A questão da tatuagem surge com frequência entre jovens católicos, e então tatuagem é pecado? Há argumentos de ambos os lados sobre este assunto para os católicos.
Enquanto alguns são opostos inflexivelmente para a arte corporal, outros não notam problema algum com a tatuagem é pecado. A resposta de senso comum católica fica em algum lugar entre.
Embora a Igreja Católica não tenha um ensinamento específico sobre tatuagens, há um Depósito de Fé que aborda aspectos do corpo humano e a dignidade que ele merece.
Os ensinamentos de Teologia do Corpo mostram que o plano perfeito de Deus para as vidas dos católicos, fé, sexualidade, e dignidade humana são de fato estampados nos corpos da forma que as pessoas são criadas. A conclusão é que Deus criou cada um à Tua imagem, perfeitamente.
Então, alguns podem falar, por que atrapalhar a perfeição? As pessoas escolhem como desejam que fique o cabelo, a roupa, para refletir alguns aspectos da cultura em como se apresentam, então as decisões das pessoas sobre as tatuagens devem refletir este mesmo pensamento?
Fazer Tatuagem É Pecado segundo a Bíblia Sagrada?
A Igreja, em princípio, não se opõe à tatuagem. Por vezes, os fiéis apontam para a passagem em Levítico 19:28, que diz “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos nem tatuagens em vocês mesmos. Eu sou o Senhor.”.
Mas este versículo não é obrigatório para os cristãos pela mesma razão que o versículo, Levítico 19:19 “não usem roupas feitas com dois tipos de tecido”, não é obrigatória para cristãos. Portanto, é uma parte da lei cerimonial que era obrigatória para judeus, mas não obrigatória para cristãos, exceto quando coincide com lei moral.
O autor de Hebreus escreve:
“Agora se a perfeição pudesse ser alcançada através do sacerdócio levítico, pois sob ele as pessoas recebiam a lei, que necessidade haveria de surgir outro sacerdote segundo a ordem de Melquiz’edek, ao invés de um com nome da ordem de Arão? Pois quando há mudança no sacerdócio, necessariamente há também uma mudança na lei (11-12)”.
De maneira similar, Santo Irineu de Lyon escreveu:
As leis da escravidão, no entanto, foram promulgadas uma a uma ao povo por Moisés, adequadas para sua instrução ou para sua punição, como Moisés declarou: E o Senhor me ordenou naquele tempo para vos ensinar estatutos e juízos (Deut. 4:14). Estas coisas, assim que foram dadas para escravidão, e para um sinal a eles, Ele cancelou pela nova aliança da liberdade (Contra Heresias IV.16.5).
Fazer ou Não a Tatuagem?
Fica a dúvida, tatuagem é pecado ou não? Assim, a proibição de tatuagem em Levítico é parte da lei moral? Uma interpretação é que não, pois não há motivo explicando alguém não poder colorir a pele, que é o foco da tatuagem.
Alguém pode aplicar cor na pele através da maquiagem, como é comum entre as mulheres, marcadores mágicos, como acontece entre crianças, tatuagem de pressão, ou com tatuagem real.
O mero fato que a tinta vai na pele no último caso, não cria uma diferença moral fundamental. Mas ao decidir fazer tatuagem, considerar o seguinte:
- As imagens não devem ser imorais, como sexualmente explícitas, satânicas ou de qualquer forma oposta às verdades e ensinamentos do cristianismo.
- Ser prudente. Enquanto “mãe” seja provavelmente uma aposta segura, tatuar o nome da namorada no braço provavelmente não é.
- Considerar os argumentos contra a tatuagem. Apenas porque a Igreja não proíbe fazer uma, não significa que deva fazer.
- Uma dica geral é ao pensar fazer uma tatuagem, aguardar vários meses. Se ainda desejar intensamente fazer a tatuagem que tinha em mente naquele momento, então talvez, fazer. Se, durante esse momento, mudou de ideia sobre o tipo de tatuagem, ou onde deve ser feita, talvez aguardar outros meses antes de fazer.
Reflexão Católica Sobre Tatuagem no Corpo
Ao invés de entrar em discussão difícil sobre tatuar-se no geral, é importante considerar isso nos limites da visão católica, ao refletir se fazer tatuagem é pecado.
Por que considera fazer uma tatuagem? É uma tendência cultural, ou essa tendência apenas está oferecendo outro meio para se expressar?
A tatuagem está chamando atenção para coisas boas? Se uma mulher usa uma blusa reveladora, ela pode levar outros ao pecado.
Assim também pode uma tatuagem positiva levar outros para reverência maior e uma negativa pode levar outros para pecado ou pensamento escandaloso. A tatuagem vai ferir a dignidade dessa pessoa de alguma forma?
Por exemplo, um jovem que tenha uma linda imagem de São Miguel o Arcanjo tatuada nas costas, quando outros enxergam, é possível usar para atrair conversas sobre a fé.
Para quem deseja fazer a tatuagem, buscou orientação espiritual antes com um padre, por exemplo?
E rezou sobre isso? Os católicos devem rezar sobre cada decisão que tomem, especialmente as permanentes. É importante, as tatuagens são permanentes. Rezar então atentamente antes de escolher por uma.
Fazer tatuagens se tornou perigoso, um vício, mutilador, autodestrutivo, obsessivo? Estas são questões muito importantes que devem ser pensadas e discutidas com um orientador espiritual ou padre que tem propriedade no ensinamento católico autêntico.
Por vezes, fazer tatuagens é uma maneira de esconder a si, a vergonha, provando como as pessoas são orgulhosas, ou até se ferem.
Se fazer tatuagem é parte de um problema mais profundo, as pessoas precisam ter a coragem de lidar com ele e livrar-se antes de agir segundo os sentimentos que tenha.
Você pode Curtir isso:
- Tatuagens religiosas católicas, vejas mais feitas pelos jovens
- Quais os pecados mortais para igreja católica
- Sentir raiva é pecado, como controlar
- Quando a preguiça é pecado
- Acreditar em videntes é pecado
- Pertencer a Maçonaria é pecado
- Procrastinação é pecado para igreja
- Fazer fofoca é pecado
- Usar o Tinder para encontrar namorado(a) é pecado
- Ler signo é pecado
- Jogar na loteria é pecado
- Carnaval é pecado para os católicos
O que o Papa Francisco Fala Sobre Tatuagens? Tatuagem É Pecado?
Segundo Papa Francisco, as tatuagens poderiam ajudar a conectar os padres com a cultura dos jovens.
O pontífice diz que tintas podem ser usadas por padres jovens para iniciar conversas e oferecer informação sobre uma pessoa.
O Papa diz que as pessoas não devem temer tatuagens, já que elas podem ajudar a construir comunidades. Falando durante uma reunião com os jovens no Vaticano, o Papa deu o exemplo de garotas cristãs em Eritréia, onde uma tatuagem de uma cruz na testa delas foi usada como símbolo de beleza e fé religiosa.
Ele disse, “Os eritreus por anos fizeram a cruz aqui (testa). Também hoje os vemos. A cruz foi tatuada”.
E acrescentou, “Não tenham medo de tatuagens”. O pontífice disse que tatuagens poderiam ser usadas pelos padres jovens para ligar as pessoas que estavam tentando alcançar, porque tatuagens muitas vezes comunicaram informação sobre alguém.
A tatuagem poderia explicar a conversa e oferecer uma maneira para um padre descobrir mais sobre uma pessoa e conectar com a cultura dos jovens, ele explicou.
Papa Francisco disse: “Tatuagens muitas vezes significam pertencimento em uma comunidade. Você jovem homem, que está tatuado assim, o que está procurando? Nesta tatuagem, qual membro de comunidade você está expressando?”.
E falou, “É importante não ter medo. Com os jovens, ninguém deve ter medo nunca. Nunca. Porque sempre, mesmo atrás das coisas que não são tão boas, há algo que vai nos trazer alguma verdade”.
O Papa estava falando antes do Sínodo que é focado no tema Jovens, Fé e Discernimento Vocacional.
Ele também falou que os jovens “devem ser levados a sério”, já que eles muitas vezes são “marginalizados da vida pública comum”.
Em outros comentários, o Papa disse que católicos que pagam por prostitutas estão cometendo um “crime contra a humanidade”, e ele pediu que sejam perdoados.
Sacramentais e Tatuagem – Tatuagem É Pecado ou Não?
O Padre Ambrose Dobrozsi é padre tatuado millennial na Arquidiocese de Cincinnati, Ohio. Dobrozsi disse para CNA que ele não pensava que tatuagens não pudessem ser consideradas sacramentais, no sentido estrito e apropriado da palavra.
Ele falou, “Sacramentais bem usados, nos mantêm próximos da graça de Cristo, que nos é dada nos 7 sacramentos, e recebem suas graças pela autoridade que Cristo dá para noiva Dele, a Igreja, quando ela pede pela ajuda Dele. Quando a Igreja pede a Cristo por graças, Ele nunca recusa a noiva Dele”.
Dobrozsi disse, “Isso quer dizer que sacramentais apenas funcionam quando são feitos segundo as regras da Igreja. Se nós desejamos pedir para Cristo por estas graças, nós precisam certificar que nós fazemos de maneira tão autêntica como a Igreja, de modo obediente aceitando as regras que ela determina. É claro no Direito Canônico que somente a Sé Apostólica tem a autoridade de estabelecer sacramentais e definir o critério para seu uso”.
No entanto, ele acrescentou, que é possível que tatuagens pudessem ser “sacramentais” em um sentido mais amplo da palavra.
E falou, “Uma imagem permanente, gravada na pele, poderia certamente servir como um lembrete constante e físico da nossa nova vida em Cristo. A imagem de um rosário, uma cruz, ou outro sacramental na pele, poderia nos levar frequentemente a rezar, a desejar os 7 sacramentos mais, e pensar e agir em comunhão com a Igreja”.
“Assim, enquanto uma tatuagem não pudesse cumprir os requisitos para ser um sacramental adequado em si, se usada em discernimento e boa fé, poderia certamente oferecer benefícios similares e ser útil na busca da santidade”.
Outra razão que uma tatuagem não seria um escapulário adequado é porque “uma imagem não é a coisa que ela representa”. Uma pintura de Pietà de Michelangelo, não é o mesmo como ver pessoalmente.
E ficar em frente da escultura dele empalidece em comparação com aqueles que ficam na cruz e enxergam Maria em pessoa segurando o corpo sem vida de Cristo nos braços dela. A coisa é sempre melhor do que a imagem.
Assim, não apenas é uma tatuagem de escapulário não o escapulário, mas há alguma questão do motivo que seria preferível, é uma imagem de algo, não aquilo em si.
A Igreja já oferece aos católicos uma alternativa para o escapulário tradicional marrom de lã, através do uso de uma medalha de escapulário, que foi aprovada pela Igreja como substituto para o escapulário em 1910.
O motivo, em certas áreas tropicais e subtropicais do mundo, o uso de escapulário tinha sido identificado como impraticável.
Os níveis altos de suor causariam a quebra de escapulários e deteriorar em tal nível que seriam difíceis de manter.
É possível que então a Igreja Católica pudesse estender através de sua autoridade as mesmas graças e promessas do escapulário para uma tatuagem do escapulário?
Além do fato que, como é visto, tatuagens não parecem ser da natureza para apropriadamente ser um sacramental, é difícil ver um propósito prático explicando tal extensão, de fato deveria ou seria feita.
Parte do apelo de uma tatuagem de escapulário, como antes citado, é sua permanência, alguém com um escapulário tatuado não teria que se lembrar de colocar seu escapulário de volta a cada manhã, quando se veste.
Mas essa lembrança é importante, e um comprometimento único, não é como a vida cristã é vivida.
Porque Deus é Todo-Poderoso, ele poderia decidir estender as graças do escapulário para alguém com uma tatuagem de escapulário, mas Ele não é obrigado a fazer, já que não são a mesma coisa como os sacramentos da Igreja.
Sacramentais são lembretes e práticas sagradas que dispõem as pessoas para graça, e através deles as pessoas acreditam que Deus oferece mais graças pela vontade da Misericórdia Divina Dele.
Foto de atiyeh fathi na Unsplash
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!