Os paroquianos homens e mulheres da Igreja Católica são sujeitos às regras de etiqueta e à Lei Canônica da Igreja em relação ao vestuário adequado nos serviços da Igreja. A maioria das regras em relação a cobrir o cabelo é direcionada para mulheres, no entanto, e é enraizada na Escritura e história da Igreja. Regras para homens paroquianos também ajudam a guiar as seleções de cobertura do cabelo, porque não pode usar chapéu ou boné na igreja.
Na Bíblia Sagrada fala sobre boné na Igreja
Tirar o chapéu na igreja é simplesmente uma forma cultural para um homem mostrar respeito e honrar a Deus, porque não pode usar boné na igreja. Ao invés de contrariar a tradição e “fazer as próprias coisas”, os fiéis devem seguir geralmente as regras culturais, ter cuidado para comunicar respeito por Deus em cada forma possível.
Na cultura ocidental, sempre foi considerado rude ou desrespeitoso para um homem usar um chapéu dentro de um edifício, incluindo a igreja.
Mesmo uma geração atrás, quando homens comumente usavam chapéus, o acessório era removido no interior, ou até fora, na presença de uma mulher. Em contraste, os chapéus das mulheres foram há tempo uma parte padrão da roupa elegante ou formal, e usar um chapéu no interior é aceitável para uma mulher.
Esta tradição cultural provavelmente tem suas raízes na Bíblia. O apóstolo Paulo fala para igreja de Corinto sobre este assunto, dizendo, 1 Coríntios 11:7, “O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.”, porque não pode usar chapéu na igreja.
Etiqueta Histórica e Moderna para Mulheres
De 1917 até 1983, o Código de Direito Canônico da Igreja Católica determinou que as mulheres usassem véus ou outras coberturas para cabeça. Antes de 1917, não havia tal lei, embora usar chapéus ou véus fosse costumeiro para mulheres, segundo Mons.
Charles Pope no website da Arquidiocese de Washington, que acrescenta que embora a Lei da Igreja não removeu o mandato de cobertura de cabelo até 1983, muitas mulheres já tinham escolhido abrir mão de véus e chapéus na missa.
Hoje, não há regras oficiais em relação à cobertura do cabelo das mulheres, e a maioria delas não usa véus ou chapéus na missa. Usar tais coberturas de cabelo não é considerado impróprio, mas ao invés, uma escolha muitas vezes feita por paroquianos mais tradicionais.
No entanto, quando participando de uma missa tradicional latina, as mulheres muitas vezes usam um véu que cobre o cabelo, segundo Mons. Pope. Este véu pode ser longo ou curto e pode cobrir apenas parte dos fios.
Mulheres e Missas Especiais
Missas de casamento e funeral na Igreja Católica têm diferentes padrões de etiqueta para a cobertura de cabelo da mulher do que as missas de domingo.
Em missa de casamento, apenas a noiva deve usar um véu, que geralmente combina com a cor e estilo do vestido de noiva, e pode cobrir tudo ou uma parte do cabelo.
Outras mulheres na missa podem ir sem cobrir o cabelo, ou usar um chapéu de bom gosto em cor ou estilo apropriado com o resto da roupa.
Em funerais, os véus pretos de luto podem ser usados pela viúva, mãe do falecido e filhas, mas estes véus não são exigidos e não são comuns nas igrejas americanas, por exemplo. Outras mulheres na missa de funeral podem usar chapéus modestos, de cor escura.
Véus Femininos e Modéstia
Na passagem bíblica 1 Coríntios 11:3 a 16, São Paulo diz que a palavra de Deus é que as mulheres devem se submeter a seus maridos, e que usar um véu é direcionado para demonstrar esta submissão. No entanto, Mons.
Charles Pope nota que muitas mulheres na Igreja Católica moderna não concordam com este ensinamento sobre casamento.
O website de teologia católica romana, Catholic Planet, porém, nota que para cumprir as escrituras, é adequado usar um véu para missa, ou mesmo sempre, como símbolo de modéstia e de obediência para Jesus Cristo.
Etiqueta para mulheres compartilhando esta crença é usar um véu sobre a cabeça e cabelo, mas não no rosto.
Você pode curtir isso:
- Católico pode fazer simpatia, é pecado para igreja
- Melhores mensagens de Crisma para padrinhos, crismando, catequistas
- Boa igreja católica perto de mim, 7 melhores maneiras de encontrar
- Grupo de jovens católicos na sua paróquia, como formar passo a passo
- Lista dos padres mais famosos da igreja católica brasileira
- Livros da Minha Biblioteca Católica mais vendidos em 2023
- Pessoas invejosas, por que devemos nos afastar delas
- Missa de sétimo dia é importante para os católicos que morreram
- Tatuagens religiosas católicas, quais as mais feitas pelos jovens católicos
- Líder jovem católico, como se tornar uma liderança na sua igreja
- Medalha de Nossa Senhora Aparecida, qual poder desse devocional católico
- Oração de agradecimento a Deus por tudo na vida, faça já
- Oração de São Miguel Arcanjos 21 dias, faça já para alcançar um milagre
- Oração da manhã católica, reze todos os dias ao acordar
- Catequista infantil católico, como virar uma em 2023
- Significado de Yeshua para os católicos praticantes
- Quem é o Padre Alex Nogueira e como é seu programa Manhã de Luz
- Quem é o Padre Paulo Ricardo, como são seus cursos e homilias
Homens, boné na Igreja Católica
Enquanto as regras de etiqueta para mulheres em relação a cobrir o cabelo possam ser complicadas, a depender do evento ou crenças específicas, etiqueta para homens é muito simples.
Enquanto não é obrigatório pela Igreja, segundo a Lei Canônica de 1983, os homens não devem usar chapéus na igreja por qualquer razão, já que é considerado impróprio fazer assim, seja o chapéu formal ou casual.
Este costume é baseado em 1 Coríntios 11:4, que diz que homens não devem cobrir suas cabeças quando em oração.
Solidéu do Bispo
O solidéu é parte do vestuário de coro e litúrgico do papa, cardeais, bispos, abades e padres. Foi desenvolvido para cobrir a tonsura (parte de trás da cabeça que é raspada quando um homem entrou no estado clerical).
É usado durante a função litúrgica e algumas não litúrgicas e é removido durante a liturgia no Santo, Santo, Santo, para que a cabeça não fique coberta na presença do Santíssimo Sacramento.
Foto de Oscar Neira na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Compre os produtos da loja oficial dos jovens católicos no Brasil, acesse aqui!
- Grupo de Jovens Católicos: Aprenda, passo a passo, como criar, gerir e desenvolver um grupo jovem católico