Ser excomungado da Igreja Católica é amplamente mal compreendido: não significa que está banido da igreja e despojado do seu catolicismo.
Ao invés, excomunhão é uma penalidade forte e corretiva aplicada com a esperança de que isso acordará e o levará para arrependimento verdadeiro, e de volta para plena comunhão com os fiéis. Resumindo, é reversível.
Excomunhão é a forma mais severa de penalidade eclesiástica e é usada apenas como um último recurso absoluto.
Excomungados permanecem católicos, por causa do batismo e ainda obrigados a assistir à missa, mas são privados de todos os sacramentos, exceto o Sacramento da Penitência.
Por exemplo, pode ir à missa, mas não receber a Santa Eucaristia.
Os excomungados são proibidos de trabalhar ou ocupar qualquer posição de autoridade em uma diocese, ou paróquia. E são também privados de um enterro católico.
Excomungado – 2 Tipos de Excomunhão
Há tipos de excomunhão, para excomungado, conhecidos por seus nomes em latim. Uma excomunhão ferendaesententiae, é uma que é imposta sobre uma pessoa por autoridade da Igreja, geralmente o bispo. Este tipo de excomunhão tende a ser muito raro.
O tipo mais comum de excomunhão é chamado de lataesententiae. Este tipo é também conhecido como uma excomunhão “automática”. Uma excomunhão automática ocorre quando um católico participa de certas ações que são consideradas tão gravemente imorais ou contrárias à verdade da fé católica que a ação em si mostra que ele se separou da plena comunhão com a Igreja Católica.
Efeitos da Excomunhão dentro e fora da igreja católica
O primeiro efeito se aplica ao clero, bispos, padres e diáconos. Por exemplo, um bispo que foi excomungado não pode conferir o Sacramento da Confirmação ou participar na ordenação de outro bispo, padre ou diácono.
Um padre excomungado não pode celebrar a missa; e um diácono excomungado não pode presidir no Sacramento do Matrimônio ou participar em celebração pública do Sacramento do Batismo.
Há uma exceção importante para este efeito, anotada no Cânon 1335, “a proibição é suspensa sempre que for necessário cuidar dos fiéis em perigo de morte”.
Assim, por exemplo, um padre excomungado pode oferecer os últimos ritos e ouvir a confissão final de um católico moribundo. O segundo efeito se aplica para clero e leigos, que não podem receber qualquer nenhum dos sacramentos enquanto estão excomungados, com exceção do Sacramento da Confissão, naqueles casos em que a Confissão é suficiente para remover a pena de excomunhão.
O terceiro efeito se aplica principalmente para clero, por exemplo, um bispo que foi excomungado não pode exercitar sua autoridade normal na sua diocese, mas também para leigos que desempenham funções públicas em nome da Igreja Católica, por exemplo, um professor em uma escola católica.
Quais São os Motivos para ser Excomungado?
Basicamente, os motivos para excomunhão são: a pessoa cometeu uma ofensa grave que causou a ela estar espiritualmente separada da Igreja e comunidade dos fiéis. A pessoa deixou a Igreja por si ao cometer o delito. (Mas lembrar-se que excomunhão oferece um caminho para voltar!).
As seguintes ofensas justificam a excomunhão como resultado de um julgamento de uma autoridade da igreja:
- Celebração fingida da Sagrada Eucaristia (missa) ou concessão de absolvição sacramental por alguém que não seja um padre.
- Violação de sigilo confessional por intérprete e outros.
Algumas excomunhões, porém, são automáticas (efetivas no momento que o ato é cometido) e sem intervenção da Igreja. Católicos são automaticamente excomungados por cometer estas ofensas: - Obtenção de aborto.
- Apostasia: rejeição total da fé cristã.
- Heresia: a obstinada negação pós-batismal de alguma verdade, que deve ser acreditada com fé divina e católica.
- Cisma: rejeição da autoridade e jurisdição do papa como chefe da Igreja.
- Profanação de espécies sagradas (Sagrada Comunhão).
- Ataque físico ao papa.
- Absolvição sacramental de um cúmplice em pecado contra o sexto e nono mandamentos.
- Consagração episcopal (bispo) não autorizada.
- Violação direta do selo confessional pelo confessor.
Quem Pode Remover a Excomunhão?
O bispo local tem a autoridade de remover a maioria das excomunhões, mas muitos bispos delegam este poder para todos os padres de sua paróquia quando envolve um penitente confessando o pecado mortal do aborto.
Desta forma, a pessoa indo à confissão pode simultaneamente ter o pecado absolvido e excomunhão suspensa. Isso é para facilitar para as pessoas a ir à confissão e se reconciliar com Deus e Igreja, especialmente após um assunto muito emocional, pessoal, e grave, como o aborto.
Algumas excomunhões, porém, são tão graves que apenas o papa ou seu delegado podem retirar a pena. Por exemplo, se alguém profanar (mostrar irreverência) para Sagrada Eucaristia, apenas o papa pode remover essa excomunhão.
Da mesma forma, se um padre tenta absolver alguém culpado de quebrar o sexto ou nono mandamento com quem ele mesmo participou desse pecado sexual, sua excomunhão é automática e reservada para Roma.
Assim, também, um bispo que ordena um padre para ordem de bispo sem ordens prévias do papa é automaticamente excomungado, e somente o papa pode remover essa excomunhão, que se aplica igualmente ao bispo ordenante e bispo sendo ordenado.
Assuntos católicos relacionados
- Católico pode comer carne na sexta-feira, é pecado
- Comunhão espiritual o que é, significado, importância, oração
- Ministro da eucaristia, o que é, objetivos, missão, trabalho na igreja
- Santa Ceia do Senhor o que é, significado e importância pra os católicos
- O que e quais são os pecados mortais para igreja católica
- Quem não pode comungar nas missas da igreja católica
- Como ser uma catequista infantil da igreja católica
Outros Tipos de Penalidades
Além da excomunhão, o Código de Direito Canônico prevê outros tipos de penalidades:
- Suspensão – A Igreja proíbe um clérigo suspenso (padre, diácono, ou bispo) de exercitar seu ministério ordenado e usar trajes clericais. No entanto, a suspensão não priva o clérigo de receber os sacramentos.
- Interdição – Esta é uma penalidade temporária que pode ser aplicada para uma ou mais pessoas – ou mesmo uma cidade inteira, ou área. Sob esta punição, as pessoas nomeadas não podem receber os sacramentos, mas não são excomungadas, assim ainda podem receber renda de uma diocese ou paróquia, exercer cargos públicos e assim por diante. É suspenso quando a pessoa se arrepende e busca reconciliação.
Foto: http://www.freepik.com/
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso Livro eletrônico que ensina formar um grupo jovem na sua igreja