Intenções da santa missa, veja o significado, importância e como colocar o nome nas intenções da santa missa
Intenções da santa missa, veja o significado, importância e como colocar o nome nas intenções da santa missa

Intenções da santa missa, veja importância e como colocar o nome

O que são intenções da Santa Missa? O que significa ter uma missa “oferecida” para alguém? Uma pessoa pode pedir ao padre para oferecer uma missa por várias razões: por exemplo, em ação de graças, pelas intenções de outra pessoa (como no aniversário), ou como é mais comum, para repouso da alma de alguém que morreu.

Nunca esquecer das graças infinitas que fluem do Sacrifício da Missa que beneficia a alma. Papa Leão XIII em sua encíclica Miraecaritatis (1902), de maneira linda elaborou este ponto e enfatizou a conexão entre a comunhão dos santos coma missa:

A graça do amor mútuo entre os vivos, fortalecida e aumentada pelo sacramento da Eucaristia, flui, especialmente pela virtude do Sacrifício (da missa), para todos que pertencem à comunhão dos santos. Para comunhão dos santos é simplesmente… a partilha mútua de ajuda, expiação, orações, e benefícios entre os fiéis, os que já estão na pátria celestial, os que foram entregues ao fogo purificador, e aqueles ainda fazendo sua peregrinação aqui na Terra. Estes todos formam uma cidade, cuja cabeça é Cristo, e cujo princípio vital é o amor. A fé ensina que embora o augusto Sacrifício possa ser oferecido para Deus apenas, pode, no entanto, ser celebrado em honra dos santos que agora reinam no Céu com Deus, que os coroou, para obter sua intercessão para nós, e também, segundo tradição apostólica, para lavar as manchas daqueles irmãos que morreram no Senhor, mas ainda não foram totalmente purificados.

Papa João Paulo II

Em sua encíclica, Ecclesia de Eucharistia, o Santo Padre, Papa São João Paulo II, ensinou:
Na celebração do Sacrifício Eucarístico, a Igreja reza que Deus, o Pai das misericórdias, vai garantir aos filhos Dele a plenitude do Espírito Santo, assim possam se tornar um corpo e um espírito em Cristo. Ao levantar esta oração ao Pai das luzes, de quem provém todo bem e todo dom perfeito, a Igreja acredita que ela será ouvida, pois reza em união com Cristo, a Cabeça dela e Esposo, que acolhe esta súplica da Esposa Dele e junta isso com sacrifício redentor Dele.

Manter em mente que a tradição de oferecer missas para os outros, particularmente os mortos, origina na Igreja primitiva. Inscrições descobertas em túmulos nas catacumbas romanas do segundo século evidenciam esta prática: por exemplo, o epitáfio no túmulo de Abercius, Bispo de Hierópolis na Frígia, implora orações pelo repouso da alma dele. Tertuliano atestou observar o aniversário de cônjuge com orações e sacrifícios, ou seja, a missa:
Na verdade, ela ora por sua alma, e pede refrigério para ele enquanto isso e comunhão com ele na primeira ressurreição; e ela oferece seu sacrifício nos aniversários do adormecimento dele.

Santos da Igreja Católica

Além disso, os Cânones de Hipólito, explicitamente menciona a oferta de orações pelos mortos durante a Missa.

São Cirilo de Jerusalém, em um de seus muitos discursos catequéticos, explicou como na Santa Missa os vivos e mortos são lembrados, e como o Sacrifício Eucarístico do Senhor é de benefício para pecadores, vivos e mortos.

Santo Ambrósio pregou, “Nós os amamos durante a vida; não os abandonemos na morte, até que os tenhamos conduzido por nossas orações na casa do Senhor”.

São João Crisóstomo disse, “Vamos ajuda-los e celebra-los. Se os filhos de Jó foram purificados pelo sacrifício de seu pai, por que nós duvidaríamos que nossas ofertas pelos mortos lhes trouxessem algum consolo? Não hesitemos em ajudar aqueles que morreram e oferecer nossas orações por eles”.

Santo Agostinho registrou os desejos de morte da mãe dele, Santa Mônica em suas Confissões, “Uma coisa apenas que eu te peço, que você lembre de mim no altar do Senhor aonde você estiver”. Finalmente, Papa São Gregório disse, “Não hesitemos em ajudar aqueles que morreram e para oferecer nossas orações por eles”.

Dado este entendimento, é possível adicionar algumas especificidades. Quando um padre oferece a Santa Missa, ele tem 3 intenções, primeiro, oferecer a missa reverentemente e validamente segundo as normas da Igreja.

Segundo, oferecer a missa em união com a Igreja toda e para o bem da Igreja toda. Terceiro, oferecer a missa por uma intenção particular, como repouso da alma de alguém que morreu.

Efeitos da Missa

Assim, os efeitos da missa trazem certos benefícios ou frutos. Os frutos gerais da missa são efeitos sobre a Igreja toda, para os fiéis vivos assim como as pobres almas no purgatório. Por esta razão, no Cânon da Missa (Oração Eucarística), uma menção especial é feita pelos vivos e mortos.

Os frutos ministeriais especiais da missa são aplicados para intenção particular da missa, portanto, “por quem a Missa é oferecida”.

Os frutos pessoais especiais da missa beneficiam o padre celebrante, que atua na pessoa de Cristo ao oferecer a missa para as pessoas que assistem e participam da celebração da missa.

Estes frutos são extensivamente e intensivamente finitos, desde que cada um é finito. Assim, quanto mais a missa é oferecida, mais benefício é conferido. Por exemplo, todas as coisas sendo iguais, 10 missas oferecidas para repouso de uma alma conferem 10 vezes o benefício de uma missa.

A intenção da missa é também determinada por vários fatores, a Igreja pode estipular a intenção particular; por exemplo, todos os párocos são exigidos a oferecer uma missa no domingo pelas intenções dos paroquianos vivos e mortos de uma paróquia.

Um padre também pode ter sua intenção particular ao oferecer uma missa, como o repouso da alma dos seus pais. Finalmente, uma pessoa pode pedir a um padre para oferecer uma missa por uma intenção particular; geralmente, um estipêndio é dado ao padre por oferecer a missa, que por justiça, cria uma obrigação que deve ser satisfeita.

Encontra-se não apenas as origens desta prática datando da Igreja primitiva, mas também claramente reconhece sua importância. Quando se enfrenta a morte de alguém, mesmo uma pessoa que não é católica, ter uma missa oferecida pelo repouso de sua alma e oferecer as orações dos fiéis são mais benéficos e reconfortantes do que qualquer outro cartão simpático ou buquê de flores. Para ter uma missa oferecida na ocasião de um nascimento, aniversário ou necessidade especial é apropriado, benéfico e apreciado.

Precisa Pagar para Colocar Nomes nas Intenções da Santa Missa?

Paróquias não devem cobrar à celebração de missas aos mortos ou intenções em missa. Para colocar nomes nas intenções da Santa Missa, se informar na secretaria da igreja.

Papa Francisco fez pedido para paróquias não cobrarem para dedicar missa ao morto e pronunciar o nome dele em Oração Eucarística. “A missa não se paga. É o sacrifício de Cristo, que é gratuito. A redenção é gratuita. Se você quer fazer uma oferta, pode, mas não se paga”.

Assuntos católicos relacionados

Quais Objetivos das Intenções da Santa Missa?

A intenção da missa pode ser qualquer coisa que normalmente rezaria. Por exemplo, a família e amigos, aqueles que pediram para o fiel rezar por uma intenção especial; ajuda com um problema pessoal; salvação das almas, receber uma graça especial, superar um pecado particular, por um apostolado específico ou ministério, e assim por diante. Pelo anjo da guarda, saúde, falecimento, sétimo dia, pelas almas.

Foto de Gabriella Clare Marino na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Ser chamado de Beata ou Beato deve ser considerado um elogio para os jovens católicos

Ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos, saiba o real significado

Descubra por que ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos - Saiba o significado e sua importância. Veja Aqui!

4 Comentários

  1. Mateus Santana De Oliveira

    PRECISO DE MUITAS GRAÇAS EM MINHA VIDA MUITAS BENÇÃOS NA VIDA SSÓ TEM AZAR E EU ESTOU AQUI IMPLORTANDO PELAS BENÇÃOS DE JESUS EM MINHA VIDA MUITAS VITÓRIAS MUITAS GRAÇAS ENORMES MILAGRES NA MINHA VIDA SENHOR PELAS SUAS DORES AJUDAI-ME URGENTE A CONSEGUIR TUDO QUE PRECISO MUITO ABENÇOAI-ME URGENTE POR TUDO DA MINHA VIDA DAI-ME VITÓRIAS GRANDIOSAS DO SEU SAGRADO CORAÇÃO ILUMINA MINHA VIDA AJUDAI-ME A SER ILUMINADO PRA TODOS AO MEU REDOR JESUSS DAI-ME GRAÇAS E BENÇÃOS DAI-ME MUITA LUZ NA MINHA VIDA AJUDAI-ME EM TODAS AS COISAS DA MINHA VIDA QUE PRECISO MUITO SENHOR DEUS DE MISERICORDIA DIVINA PROVIDENCIA ATENDEI-ME URGENTE PRECISO MUITOEU IMPLORO POR SUA AJUDA SENHOE DAI-ME MUITAS GRAÇAS JESUS ILUMINA MINBHA CASA JESUS AJUDA EU A CONSEGUIR O QUE PRECISOMUITO

  2. Mateus Santana De Oliveira

    DAI-ME UMA CHUVA DE GRAÇAS BENÇÃOS CHEIA DE ROSAS AROMATICAS SOBRE MINHA CASA PRA INDENTIFICAR OS MILAGRES NA MINHA VIDA DAI-ME VITÓRIAS MUITASORTE SOBRE TUDO QUE PRECISO E SOBRE TUDO QUE JÁ PERDI COM AS GRAÇAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E DAS SANTAS CHAGAS E A MANIFESTAÇÃO DA SANTA FACE DE CRISTO EM MINHA FRENTE SOBRE MINHA VIDA AJUDAI-ME JESUS DAI-ME GRANDE GRAÇAS E BENÇÃOS SENHOR SANTA RITA DE CASSIA ABENÇOAI-ME SANTO EXPERDITO DAI-ME GRAÇAS SÃO COSME E SÃO DAMIÃO SANTO CARLO ACUTIS DAI-ME GRAÇAS SÃO MATEUS DAI-ME GRAÇAS SÃO JOSÉ DAI-ME GRAÇAS SANTO AMBROSIO DAI-ME GRAÇAS SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS DAI-ME GRAÇAS SANTA ESCOLASTICA E SÃO BENTO DAI-ME GRAÇAS SANTA ANA DAI-ME GRAÇAS SÃO GREGORIO MAGNO DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DE SANTANA DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS ATENDEI-ME NOSSA SENHORA DAS DORES DAI-ME GRAÇAS SANTO AFONSO MARIA DE MARIA DE LIGORIO DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DA LUZ DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DA JUSTIÇA DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DA DEFESA DAI-ME GRAÇAS SANTA MARIA DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DOS MILAGRES E NOSSA SENHORA DAS LAGRIMAS DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DA DIVINA PAZ DAI-ME GRAÇAS IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA DAI-ME GRAÇAS SOFRIMENTO DE CRISTO DAI-ME GRAÇAS SAGUE DE CRISTO DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DA CURA DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DE LOURDES DAI-ME GRAÇAS GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LORDES E DA CURA DAI-ME GRAÇAS OSTIA CONSAGRADA DAI-ME GRAÇAS DIVINA MISECORDIA DAI-ME GRAÇAS DIVINA PROVIDENCIA DAI-ME GRAÇAS ESTIGMAS DE PADRE PIO DAI-ME GRAÇAS RELIQUIAS DE CARLO ACUTIS DAI-ME GRAÇAS MILAGRES DE CRISTO DAI-ME GRAÇAS SANTOS ANJOS DOS CÉUS DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS DAI-ME GRAÇAS ENVIA BENÇÃOS SOBRE MINHA VIDA DAI-ME VITÓRIAS LIBERTAI-ME DE TODOS OS MALES SANTUARIO DE CRISTO DAI-ME GRAÇAS NOSSA SENHORA DE APARECIDA DAI-ME GRAÇASS DIVINAS ENVIA MUITAS BENÇÃOS SOBRE MINHA CASA SÃO BENTO E SÃO CIPRIANO EXOCISAI TODOS OS MALES DA MINHA VIDA URGENTE TODA INVEJA E TODO OLHO GROSSO QUE ASTREVAS MALIGNAS SEJA ESPULSAS DA NOSSA VIDA ENVIA SEU EXERCITO DA SALVAÇÃO SOBRE NÓS

  3. INTENÇÃO DE 90 DIAS DE FALECIMENTO DA MINHA MÃE JULIA FERREIRA DA SILVA E DE 12 ANOS DE FALECIMENTO DO MEU PAI JOSÉ HERCULANO DA SILVA.

    • Olá Sueli, que Jesus e a Virgem Maria estejam abençoando você e iluminando as almas da sua mãe e pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima