Conheça os santos da igreja católica mais populares no Brasil
Santos da Igreja Católica mais populares entre os brasileiros

Santos da Igreja Católica: Veja os mais populares no Brasil

Para muitos, os Santos da Igreja Católica são vistos como heróis. Enquanto não são diretamente adorados, Santos são tão respeitados que os católicos muitas vezes vão rezar para eles em busca de auxílio.

Com exceção dos arcanjos, os Santos católicos eram pessoas comuns, que viviam vidas comuns. Durante a vida deles, cada Santo foi considerado um modelo positivo.

Sua natureza altruísta e generosa podia ser vista em suas ações, e a devoção para ajudar a humanidade.

Muitos Santos católicos tiveram uma missão de vida que os impulsionava a ajudar os outros, enquanto espalhando a Palavra de Deus.

Por meio das ações e esforços deles, os Santos foram capazes de ajudar a humanidade como um todo, da maneira deles.

As ações dos Santos fizeram deles lendas do seu próprio tempo, e hoje eles inspiram a maneira em que os católicos vivem suas vidas.

Nossa Senhora das Graças – Santos da Igreja Católica

Dia – 27 de novembro.
Padroeira – Bragança, Polícia Rodoviária Federal.
Nossa Senhora das Graças é por brasileiros, muito venerada, e geralmente é invocada por devotos que precisam dos milagres.

Tornou-se conhecida a história dela por fiéis, devido a sua aparição para noviça Catarina Labouré, de Filhas da Caridade, uma congregação que fica em convento em Paris.

Nossa Senhora de Fátima – Santos da Igreja Católica

Dia – 13 de maio.
Padroeira – Portugal, Fátima, Diocese de Leiria-Fátima.
Mundialmente celebrada, a terra natal da Santa pode ser considerada Portugal.

E a cidade lusitana Fátima foi onde aconteceu sua aparição, de acordo com devotos, há pouco mais de 100 anos.

Nossa Senhora Aparecida – Santos da Igreja Católica

Dia – 12 de outubro.
Padroeira – Brasil.
Nossa Senhora Aparecida é conhecida como protetora e padroeira do Brasil, tão requisitada pelo fiel que necessita de auxílio em fase de aflição.

Para muitos brasileiros, ter uma imagem em casa de Nossa Senhora Aparecida, lembra a sua intercessão e também fidelidade a Cristo.

Ao cristão, é Maria modelo de fé, devendo ser suas virtudes imitadas pelo fiel. Realizar orações, agradecimentos e pedidos, diante da imagem, ofereceria maior proximidade com Deus.

Você também vai curtir:

São Bento – Santos Mais Populares da Igreja Católica

Dia – 11 de julho.
Padroeiro – Estudantes, Europa.
São Bento é um dos santos mais populares. Considera-se que nasceu em torno de 480, como filho de um nobre romano de Norcia e gêmeo da sua irmã, Escolástica.

Foi em Monte Cassino que ele fundou o mosteiro que se tornou as raízes do sistema monástico da Igreja. Após quase 1500 anos de tradição monástica, a direção dele parece óbvia para todos.

No entanto, Bento foi um inovador. Ninguém tinha já determinado comunidades como a dele antes, ou as dirigido com uma regra. O que é parte da história para a atualidade era um passo arriscado e ousado para o futuro.

São Bento tinha a santidade e capacidade de tomar este passo. Suas crenças e instruções sobre a vida religiosa foram reunidas no que é hoje conhecida como Regra de São Bento, ainda dirigindo a vida religiosa após 15 séculos.

Santo Expedito – Santos Mais Populares da Igreja Católica

Dia – 19 de abril.
Padroeiro – Emergências, soluções rápidas, contra procrastinação, comerciantes, navegadores, programadores, e hackers revolucionários.

Houve uma época em que se falava muito de Santo Expedito, e algumas pessoas foram levadas a acreditar que, quando havia necessidade de pressa, pedir a Santo Expedito provavelmente encontraria solução imediata.

Santo Expedito é um dos santos mais populares da Igreja Católica.

São Jorge – Santos Mais Populares da Igreja Católica

Dia – 23 de abril.
Padroeiro – Inglaterra e Catalunha.
Não há certeza quando São Jorge nasceu e historiadores continuam a debater esta data. Mas, a data de morte dele é estimada como 23 de abril de 303 A.D. Quando Jorge tinha idade suficiente, ele entrou para exército de Diocleciano.

Em 24 de fevereiro de 303 A.D., Diocleciano que odiava os cristãos, anunciou que cada cristão que o exército passasse seria preso e todos os outros soldados deveriam oferecer um sacrifício aos deuses romanos.

Em um esforço para salvar São Jorge, um dos santos da Igreja Católica, Diocleciano tentou convertê-lo a acreditar nos deuses romanos, ofereceu terra a ele, dinheiro e escravos em troca por oferecer um sacrifício aos deuses romanos, e fez várias outras ofertas que Jorge recusou.

Finalmente, Diocleciano ordenou a execução de Jorge. Em preparação para sua morte, Jorge deu seu dinheiro aos pobres e foi enviado para várias sessões de tortura.

Ele foi dilacerado por uma roda de espadas e precisou ser ressuscitado 3 vezes, mas ainda Jorge não se afastou de Deus.

Em 23 de abril, 303 A.D., Jorge foi decapitado diante da muralha externa de Nicomédia. Seu corpo foi enviado para Lida para enterro, e outros cristãos foram homenagear Jorge como um mártir.

Santo Antônio – Santos Mais Populares da Igreja Católica

Dia – 17 de janeiro.
Padroeiro – Animais, doenças da pele, agricultores, açougueiros, cesteiros, escovadores, coveiros, Pontifícia Academia Eclesiástica, Roma.

Santo Antônio ou Santo Antão foi um monge cristão do Egito, reverenciado desde sua morte como um santo.

Por sua importância entre os Padres do Deserto e para todo monasticismo cristão, ele é também conhecido como Pai de Todos os Monges.

A biografia da vida de Antônio por Atanásio de Alexandria ajudou a espalhar o conceito de monasticismo cristão, particularmente na Europa Ocidental por meio de suas traduções para latim.

Pede-se a Santo Antônio contra doenças infecciosas, particularmente doenças da pele. Muitas dessas aflições eram referidas como fogo de Santo Antônio.

São Cosme e Damião – Santos Mais Populares da Igreja Católica

Dia – 26 de setembro.
Padroeiro – Farmacêutico.
Aqui se trata de Santos Cosme e Damião. Cosme e Damião eram irmãos, nascidos na Arábia, que se tornaram eminentes pela habilidade deles na ciência da medicina.

Sendo cristãos, eles estavam cheios do espírito de caridade e nunca aceitaram dinheiro pelos seus serviços.

Em Egaea na Cilicia, onde viviam, gozavam da mais alta estima do povo. Quando a perseguição sob Diocleciano estourou, sua proeminência os tornou alvos marcantes da perseguição.

Sendo apreendidos pela ordem de Lísias, governador de Cilicia, eles sofreram vários tormentos por volta do ano 283.

São João – Santos Mais Populares da Igreja Católica

Dia – 27 de dezembro.
Padroeiro – Vendedores de livro, impressores, negociantes de arte.
São João foi um galileu, filho de Zebedeu. Sua mãe era Salomé. Ele era irmão de São Tiago Maior.

João e Tiago foram conhecidos como “filhos do trovão”. São João é também conhecido como discípulo amado, e Apóstolo da Caridade.

João estava com Jesus nas bodas de Caná. São João foi o primeiro apóstolo a reconhecer Jesus quando Ele apareceu para eles na margem.

São João trabalhou em Jerusalém e em Éfeso após a morte de Jesus, vivendo na Ásia Menor. Ele escreveu o quarto Evangelho, 3 Epístolas e possivelmente o Livro do Apocalipse.

São Sebastião – Santos Mais Populares da Igreja Católica

Dia – 20 de janeiro.
Padroeiro – Esportes e atletas.
São Sebastião era um favorito do imperador Diocleciano e serviu como um capitão da infame Guarda Pretoriana.

Ele secretamente trazia suprimentos para cristãos perseguidos, e seus esforços missionários eram conhecidos em círculos clandestinos obscuros.

São Sebastião foi um homem de grande fé quando tal fé tinha que ser escondida, e ele foi até conhecido a ter trazido o cristianismo para membros das forças armadas romanas.

Diocleciano mandou amarrar São Sebastião a uma árvore, mas as flechas que perfuraram seu forte corpo não o mataram.

Estas flechas são ainda um símbolo importante de sua santidade. Mais tarde, ele morreu de um trauma contuso. Como foi capaz de suportar uma punição tão forte, é muitas vezes invocado como Padroeiro dos Atletas.

E é também sabido que arqueiros rezam por ele em momentos de necessidade.

São Judas Tadeu – Santos Mais Populares da Igreja Católica

Dia – 28 de outubro.
Padroeiro – Das causas perdidas.
São Judas Tadeu, Santo Padroeiro dos milagres e causas desesperadas é um Santo amado, pelo mundo inteiro.

Este Santo é chamado pelos católicos quando tudo parece perdido, em grave doença, intensa necessidade, e quando tudo parece sombrio, quando um milagre é mais necessário.

Ele foi conhecido a vir no último momento possível, quando o desespero está próximo. É reverenciado como Santo do qual Jesus confiou a divina aprovação Dele.

São Judas Tadeu é tradicionalmente descrito carregando a imagem de Jesus próximo do seu coração, vestindo verde, branco, e segurando um pingente de ouro.

São Cristóvão – Santos Mais Populares da Igreja Católica

Dia – 25 de julho.
Padroeiro – Protetor dos motoristas, taxistas, caminhoneiros, transportadores, viajantes.
As medalhas de São Cristóvão são muitas vezes usadas para proteção na viagem. Usar um colar como este tem o efeito devocional de ajudar a manter a companhia de São Cristóvão pelo dia todo.

Para aqueles que têm longos deslocamentos ou viagem, este tipo de oração devocional para viagem segura tem grande importância.

São Cristóvão é um dos Santos mais populares, e sua intercessão é pedida por viajantes, soldados, marinheiros, atingidos por tempestades, e trabalhadores do transporte.

Santo Antônio de Pádua – Santos Católicos Mais Populares

Dia –13 de junho.
Padroeiro – Portugal, Lisboa, Pádua, Vila Real, Portalegre, Santo Antônio de Tauá, Diocese de Portalegre-Castelo Branco, mulheres grávidas, pobres, pessoas que querem encontrar objetos perdidos, casais, oprimidos.

Nascido em Portugal, o frade franciscano é considerado um dos grandes pregadores da Igreja. Ele foi dedicado aos pobres e tem apelido de martelo dos hereges.

E atraiu multidões tão grandes que muitas vezes tinha que falar em praças públicas ao invés de igrejas. Desde o século 17, as pessoas invocaram seu nome pela recuperação das coisas perdidas.

São Francisco de Assis – Santos Católicos Mais Populares

Dia – 4 de outubro.
Padroeiro – Animais.
Francisco, fundador dos franciscanos, uma vez amou suas roupas finas e festas. Mas após passar um tempo na prisão e sofrendo de uma doença, ele devotou sua vida para ajudar os pobres, uma decisão que causou tensão com o pai dele.

Ele se tornou conhecido por seu estilo de vida simples, piedade e amor para toda criação de Deus, incluindo os animais. Muitas igrejas abençoam os animais das pessoas em 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

São José – Santos Católicos Mais Populares

Dia – 19 de março.
Padroeiro – Carpinteiros e trabalhadores.
O esposo da Virgem Maria, a mãe de Jesus. Um carpinteiro de profissão, ele é o Santo Padroeiro dos carpinteiros e trabalhadores.

É também um dos Santos mais populares. Muitas pessoas juram enterrar uma estátua de São José, geralmente de cabeça para baixo, no quintal como um truque infalível para vender uma casa. Mas essa prática não é parte do ensinamento da Igreja.

São Pedro – Santos Católicos Mais Populares

Dia – 29 de junho.
Padroeiro – Dos papas, Roma, pescadores, Rio Grande do Sul, e Évora.
Pedro foi o líder entre os 12 discípulos de Jesus e mais tarde se tornou o primeiro Papa. Na Igreja primitiva, ele atuou como a principal testemunha de Jesus e defendeu o evangelho perante tribunais.

Ele foi martirizado. São Pedro é considerado a rocha sobre a qual a Igreja foi construída.

E seria, segundo o catolicismo, até hoje, o que tem o pontificado mais longo da história, portanto, em torno de 37 anos.

Foto de G + L na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:

 

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima