Aprenda como rezar o santo terço católico sozinho com nosso passo a passo
Aprenda como rezar o santo terço católico sozinho com nosso passo a passo

Como rezar o terço sozinho completo, veja nosso passo a passo

Como rezar o terço sozinho? O Terço é uma oração meditativa baseada nas Escrituras.

Quando os católicos rezam o Terço, o Rosário, pedem para Maria para rezar por eles, conforme buscam crescer mais perto do Filho dela, Jesus, por contemplar a vida Dele, morte, e Ressurreição.

Na carta apostólica dele de 2002, RosariumVirginisMariae, Papa São João Paulo II escreveu que com o Rosário, “o povo cristão senta-se na escola de Maria e é levado a contemplar a beleza na face de Cristo e vivenciar as profundezas do amor Dele”.

O Terço permanece uma oração importante hoje. Em maio de 2022, Papa Francisco chamou os cristãos a rezar “o Santo Rosário para paz” em resposta à guerra na Ucrânia.

Em novembro de 2022, o Arcebispo Cordileone de São Francisco convidou os fiéis a rezarem um “Rosário pela Paz” no dia das eleições. Papa Francisco disse, O Santo Rosário é uma oração que sempre me acompanha; é também a oração do povo comum e dos santos… é uma oração do meu coração..

Como Rezar o Terço Sozinho Completo – Passo a Passo

  1. Começar com o Sinal da Cruz. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
  2. Segurar o crucifixo, rezar o Credo dos Apóstolos. Creio em Deus Pai Todo Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo Seu único filho, nosso Senhor que foi concebido, pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso donde há de vir e julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, e na vida eterna. Amém.
  3. Na primeira conta, rezar um Pai-Nosso. Pai-Nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.
  4. Em cada uma das próximas 3 contas, rezar uma Ave Maria. Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
  5. Na próxima conta, rezar um Glória. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.
  6. Rezar a primeira década. Na conta grande, anunciar o mistério e então recitar um Pai-Nosso. Em cada uma das 10 contas pequenas, recitar uma Ave Maria, enquanto continuando a meditar sobre o mistério. No final da década, rezar um Glória. Então dizer a Oração de Fátima: Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno; levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem. Amém.
  7. Repetir este padrão para as décadas restantes. Portanto, Pai-Nosso, 10 Ave Maria, Glória, Ó meu Jesus (Oração de Fátima).
  8. Depois das 5 décadas, concluir com Salve Rainha. Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve. A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito Fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
  9. Encerrar com a oração de conclusão. Ó Deus, cujo Filho Unigênito, pela Vida, Morte e Ressurreição Dele, comprou para nós as recompensas da vida eterna, conceda, nós pedimos a Ti, que enquanto meditando sobre os mistérios do Santíssimo Rosário da Santíssima Virgem Maria, nós possamos imitar o que eles contêm e obter o que eles prometem, através do mesmo Cristo nosso Senhor. Amém.
  10. Terminar com o Sinal da Cruz. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Veja o passo a passo de como rezar o Santo Terço Católico Sozinho
Passo a passo de como rezar o Santo Terço Católico sozinho

Quais São os Mistérios do Terço?

São os Mistérios do Terço em como rezar o terço sozinho:

  • Mistérios Gozosos (contemplando o começo da vida de Jesus) – segunda-feira e sábado.
  • Mistérios Dolorosos (lembram sobre sofrimento e Paixão de Jesus) – Terça a sexta-feira.
  • Mistérios Luminosos (tratam passagens principais da vida pública Dele) – quinta-feira.
  • Mistérios Gloriosos (alegram os fiéis com ressurreição e presença de Jesus para sempre) – quarta-feira e domingo.

Assuntos católicos relacionados

Preparação e Dicas para Rezar o Terço

  • Antes de começar a rezar – Preparar o coração. Pedir pela graça para rezar o Terço de maneira profunda e com propósito. Ser aberto para a jornada espiritual conforme se desenrola. Conforme a Santíssima Mãe leva o fiel para mais próximo do Filho dela, o coração do fiel vai expandir. Aos poucos terá uma fé mais vibrante que vai transformar a própria vida.
  • Fazer um plano – Encontrar um momento do dia que funcione para si. Por exemplo, após a refeição, ou antes de dormir pode ser ideal para a família. Alternativamente, pode rezar o Terço pelo dia inteiro, um pouco de cada vez. Um marcador de década pode manter o lugar. Ou pode achar mais fácil dizer uma única oração ou uma década para começar. O que importa é reservar o tempo para rezar.
  • Escolher um lugar para rezar – Há 2 maneiras para ter um ambiente para rezar. Primeiro, pode determinar um espaço sagrado. Por exemplo, uma pequena mesa de oração com Bíblia, estátuas, livros de oração, velas, ou outros itens que podem ajudar a focar mais profundamente. Alternativamente, pode rezar em qualquer lugar e em qualquer momento. Há geralmente momentos extras pelo dia, como dirigindo, caminhando, ou fazendo uma pausa.
  • Aprofundar nas orações – Reservar um momento antes de rezar para acalmar a mente e coração. Então recitar as orações com foco. Desta forma é mais do que dizer as palavras das orações. Torna-se uma oração que alcança profundo no próprio coração. Ao se ver distraído, pedir para Deus para ajudar a focar. Então redirecionar a atenção e seguir.
  • Continuar a jornada do coração – Pode levar a experiência da oração pelo resto do dia. Primeiro, pode pensar sobre Deus e rezar para Ele com frequência. Pode também melhorar como se relaciona com os outros. A oração pode ser presente em tudo que faz. Pode levar a conversa que inicia no Terço em cada parte da vida.

Foto de Francesco Alberti na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:

 

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Ser chamado de Beata ou Beato deve ser considerado um elogio para os jovens católicos

Ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos, saiba o real significado

Descubra por que ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos - Saiba o significado e sua importância. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner Popup escapulário de nossa senhora do carmo