Sintomas de depressão e ansiedade? Infelizmente, como todos têm vivenciado, a situação não vai mudar ou melhorar com a preocupação, ao invés, preocupação piora as coisas. Muitos já passaram pela situação de estar silenciosamente rezando e de súbito são consumidos pelo medo, dúvida ou estresse.
A maioria das pessoas não gosta de ficar sozinho com seus pensamentos. Se tiver problemas com ansiedade e depressão, pode achar ainda mais difícil do que a maioria ficar sozinho com os pensamentos e sentimentos ao rezar.
As pessoas que sofrem de ansiedade e depressão podem achar difícil sentar-se para rezar e não ter uma enxurrada de pensamentos negativos, ansiosos, autocríticos, negativos, pela mente. Em meio aos pensamentos ansiosos, depressivos e até suicidas, Deus está chamando os fiéis a buscar ajuda de um profissional e não ficar sozinho no sofrimento.
Não ter medo de buscar apoio sobre a depressão e ansiedade. Conversar com o padre, ministro da juventude, ou amigos de confiança. Não ter medo de falar com um terapeuta e visitar com frequência. Ter um terapeuta pode ajudar a resolver pensamentos negativos e entender como a ansiedade e depressão estão afetando a própria vida.
Poder da Oração Católica contra os sintomas de depressão e ansiedade
Leva força real para buscar ajuda e ser vulnerável. Ter alguém para contar e compartilhar os sofrimentos pode fazer muita diferença e pode melhorar bastante a vida de oração. Rezar com ansiedade e depressão é algo possível.
Mesmo quando parece difícil ou assustador rezar às vezes, a oração é uma chance para encontrar a paz e estar com o Pai Celestial.
Pode ser difícil sentar-se em silêncio com os sentimentos e pensamentos, mas a oração é uma chance de estar em comunhão com Deus. Quando está sofrendo com preocupação, autoimagem, tristeza, e estresse, Deus deseja estar junto no sofrimento.
Esta cura começa com permitir Deus na própria ansiedade e depressão através da oração e usar as ferramentas que Ele coloca diante das pessoas para cura real.
Buscar um profissional para visitar e usar estas ferramentas pode não apenas melhorar a vida de oração, mas ajudar a viver uma vida mais saudável, mais feliz, e mais santa.
10 Ações Práticas Contra Ansiedade e Depressão
- Dizer ao Senhor, em diálogo, sobre os próprios medos.
- Recitar a oração da Madre Teresa para Nossa Senhora.
- Fazer da leitura espiritual um hábito diário.
- Refletir sobre as Sagradas Escrituras.
- Seguir uma rotina diária.
- Escolher a alegria.
- Focar no presente momento.
- Pensar externamente e não internamente.
- Fazer uma lista de projetos e entrar em ação.
- Dar um passeio ao ar livre caminhando.
Ações para o Católico Superar Sintomas de Depressão e Ansiedade
Estas ações práticas citadas são importantes para o cristão católico superar os sintomas de depressão e ansiedade. Dizer ao Senhor em diálogo, sobre os próprios medos, isso não é sentimental, é real.
O Salvador é a esperança dos católicos, é tudo. Ele é real e poderoso, é também a misericórdia. Falar como naturalmente se expressaria, como confiaria em alguém que confiou implicitamente. Discutir os medos que tem e preocupações com Ele.
Madre Teresa recorreu à Nossa Senhora nos problemas dela. Ela disse, “Se você alguma vez se sentir angustiado durante seu dia, chame Nossa Senhora, apenas diga esta simples oração: Maria, Mãe de Jesus, por favor, seja uma mãe para mim agora. Eu devo admitir, esta oração nunca falhou para mim.”.
Recitar esta oração linda para Nossa Senhora sempre que se sentir ansioso, “Maria, Mãe de Jesus, por favor, seja uma mãe para mim agora.”. Não se pode eliminar a ansiedade através da vontade. Mas não está sozinho nisso.
O que é uma leitura espiritual? A leitura espiritual é a leitura lenta, em oração, de um livro que nutre a vida espiritual do católico. Isso significa Sagradas Escrituras ou livros de escritores confiáveis, como santos e bons teólogos. As escritas dos santos são sempre maravilhosas.
Sobre focar no momento presente, Jesus disse para as pessoas focarem no momento presente. Ele disse que hoje tem problemas suficientes de si sem as pessoas olharem para o futuro por mais, Mateus 6:34.
É muito importante fazer uma lista de projetos e entrar em ação, quando sofre de depressão e ansiedade. Há um armário bagunçado abaixo da pia chamando o nome do fiel. Um armário do caos desorganizado que esmaga a consciência quando abre a porta.
E sobre estas roupas que sabe que nunca vai usar? Elas precisam ser reunidas, lavadas e preparadas para doações. Quais projetos pela casa estiveram esperando por atenção? Agora é definitivamente o momento. Há nada como colocar a mão para trabalhar e realizar as tarefas para expulsar a ansiedade.
E a gratidão é uma prática importante para o católico. Uma fonte poderosa de encorajamento, quando se sentir sobrecarregado, reservar um momento para contar bênçãos que tem na própria vida.
Você pode curtir isso:
- 7 sinais que indicam que estou sofrendo de depressão
- Ansiedade e depressão tem cura, sim, saiba como aqui
- Depressão na adolescência, sintomas, tratamentos e cura
- Ansiedade não é frescura, conheça os sintomas e como tratar
- Saiba se você é um católico mimado e como ele age
- Como a fé cristã nos ajuda a superar a síndrome de burnout
- Meditação é pecado, o que diz a igreja católica sobre essa prática
- Remorso é pecado na igreja católica, como se livrar disso
- Maneiras de vencer a solidão segundo a bíblia e a fé católica
Papa Francisco
O Papa tomou nota da situação sazonal na intenção de oração oportuna dele. “A tristeza, apatia, e cansaço espiritual terminam dominando as vidas das pessoas, que estão sobrecarregadas devido ao ritmo da vida hoje”, ele falou.
Papa Francisco então encorajou todos a buscarem aqueles ao redor que estão deprimidos, desesperados, ou sem esperança. E ele aconselhou contra confortar os outros com muitas palavras.
Ele disse, “Muitas vezes nós devemos apenas ouvir em silêncio, porque nós não podemos ir e dizer para alguém, ‘Não, a vida não é assim. Ouça-me, eu vou dar a você a solução’”. O Papa observou, “Não há solução”.
Ele continuou, além de “aconselhamento psicológico indispensável”, as palavras de Jesus podem ajudar as pessoas a encontrar consolo, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.
Com este conselho em mente, Papa Francisco encerrou sua intenção de oração em mensagem de vídeo, com convite renovado para ajudar as pessoas ao redor. “Vamos rezar que as pessoas que sofrem de depressão ou esgotamento encontrem apoio e luz que as abra para a vida”, ele rezou.
Foto: http://www.freepik.com/
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos Oficial no Instagram
- Conheça a loja oficial da Juventude Católica do Brasil
- Aprenda, passo a passo, como formar um grupo de jovens católicos na igreja