Usar roupa de academia é pecado para os jovens católicos, o que diz a igreja e o catecismo católico
Usar roupa de academia é pecado para os jovens católicos, o que diz a igreja e o catecismo católico

Usar roupa de academia é pecado para os jovens católicos

Roupa de academia é pecado? Em 1904, Pio X abriu as portas do Vaticano para o esporte por organizar um evento de ginástica para juventude. São João Paulo II colocou envolvimento e diálogo com o esporte em seu nível mais alto de importância com respeito para hierarquia da Igreja Católica.

Depois do Jubileu de 2000, onde ele pregou diante de 80.000 atletas jovens no Estádio Olímpico em Roma, ele decidiu criar o escritório Church& Sport, que desde 2004 esteve estudando e promovendo a visão cristã do esporte que enfatiza sua importância para construção de sociedade mais humana, pacífica e justa, assim como para evangelização.

Enquanto a Igreja “… rejeita uma noção neopagã que tende a promover o culto do corpo, sacrificar tudo por ele, idolatrar a perfeição física e sucesso nos esportes”, CCC 2289, valoriza o esporte por si, como uma arena de atividade humana onde as virtudes da temperança, humildade, coragem, paciência podem ser promovidas e os encontros com a beleza, bondade, verdade e alegria podem ser testemunhados.

Portanto, o exercício físico e os esportes são benéficos para os católicos. Cada um recebeu o presente do corpo humano, por Deus, e é dever cuidar deste presente com alimentação saudável, exercícios e esportes, e assim por diante.

Contanto que as pessoas se vistam modestamente, com decência e bom senso, como com a roupa de academia adequada para um cristão católico, e for feita a atividade física com moderação (a virtude da temperança), não é feita por orgulho ou arrogância, e não está sendo prioridade em relação à missa de domingo ou crescimento espiritual, não é definitivamente um pecado.

Código Moral Católico de Vestimenta como Roupa de Academia

Há muitas maneiras diferentes em que as pessoas podem pecar ou causar outros a pecar como: com as palavras, ações, negligências, imoralidades, porém, atualmente a forma mais frequente que causam a si pecar é por imoralidade ao estar vestido sem modéstia.

A autoconsciência sexual, vergonha e cobrir o corpo segue a Queda no Jardim do Éden (Gênesis). A sabedoria da literatura bíblica avisa contra as armadilhas da falta de vergonha feminina.

No Novo Testamento a modéstia na aparência, palavras e comportamento geral é inculcada.

A modéstia sexual geral “um espírito manso e quieto”, deve caracterizar a mulher cristã, 1 Timóteo 2:9-12, 1 Pedro 3:1-6. São Tomás tratou a modéstia como parte da castidade, e não como uma virtude distinta dela.

Há um ditado que diz que proporcionalmente à quantidade de carne, o pecado mortal parece aumentar.

Isso sendo o caso, alguém assumiria que ao menos as mulheres e garotas católicas teriam um bom senso para sempre usar roupas (seja roupa de academia ou não)  que tendem a esconder, em vez de revelar ou chamar atenção ao corpo.

Este código de vestimenta moral deve ser universal, apenas como a Igreja é universal ou católica.

Não deve haver desculpa para código moral de vestimenta ser diferente apenas porque uma pessoa vive em um país diferente, ou a pessoa está vestida decentemente ou não.

Os católicos devem usar roupas decentes que mostrariam como são conscientes ao fato que seus corpos são “templos do Espírito Santo.

Preferiria ter o pecado mortal da imodéstia na alma e o número incontável de pecados mortais de ser sedutora ou tentadora e causar outros a pecar? Nossa Mãe Dolorosa e Imaculada, que Deus presenteou a humanidade como o Modelo Perfeito de Modéstia e Pureza, está sendo terrivelmente entristecida pelos imodestos e impuros.

Porém, tudo não aconteceu por acidente. Satanás planejou dessa forma. Como ele tem feito com movimentos malignos como maçonaria, comunismo ateu, socialismo, modernismo e liberalismo, também planejou um programa de destruição não súbita, mas gradual, do senso de modéstia e pureza.

Um mero olhar para os últimos 50 anos ou mais mostra muito claramente como foi tudo feito gradualmente, primeiro por abreviações aparentemente inocentes de vestuário e por revelações ligeiras da pele nua, e por exibições sutis da figura, e então, como protestos morriam, por mais e mais abreviações e exibições até que a grosseira falta de modéstia atual se tornou uma realidade chocante.

Você pode curtir isso:

Papa Bento XV

Vários Papas falaram com autoridade sobre o assunto da modéstia. Papa Bento XV, e seus 2 sucessores, Papa Pio XI e Pio XII, promoveram a modéstia na vestimenta.

Estas são algumas palavras do Papa Bento XV: “Não se pode deplorar suficientemente a cegueira de muitas mulheres de todas as idades e estação. Feitas tolas pelo desejo de agradar, não enxergam qual grau de indecência de sua roupa choca cada homem honesto e ofende Deus. A maioria teria corado anteriormente por causa de tal vestimenta, como por grave falta contra a modéstia cristã. Agora não basta se exibir em vias públicas; não temem cruzar soleira das igrejas, assistir o Santo Sacrifício da missa, e até levar o alimento sedutor das paixões vergonhosas ao Santo Altar, onde se recebe o Autor Celestial da Pureza”.

As palavras de Cristo são muito claras. Os ensinamentos Dele sobre uso de roupas não deixam dúvidas sobre o que Ele quis dizer, “A mulher não se vestirá com roupa de homem, nem o homem usará roupa de mulher: porque quem faz estas coisas é abominável diante de Deus”.

Se Cristo disse que os sexos não devem usar a roupa do outro e eles O entenderam, é lógico que havia uma diferença distinta nas roupas dos homens e mulheres.

Se as pessoas do tempo de Jesus poderiam falar a diferença nas roupas, como pode ser falado da diferença hoje? Muitas pessoas lamentam o estado terrível de imoralidade que prevalece no mundo hoje, imaginando o que pode ser feito.

Entre outras coisas como rezar o rosário diariamente e ler a Bíblia Sagrada e vidas dos santos, pode promover a modéstia por eliminar toda roupa que é inadequada para o católico, com atenção ao que escolhe quanto à roupa de academia, por exemplo, substituindo com roupas decentes. Sempre manter em mente que o sucesso é ganhar o céu e nada mais realmente importa.

Foto de Scott Webb na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Ser chamado de Beata ou Beato deve ser considerado um elogio para os jovens católicos

Ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos, saiba o real significado

Descubra por que ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos - Saiba o significado e sua importância. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima