Amar ao Próximo Como a Ti Mesmo Significado, o que É, É um Mandamento, Onde Está na Bíblia Sagrada, por que É Tão Difícil, o que Diz a Igreja Católica e o Papa Sobre Amar ao Próximo Como a Ti Mesmo, É Possível

Amar o próximo como a ti mesmo ❤️ o que é, qual significado

Como formar um grupo jovem na igreja católica

O que “amar ao próximo como a ti mesmo” significa? O amor verdadeiro, seja em relação a si ou ao próximo, significa desejar o bem genuíno de alguém, que por fim significa ganhar o céu. Deus Pai exemplifica este amor por excelência ao enviar o filho único Dele, Jesus, para “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”, João 3:16.

Este tipo de amor altruísta e sacrificial poderia implicar literalmente dar a vida pelos amigos, João 15:13, e inquestionavelmente exige que as pessoas desejem o bem verdadeiro mesmo dos inimigos e perseguidores, Mateus 5:43-48, como Jesus fez, assim eles pudessem ser reconciliados e transformados pelo Senhor, João 10:10, 14:27, e assim as pessoas poderiam ser aperfeiçoadas, Mateus 5:48.

Amar ao Próximo Como a Ti Mesmo – Catecismo da Igreja Católica

2196, Em resposta a questão sobre o primeiro dos mandamentos, Jesus diz, “O primeiro é, ‘Ouve, Ó Israel: O Senhor nosso Deus, o Senhor é um; e amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, e com toda tua alma, e com toda tua mente, e com toda tua força.’. O segundo é este, ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo.’. Não há outro mandamento maior do que estes”.

O apóstolo São Paulo lembra disso, “Quem ama o próximo cumpriu a lei. Os mandamentos, ‘Não cometerás adultério, não matarás, não roubarás, não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento, são resumidos nesta frase, ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. O amor não faz mal ao próximo; assim o amor é o cumprimento da lei”.

Amor a Deus e ao Próximo – Amar o próximo como a ti mesmo

“O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”, Marcos 12:31. O primeiro e maior Mandamento é amar a Deus com todo o coração, alma, mente e força. Mas Jesus segue para dar à humanidade o segundo mais importante Mandamento.

“Amar o próximo como a si mesmo”. Primeiro, é importante apontar que amar a Deus com toda a força é o maior Mandamento, em parte, porque a menos que faça, não pode também amar o próximo. Amar ao próximo depende de se ama Deus com todo ser.

Apenas quando ama Deus pode esse amor transbordar em outras relações. Quando olha para o amor ao próximo como efeito do transbordar do amor que tem para Deus, este segundo Mandamento toma um significado mais claro.

Jesus não apenas diz para amar ao próximo, Ele diz para fazer “consigo”. Então como se ama? Faz com primazia por cumprir o Primeiro Mandamento do amor a Deus.

Amar a Si

Amar a Deus com todo o ser, na realidade, é a melhor forma de também amar a si. Por quê? Porque as pessoas foram feitas por amor e comunhão com Deus. Amar a Deus não é algum favor extra que faz por Deus; ao invés, é uma maneira de cumprir o significado mais profundo de quem são.

As pessoas são feitas por amor e são feitas por Deus. Assim, amar Deus é a melhor forma de amar a si. Deste ponto de início, então as pessoas entendem melhor como são chamadas para amar ao próximo.

Se o cumprimento de amar a si é encontrado por amar a Deus e estar em relação íntima de amor com Deus, então a pessoa ama ao próximo como a si por atrair o próximo para relação de amor com Deus também.

Não há nada que poderia fazer que é mais amável pelos outros do que um ato como ponte entre eles e Deus. E quanto mais diretamente atuar como esta ponte, maior o amor para eles e mais completamente cumpre este Mandamento.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Refletir hoje, então, nas maneiras que atua como ponte de amor entre Deus e o próximo. Reconhecer isso como dever absoluto, privilégio e honra.

Comprometer-se com amor de coração para Deus, e permitir este amor a transbordar e ser derramado naqueles todos que encontrar a cada dia. Amor é contagiante, e deve consumir tudo que o fiel é, e tudo que fizer.

Senhor, Eu desejo amar a Ti com meu ser total. Aumente meu amor por Ti e permita este amor a transbordar em cada relação que eu tenho na vida. Que o amor possa ser a única missão da minha vida. Jesus, eu confio em Ti.

Você pode curtir isso:

Amor a Deus É Sempre Medido pelo Amor ao Próximo, Diz o Papa

Amar ao próximo como a ti mesmo, a prova de estar em um caminho de conversão e santidade sempre consiste em amar o próximo, Papa Francisco disse. “Contanto que haja uma irmã ou irmão para o qual nós fechamos nossos corações, nós ainda estaremos longe de ser discípulos como Jesus nos pediu”, ele falou antes de recitar a oração Angelus com aqueles reunidos na Praça de São Pedro.

O Papa refletiu sobre a leitura do Evangelho do dia, Mateus 22:34-40, em que Jesus disse que o maior mandamento era amar o Senhor com todo coração da pessoa, alma e mente, e o segundo mandamento era amar o próximo como a si. Com isso, “Jesus estabelece 2 princípios essenciais para fiéis de todos os tempos”, o Papa citou.

O primeiro é que o amor, não obrigação ansiosa ou inventada, deve sempre ser a força motriz por trás de seguir os mandamentos de Deus, ele apontou. “O segundo princípio fundamental é que o amor deve tender junto e inseparavelmente para Deus e para o próximo”, falou.

Papa Francisco disse, “Esta é uma das principais inovações dos ensinamentos de Jesus, e Ele nos ajuda a entender que não é amor verdadeiro de Deus, se não for expresso no amor para o outro”, e vice versa, não é verdadeiro amor ao próximo, se não for enraizado na relação da pessoa com Deus, ele afirmou.

O amor para Deus é expresso mais de tudo em oração e adoração, Francisco disse, e amor pelo próximo é expresso por ser próximo das pessoas, ouvi-las, compartilhando e cuidando dos outros.

Papa Francisco afirmou, “Tão frequente nós deixamos de ouvir os outros porque é chato ou porque leva meu tempo”; tais sentimentos mesmo surgem quando alguém precisa do outro próximo durante momentos de dificuldade ou tristeza.

Ele falou, “No entanto, nós sempre encontramos tempo para fofocar. Todo tempo! Nós não temos tempo para confortar o aflito, mas muito tempo para fofocar. Tenham cuidado!”.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico