compromissos cristãos.

Banner Terço de São Bento Original

Discipulado Católico e o Catecismo da Igreja Católica

CCC 1816, “O discípulo de Cristo não deve apenas manter a fé e viver nela, mas também professa-la, testifica-la com confiança, e divulga-la.”. A palavra discípulo deriva do termo grego “mathetes” para significar “pupilo” ou “estudante”. Para ser um discípulo é assim dedicar a vida para ser um aprendiz do mestre supremo, Jesus Cristo.

É através deste aprendizado que uma pessoa se torna um amigo e seguidor do Senhor. Para ser um discípulo intencional é viver a identidade em Cristo Jesus.

É através de imitar Cristo, o modelo perfeito de humanidade, que se pode ser confiante em quem Deus criou os fiéis para ser e cumprir o propósito único que Deus tem para suas vidas.

Responder ao Chamado para o discipulado católico

O chamado para discipulado é um chamado universal. É um convite aberto para qualquer um desejando responder ao amor de Cristo por eles e conformar suas vidas para Ele.

Isso é diferente para um chamado vocacional. Enquanto todos são chamados para serem discípulos, nem todos são chamados para vocação do matrimônio. Deus chama algumas pessoas para vida solteira consagrada e outros para vida religiosa, seja para sacerdócio ou para uma comunidade de irmãs religiosas.

Você pode curtir isso:

Viver o Chamado Como Discípulo Católico

O desejo de evangelizar é uma maneira que os discípulos vivem seu chamado. Por cumprir a Grande Comissão para “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”, Mateus 28:19-20.

Discípulos desejam compartilhar o dom do Evangelho com outros. Além de dar testemunho para Cristo e compartilhar seu testemunho pessoal da maneira que Jesus transformou suas vidas, discípulos rezarão pela renovação e voluntariarão para promover a nova missão de evangelização.

Outra forma que discípulos vivem seu chamado é através de servir outros com atos de amor, misericórdia e cura. Como mordomos, discípulos se entregam para abençoar, beneficiar e servir outros sem contar o custo.

A Virgem Maria é um exemplo perfeito disso. Como o primeiro discípulo, a Mãe Santíssima respondeu ao chamado de Deus com fé total e submeteu a vida inteira dela para o serviço de Deus, permitindo a Palavra se tornar carne. Da mesma forma, discípulos são chamados a entregar suas vidas ao Senhor e dar suas vidas pelos outros.

São as 12 marcas de um discípulo, os discípulos:

  • São chamados.
  • Aceitam o chamado de Jesus.
  • Confiam em Deus.
  • Amam outros.
  • Dão frutos espirituais.
  • Obedecem seu Mestre.
  • São dóceis.
  • Passam tempo a sós com Jesus.
  • Carregam sua cruz.
  • Servem os outros.
  • São comprometidos.
  • Evangelizam.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico