O homem que decide pela vida religiosa receberá muitas denominações, um exemplo, os seminaristas, aqueles que se encontram no processo de formação; diáconos, os que possuem diaconato, que é a segunda das 3 ordens religiosas tendo função de ajudar bispos ou padres, e assim em diante. Como Se Tornar Freira, nesse artigo católico vamos responder essa dúvida.
E há ainda denominações pelos cargos, funções, como reitor, pároco, superior provincial, sendo estipuladas por fases de formação, ordenação, ou então pela missão em Igreja. Do mesmo modo ocorre com as mulheres, que escolhem seguir a vida na dedicação e missão para Igreja, sendo dúvida comum, “como se tornar freira?”.
Freira, Irmã, Madre
Como virar freira? Segundo Ir. Claudete Ferreira Mendes, ela é responsável por Comunidade da Copiosa Redenção em Trindade, irmã e freira representam a mesma coisa, sendo os 2 termos utilizados na sociedade.
Ela conta que ela é uma consagrada e geralmente as pessoas a chamam de irmã. E que na língua portuguesa, freira, significa feminino de frei, um modo não mais usado comumente. Ela diz que assim, no meio religioso é mais utilizado o termo irmã.
E explica que existe diferenciação segundo atribuições de responsabilidades na Congregação.
Fala que antigamente era de muito uso o termo madre superiora à irmã que tinha responsabilidade pela comunidade, portanto, superiora local.
Após, esse termo alterou apenas para “madre”. Claudete é madre geral da Congregação, ou madre provincial, que se caracterizaria de uma província. Tem o capítulo, para isto, que se mostra tipo de eleição, como ocorre de padres religiosos.
Ela, então, é eleita e permanece em uma fase até 6 anos. E escuta as irmãs, visita as comunidades a cada ano, busca acompanhar missão de cada irmã.
De fato, para ser madre, é necessário possuir votos perpétuos. Mais um ponto a destacar é a denominação segundo ordem religiosa.
Ir. Claudete diz que elas são as Irmãs da Copiosa Redenção, e que em Trindade há ainda Irmãs da Caridade da Vila São Cottolengo, e Irmãs Carmelitas.
E a ordem é separada por carisma.
Têm as Irmãs da Copiosa Redenção como carisma, adoração para Santíssimo Sacramento por dependentes químicos.
Quer dizer Copiosa, graça abundante, que redime. Por exemplo, já Carmelitas, ficam enclausuradas em Carmelos na oração pelo planeta.
Como Se Tornar Freira?
As irmãs, para viver consagração na Igreja Católica, como os padres, seguem pelo processo de formação e discernimento vocacional.
Inicialmente, há acompanhamento ainda quando estão com a família, após, entra em aspirantado, trata-se de fase em que aspiram por vida religiosa, momento que passam para fase inicial.
Após ele, já iniciam o estudo do carisma, segue o postolantado. Com duração na média de 2 anos, a depender da candidata.
Assim, depois disto, segue o noviciado, durando na média 1 ou 2 anos, o primeiro ano é canônico, fechado, apenas aos estudos.
Após, segue mais uma fase, em que são enviadas à missão. E então depois, o juniorato, durando aproximadamente 7 a 8 anos, e depois surgem os votos perpétuos, trata-se do último passo.
Irmãs vivem em convento, como acontece com padres religiosos. De acordo com Ir.
Claudente, o processo inicial tem acompanhamento pela irmã apontada por Congregação para essa missão. É a promotora vocacional.
Acompanham elas o processo inteiro do discernimento, e organizam retiro em Congregação, à experiência vocacional, e as mulheres passam pela avaliação da equipe formativa à verificação do quanto necessitam de tempo de experiência, ou se necessitam retornar à casa para acompanhamento até possuir condição de entrar e permanecer.
Sempre existe dúvida, de acordo com Ir. Claudete, que as pessoas têm sobre as irmãs. Portanto, “irmãs fazem Teologia?”, uma pergunta comum, já que os padres necessitam estudar Teologia para ser padre, e ela conta que elas não precisam necessariamente ter formação em Teologia e Filosofia.
Fala que elas têm os estudos próprios, que se caracterizam internos de Congregação, e destes períodos entre de fato aspirantado, postolantado, noviciado, juniorato e após a profissão perpétua, há formação contínua, que nunca deixam de realizar, porém, não necessitam estudar Teologia, muitas delas fizeram ou fazem mais cursos do nível superior, segundo o que necessita missão e formação da Congregação.
Certeza que você vai gostar:
- O que é trabalho voluntário e como participar do voluntariado dentro da Igreja Católica
- 15 maneiras de ajudar pessoas idosas e fazer a diferença na vida delas
- Doação de Órgãos no Brasil, qual a posição da Igreja Católica?
- Ação Social na Igreja Católica, veja a importância!
- Como organizar as finanças usando a palavra de Deus
Vocação para se tornar Freira
Entregar-se a Deus inteiramente é ser freira, por amor. Ao passo que se pensa sobre a vontade de Deus para a própria vida, é provável já imaginar a possibilidade de vocação para vida religiosa.
Trata-se de total entrega para Deus, que vai antecipar vida eterna, em que a Igreja toda, como esposa de Deus, inteiramente será de Cristo.
É necessário lembrar, primeiro, que com carismas diferentes, vivência de vocação muda. Mas, as pessoas todas chamadas para vida religiosa, de modo independente do grupo que integram, assumem em comum alguns compromissos, com Igreja e com Deus, ou seja, a obediência, pobreza, e castidade.
Tais virtudes guiarão passos das vocacionadas todas para serem freiras.
E mesmo que alguns imaginem o contrário, não se caracterizam restrições, no entanto, indicações da trajetória a amar Cristo de modo perfeito, em vivência desse chamado.
A vontade de como se tornar freira não segue somente da vontade humana, porém, do desejo de Deus.
Apenas se pode dizer “sim”, afinal, àquilo que são chamadas. Assim, é necessário, para seguir neste caminho, ouvir chamado de Jesus para própria vida.
Igreja Católica tem muitos institutos religiosos, com carismas diferentes. Há aqueles em que participantes têm vida mais contemplativa e recolhida, porém, outros também em que apostolado se mostra mais ativo pelo mundo.
Então, é importante procurar conhece-los e selecionar um que mais atraia para assim, se aproximar.
Foto de Ricardo Gomez Angel na Unsplash
Foto de Felix Koutchinski na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!
- Conheça a loja oficial dos jovens católicos. Além de nos ajudar nessa obra de evangelização você adquire os mais lindos e descolados produtos católicos. Acesse a Loja Católica Aqui!
- Adquira noss Ebook (Livro Digital) de “Como Formar um Grupo Jovem Católico Completo”. Comprando esse livro digital, além de nos ajudar na obra de evangelização dos Jovens Católicos, você aprende como fundar, gerir e desenvolver um Grupo Jovem Católico na sua Paróquia. Clique Aqui e Adquira o Seu!
Quero ser freira
Rua professor leonídio Alegretti 757