Partindo das pessoais experiências quando era sacerdote para Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, o Padre Léo em seu coração sentiu inspiração para que fosse fundada a Comunidade de Bethânia.
De fato, entre os muitos trabalhos que executou, ele foi ao Colégio São Luiz, o diretor, Brusque, Santa Catarina, local em que prestou ainda atendimento espiritual para jovens e famílias da área.
Em atendimentos, Léo percebeu que era urgência combater o problema das drogas.
Deste modo, viu necessidade de oferecer para estas pessoas um local e ambiente para revelar maneira nova de vida, plena e saudável.
Com inspiração em Bethânia bíblica, a olhar aos irmãos, Maria, Marta e Lázaro, nascia a Comunidade como uma casa de Bethânia para acolher vários marginalizados da sociedade buscando jeito novo de viver.
Em tal perspectiva, não é a Comunidade Bethânia um centro de recuperação, também não uma clínica para internar indivíduos ao tratamento. Na realidade, Bethânia é um recanto que busca acolhida para cada pessoa chegando, como Jesus.
Na resposta para apelo do Espírito Santo para então coração do Padre Léo, vários abraçaram o mesmo ideal.
Padre Léo, em São João Batista, Santa Catarina, recebeu de presente um terreno em que concretamente a Comunidade Bethânia começou os trabalhos para acolher, na data 12 de outubro de 1995.
Quais São os Desafios Motivando Aparecimento de Bethânia?
São estes desafios:
- Quantidade enorme na região de dependentes químicos.
- Aumento da quantidade de soropositivos.
- Crescente número de menores em situação de abandono em periferias de cidades.
- Número grande de adolescentes solteiras e grávidas, em abandono.
- Necessária ação concreta para promoção social e trabalho sério com foco em transformar a sociedade.
- Necessidade do apropriado ambiente a retomar a vida por meio de pregação dos retiros espirituais católicos e também cursos que auxiliem em redescobrir sentido novo para vida.
Padre Léo, “Devemos acolher cada pessoa que vem até nós como acolheríamos o próprio Jesus”.
Espiritualidade Vivida na Casa de Bethânia
João 10,10, “Eu vim ao mundo para que todos tenham vida e a tenham em abundância!”. Cada espiritualidade de Bethânia possui como princípio obedecer ao Evangelho e o por em prática. Quer dizer que a maneira de viver em Bethânia é pautada à maneira de Jesus.
Ressaltou no livro dele o Padre Léo, “Viver Bethânia”, que é necessário o reconhecimento e experimentação do íntimo e profundo amor que Deus tem pelos fiéis, e desta experiência, buscar de forma concreta responder a esse amor.
Assim, a espiritualidade de Bethânia, tem expressão em maneira deles de viver, trabalhar, e amar pelo Reino de Deus.
Então, de modo sucinto inspirado em Bethânia bíblica, o que são? A resposta, amor, e o que fazem? O acolhimento.
A lembrar que mencionada em Sagrada Escritura, Bethânia, é colônia dos leprosos em que os amigos de Jesus viviam, Maria, Marta, Lázaro (João e Lucas).
Era ainda a casa em que Jesus gostava de ficar, local onde descanso encontrava e carinho, repouso, e amizade verdadeira e profunda (Mateus e Marcos).
São acolhidos todos os que chegam como Jesus que bate à porta a achar repouso, descanso, amizade verdadeira e sincera, vida nova e esperança. Ouvir o grito de Cristo que faz sair do sepulcro, como também da desesperança e escuridão como exemplo de Lázaro (João 11).
Semelhante à Marta, arregaçam as mangas e através do trabalho agem em construir o Reino do Coração de Jesus. Com intimidade idêntica de Maria se aproximam do Mestre Jesus Cristo para poder ouvi-Lo partindo das orações diárias comunitárias e pessoais.
O desejo de Bethânia é ser ombro amigo aos que perderam já o sentido da vida, e se encontram como o Lázaro, em sepulcros da violência, das drogas, doenças incuráveis, prostituição, abandono. Mateus 25,31, “O que fizerdes ao menor dos meus irmãos foi a mim… Eras tu Senhor?”.
Metodologia dos Retiros católicos
Na Comunidade de Bethânia são realizados retiros espirituais que possuem de metodologia a procura de Cura Interior, com inspiração em Padre Léo. Retirantes em um final de semana recebem convite para fazer profunda experiência com Deus e novo estilo de vida encontrar. Trata-se de um jeito Bethânia de viver!
Há várias formas de ter experiência em Bethânia, tanto individual, entre casais, mulheres, famílias ou jovens. Cada um descobrir o próprio jeito de rezar e vivenciar encontro pessoal com Deus é o importante.
Quais São as Características e Diferenciais dos Retiros?
Oferece a Comunidade de Bethânia a adequada estrutura para atendimento de 80 indivíduos. Fica a Casa de Retiros no coração do recanto São João Batista, Santa Catarina, o que gera contato maior com natureza presente no lugar.
Em momentos de reflexão, retirantes também podem fazer caminhada pelo recanto inteiro e é possível a contemplação de ambientes como Capela, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, quiosques para meditações e orações em grupos e individuais, Praça Nossa Senhora Aparecida, sem contar as trilhas.
Em relação às acomodações, conta a Casa de Retiro com 40 suítes com 2 camas de solteiro ou casal, mais o ventilador. Roupa de cama e banho é oferecida (lençol, travesseiro, cobertor, toalha de banho, fronha). A Casa de Retiro tem refeitório amplo oferecendo vista privilegiada.
As refeições são preparadas em Bethânia com muito amor e zelo. Para retirantes há café da manhã, o almoço e também janta. Existe ainda diferenciado cardápio a quem é intolerante para glúten e lactose, ou mais restrições.
A capacidade da sala de palestras é em torno de 100 pessoas, e este espaço tem climatização e data-show. Já o biguá é ambiente alternativo em retiro.
Era uma estrebaria esta casa, e atualmente lembra o simples ambiente em que foi criado o Padre Léo, e que viveu em infância. A Casa da Amizade se resume espaço de recepção de retirantes, há acomodação aos pregadores, secretaria, e loja Bethânia.
Existe a opção de aluguel, a estrutura da Casa de Retiro de fato pode ser alugada a mais grupos. Alojamentos são disponibilizados às equipes. O convite de Bethânia é para levar o grupo e desfrutar do que o recanto oferece.
Você pode curtir isso:
- Retiro, momento de renovação da fé para os jovens
- Processo de beatificação do Padre Léo, saiba como ajudar
- Como superar a dependência química com fé e Deus e na igreja católica
- Como atua a Pastoral da Sobriedade dentro e fora da igreja católica
- 5 melhores homilias do Padre Léo na Canção Nova
- Benefícios do padre benzer minha casa regularmente
- Usar drogas é pecado mortal para igreja católica
- Como identificar um suicida, quais atitudes
- Como fazer o autocuidado espiritual católico
- Como se adaptar a uma comunidade nova e fazer amigos
- Como ser um líder jovem católico na sua igreja
- Quais são as vocações da igreja católica
- Temas para retiro espiritual católico em 2023
- Biografia do padre José Augusto da Canção Nova
- Trabalho do Padre Julio Lancellotti junto aos pobres
- Como confessar com padre da igreja católica
- Como é o programa Manhã de Luz do padre Alex Nogueira
- Padre Paulo Ricardo, como são suas homilias diárias
- Frei Gilson, como são suas pregações, homilias, frases e mensagens
- Cachoeira Paulista 2024, saiba o que fazer além de ir na Canção Nova
Centro Educacional da Comunidade de Bethânia
Nasceu o Ceju do coração e alma do padre Léo, ele tinha sempre os pés no presente, firmes, porém, com olhar direcionado para futuro, com foco em oferecer respostas para apelos sociais pertencentes ao bairro Timbezinho.
O chamado educacional a partir do começo, do Ceju, foi à educação desenvolvida de modo metódico, sistematizado, em processo da amorosidade, a semear valores, trata-se do que é educar.
A Comunidade Bethânia no ano de 2007, através da parceria com Prefeitura Municipal de São João Batista, integrava para Ceju o atendimento para crianças de pré-escola, creche, e séries iniciais de ensino fundamental.
Já em 2012, a retomar e revitalizar parceria entre instituições, o Núcleo de Educação Infantil e Básica Timbezinho II foi criado, e que hoje é Escola de Educação Infantil e Fundamental Timbezinho II, com sede em dependências de Ceju.
Conta o atendimento no tempo integral em escola com apoio pedagógico da brinquedoteca, se tornando referência em região, como ainda espaço amplo externo, a possibilitar efetivação dos projetos e de várias atividades pedagógicas, em especial direito de brincar.
Trabalha o Ceju no contínuo processo da construção coletiva da escola com habilidade de ensinar, acolher, educar.
A semear valores sempre que possibilitam acreditar e sonhar que a escola de educação é possível de qualidade e mais humanizada.
Educandário tem ciência da sua institucional finalidade para oferecer e garantir direito para vivência de infância.
De fato, tudo pelo educativo processo onde a brincadeira é notada como algo relevante e sério em processo de formação artística e cultural. Gerando para crianças o atendimento personalizado e de qualidade.
Educação na Comunidade Bethânia
A dimensão educacional em Bethânia possui parte essencial em carisma, já que se considera que educar é assim chegar antes, se resume prevenir, cuidar, intervir.
Tem como foco a educação em Comunidade a formação das pessoas partindo dos valores que não vão embora, para conferir suporte e eficiente formação à luta contra ilusão de dependência química.
Trata-se de forma de auxiliar para ter esperança do melhor futuro e escolha da vida plena. É um apelo emergencial a educação em Bethânia, já que através dela se procura também oferecer concreta resposta para apelos sociais de hoje.
Chamado de Deus
Na realidade, Deus chama os fiéis desde o seio materno. E cabe a eles discernir qual o caminho para seguir e fazer então valer este amor todo.
Portanto, Comunidade Bethânia favorece para que o indivíduo possa descobrir o desejo de Deus à própria vida através da vocação.
Começa o caminho vocacional do momento em que a pessoa inicia a se questionar qual o desejo de Deus para a própria vida, e procurar concreta resposta.
O processo vocacional em Bethânia é feito pelas etapas e nessa fase o candidato recebe chamado para viver na comunidade e achar caminho para vivência plena.
Vive-se a Comunidade de Vida e de Aliança, em Bethânia. As 2 são compostas por casais, jovens, religiosos ou sacerdotes que buscam viver experiência de consagração.
Na realidade, a diferença é que Comunidade de Vida é no núcleo comunitário ou no trabalho específico da plena doação para entidade.
Estes indivíduos recebem chamado para viver na residência comunitária, a partilhar tudo o que possuem e são. Em Comunidade de Aliança, membros permanecem exercendo profissão deles na sociedade, e vivem na residência deles. Porém, buscam viver no espírito de unidade com carisma.
Doação para Comunidade Bethânia
É possível fazer a doação para Comunidade Bethânia através do site https://doacoesbethania.com.br/, esta doação ajuda a salvar vidas.
Padre Léo tinha um sonho de acolhida das pessoas com dependência química, que no início aconteceu em São João Batista, Santa Catarina, e este sonho também alcançou mais municípios e estados.
Frutificou o carisma da Comunidade Bethânia e atualmente se encontra presente em mais 7 recantos do Brasil, portanto, Curitiba, Guarapuava, Irati, Lorena, Cianorte, Itaperuna e Uberlândia. E juntos disponibilizam através do projeto pedagógico, o número de 170 vagas gratuitas de acolhimento aos adultos entre 18 e 59 anos. Padre Léo falou, “A providência de Deus se manifesta por meio de você!”.
Quem sente no coração a vontade de auxiliar acolhida e dar nova vida para tantos fragilizados por dependência química, então é convidado para ser um Amigo de Bethânia.
Redes Sociais
No Facebook, a Comunidade Bethânia é @comunidadebethania, e para [email protected].