Saiba quem foi Carlo Acutis e como está seu processo de beatificação
Saiba quem foi Carlo Acutis e como está seu processo de beatificação

Carlo Acutis, saiba quem foi, milagres e se ele vai virar santo

Carlo Acutis era um adolescente italiano católico que morreu em 2006. Acutis, um programador de computador e gamer que amava futebol e a Eucaristia, foi sujeito de interesse ao redor do mundo.

Algumas pessoas saem da vida para entrar na história; outras, para entrar no céu. Em 12 de outubro de 2006, falecia o jovem Carlo Acutis, vítima de uma grave leucemia. No leito de morte, desejou ardentemente que seus sofrimentos fossem oferecidos a Deus pela Santa Igreja e pelo Papa.

O testemunho do rapaz, de apenas 15 anos, comoveu toda a Itália, tornando-o modelo de santidade, sobretudo para a juventude. No momento, a Diocese de Milão, à qual Acutis pertencia, trabalha na sua causa de beatificação.

Conheça a história de vida completa de Carlo Acustis, seus milagres, orações, frases e se ele vai virar santo da igreja católica
Conheça a história de vida completa de Carlo Acustis, seus milagres, orações, frases e se ele vai virar santo da igreja católica

Quem Foi Carlo Acutis?

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, onde seus pais estavam trabalhando. Apenas alguns meses depois, seus pais, Andrea Acutis e Antonia Salzano, se mudaram para Milão.

Como adolescente, Carlo foi diagnosticado com leucemia. Ele ofereceu seus sofrimentos para Papa Bento XVI, e para Igreja, dizendo, “Eu ofereço todo o sofrimento que eu tenho a sofrer para o Senhor, para o Papa, e a Igreja”.

Ele morreu em 12 de outubro de 2006, e foi sepultado em Assis, a seu pedido, devido a seu amor por São Francisco de Assis.

Sua causa para canonização começou no ano de 2013. Ele foi designado “Venerável” em 2018, e seria designado “Bem-aventurado” em 10 de outubro.

Infância de Carlo Acutis

Desde jovem idade, beato Carlo Acutis parecia ter um amor especial por Deus, mesmo embora seus pais não eram especialmente devotos.

Sua mãe disse que antes de Carlo, ela foi para Missa apenas para sua Primeira Comunhão, sua confirmação e seu casamento.

Mas como criança nova, Carlo amava rezar o rosário. Após ele fazer sua Primeira Comunhão, ele foi para Missa com tanta frequência quanto podia.

E fazia suas Horas Sagradas antes ou após a Missa. Ele ia para confissão semanalmente.

Ele pedia aos seus pais para levá-lo em peregrinações, aos lugares de santos, e aos locais de milagres eucarísticos.

Havia fruto da devoção de Carlo na vida dele. Seu testemunho de fé levou a uma conversão profunda em sua mãe, porque, segundo o padre promovendo sua causa para santidade segue o comentário.

Crescendo em Milão, o pequeno Carlo demonstrou as virtudes cristãs desde a infância. Era uma criança alegre, de comportamento suave, que cativava a todos — principalmente as babás — com o seu entusiasmo contagiante. E se algum amiguinho apontava-lhe uma maldade, sabia colocar a caridade acima do instinto: “O Senhor não seria feliz se eu reagisse violentamente”.

Aos 12 anos de idade, a Santa Missa já lhe era o bem mais precioso. Comungava diariamente, haurindo da Eucaristia a graça para uma vida santa.

Tamanha espiritualidade chamava a atenção dos mais próximos. Certa vez, preferiu participar de uma peregrinação a Assis, Itália, a visitar outros lugares para diversão.

O comportamento do garoto levava os parentes a considerarem-no uma “vítima dos pais”. Mas não era nada disso. Como confidenciaria a seu diretor espiritual, poucos dias antes de sua derradeira páscoa, Assis era o lugar onde mais se sentia feliz.

Juntamente com Nossa Senhora de Fátima, São Francisco era-lhe o grande santo de devoção, principalmente por sua pequenez e humildade.

Ele então “conseguiu arrastar seus parentes e pais para missa a cada dia. E não foi o contrário, não eram seus pais trazendo o pequeno garoto para Missa, mas ele que conseguiu ir à Missa e convencer outros para receber comunhão diariamente”.

Foi conhecido por defender crianças na escola que eram maltratadas, especialmente as pessoas com deficiência.

Quando os pais de um amigo estavam se divorciando, beato Carlo Acutis fez um esforço especial para incluir o amigo dele na vida familiar Acutis.

E ele promoveu milagres eucarísticos, especialmente através de um website que desenvolveu para promovê-los.

Ele dizia para as pessoas que “quanto mais frequente nós recebemos a Eucaristia, mais nos tornaremos como Jesus, assim neste mundo nós teremos uma amostra do céu”.

Quando Carlo ficou doente, a vida dele de fé aumentou. Ele tinha a intenção de oferecer seu sofrimento para Igreja, o Papa e as pessoas que estavam sofrendo com doença.

Carlo Acutis, saiba quem foi, milagres e se ele vai virar santo da igreja católica
Carlo Acutis, saiba quem foi, milagres e se ele vai virar santo da igreja católica

Corpo Incorrupto?

Inicialmente, houve relatos que o corpo de Carlo Acutis foi encontrado incorrupto. Um porta-voz para beatificação de Acutis disse que o corpo inteiro estava presente quando foi exumado, mas “não incorrupto”.

“Hoje nós… o vemos novamente em seu corpo mortal. Um corpo que passou nos anos de sepultamento em Assis, através do processo normal de decadência”.

“Que é o legado da condição humana depois que o pecado o removeu de Deus, a fonte da vida. Mas este corpo mortal é destinado para ressurreição”.

Tudo isso foi dito em uma missa na abertura do túmulo em 1 de outubro pelo Arcebispo Domenico Sorrentino de Assis.

Ele vai, no entanto, ficar em repouso em uma tumba de vidro onde pode ser venerado por peregrinos até 17 de outubro. Ele usava jeans e um par de Nikes, as roupas casuais que ele preferia em vida.

E seu coração, que agora pode ser considerado uma relíquia, será exibido em um relicário na Basílica de São Francisco de Assis.

Sua mãe disse que a família dele tinha desejado doar os órgãos dele quando morreu, mas não foram capazes de fazer assim devido à leucemia.

A postuladora para a causa dos Santos da Arquidiocese de Milão, Francesca Consolini, afirma que a fé de Carlo Acutis era “singular”: “Levava-o a ser sempre sincero consigo mesmo e com os outros (…), era sensível aos problemas e às situações de seus amigos, os companheiros, as pessoas que viviam perto dele e quem o encontrava no dia a dia”.

O testemunho do rapaz pode ser encontrado na sua biografia, Eucaristia, minha rodovia para o céu”, escrita por Nicola Gori, articulista do L’Osservatore Romano.

Assuntos católicos relacionados

Milagre Atribuído às Orações de Carlo Acutis e sua Beatificação

A beatificação de Carlo Acutis aconteceu em 10 de outubro após um milagre atribuído as suas orações e a graça de Deus.

No Brasil, um garoto chamado Matheus foi curado de um grave defeito de nascença chamado pâncreas anular após ele e sua mãe pedirem para Acutis rezar pela cura do garoto.

Mateus nasceu em 2009 com uma condição séria que causava dificuldade para comer e séria dor abdominal. Ele era incapaz de manter qualquer alimento no estômago, e vomitava constantemente.

Nicola Gori, o padre responsável por promover a causa de santidade de Acutis, disse à mídia italiana o que aconteceu então.

“Em 12 de outubro de 2013, 7 anos após a morte de Carlo, uma criança, afetada por uma malformação congênita, pâncreas anular, quando era sua vez de tocar a imagem do futuro beato, expressou um desejo singular, como uma oração: eu queria poder parar de vomitar tanto. A cura começou imediatamente, ao ponto que a fisiologia do órgão em questão mudou”, disse Gori.

No caminho de casa a partir da Missa, Matheus disse para sua mãe que já estava curado. Em casa, ele pediu por batata frita, arroz, feijão e bife, os alimentos favoritos de seus irmãos.

Ele comeu tudo no prato. E não vomitou. Ele comeu normalmente no próximo dia, e no seguinte. Vianna levou Matheus aos médicos, que estavam perplexos pela cura de Matheus.

A mãe de Matheus disse à mídia brasileira que ela vê no milagre uma oportunidade para evangelizar.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/catholicism/

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Saiba quem foi São Patrício, história, como ele virou santo da igreja católica e do que Ele é padroeiro e protetor

São Patrício: Uma história impactante de fé, oração e milagres

Conheça a sensacional história de São Patrício, saiba quem foi, seus milagres, do que Ele é protetor / padroeiro e como morreu. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima